10 dicas para liberar RAM em seu computador Windows 10 (atualizado)

Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas





Não há nada mais irritante do que um computador lento e a principal razão por trás desse problema é ter um CPU alta e uso de memória. Em palavras simples, seus aplicativos do Windows 10 estão usando muitos recursos do sistema. Ou, às vezes, seu laptop fica lento devido a vazamento de memória ou picos de energia. E em tais causas, a memória livre no Windows 10 fará com que tudo funcione corretamente. Isso significa que se você deseja o melhor desempenho do seu computador, certifique-se de que o uso da memória esteja otimizado. Aqui, listamos algumas das dicas para liberar e otimizar o uso de RAM no PC com Windows 10.



A memória é exigida pelo processador para gerenciar os dados de programas e serviços ou processos em execução.

Conteúdo da postagem: -

O que é RAM?

RAM significa Memória de acesso aleatório também conhecida como a memória primária do computador que contém os programas em execução no computador. Isso significa mais RAM em seu computador, mais programas você pode executar de uma vez sem afetar negativamente o desempenho. Quando o Windows executa mais programas que sua RAM não consegue controlar, ele usa uma parte do disco rígido chamada arquivo de paginação que atua como “Memória Virtual” e move alguns programas para lá. Mas isso é muito mais lento do que a RAM real, e é por isso que você observa problemas de desempenho lento do Windows 10.



Nota: RAM é memória volátil , você perderá seu conteúdo quando o computador for desligado.

Como liberar RAM no Windows 10

Se você está lutando com o desempenho lento do Windows 10, CPU alta ou uso de 100% da memória libera memória em seu computador seguindo as etapas abaixo que provavelmente ajudam a otimizar o desempenho.



Reinicie o seu PC

Conforme discutido antes, a RAM é volátil, você perderá seu conteúdo quando o computador for desligado. E reiniciar o PC também limpará a memória e redefinirá todos os programas em execução. Embora isso obviamente não vá aumentar sua RAM total, irá limpar processos em execução em segundo plano que podem estar consumindo RAM.

Verifique o que está causando o uso de RAM

Vamos ver quais programas estão consumindo recursos do sistema, causando falta de memória ou 100% de uso de memória em seu computador.

  • Abra o gerenciador de tarefas pesquisando-o no menu iniciar,
  • Além disso, você pode usar o atalho de teclado Ctrl + shift + Esc para abrir o gerenciador de tarefas,
  • Clique Mais detalhes para expandir para o utilitário completo, se necessário.
  • Debaixo de Processos guia, clique no Memória cabeçalho para classificar de mais para menos uso de RAM.
  • Lembre-se dos aplicativos que você vê aqui, pois discutiremos mais sobre eles posteriormente.

Alto uso da CPU do sistema e da memória compactada



Para obter mais informações, mude para o atuação aba. No Memória seção, você verá um gráfico de seu uso de RAM ao longo do tempo. Clique Monitor de recursos abertos na parte inferior e você pode obter mais informações.

Desinstalar bloatware

Agora você tem uma ideia de quais aplicativos usam mais RAM no seu PC. Você realmente precisa desses aplicativos? Se sua resposta for não, recomendamos desinstalá-los, pois eles apenas estão desperdiçando recursos do computador.



  1. Abra as configurações usando o atalho de teclado Windows + I,
  2. Clique em Aplicativos e em Aplicativos e recursos,
  3. Agora clique Desinstalar em qualquer aplicativo que você deseja remover.

Verificar vírus e malware

Novamente, às vezes, vírus ou infecção por malware podem tornar o seu computador lento, ou você instalou um software pirateado em execução em segundo plano e rouba recursos do sistema, como memória. Você deve verificar regularmente se há vírus ou malware em seu computador com um antivirus ou antimalware .

Desative programas de inicialização desnecessários

Vamos desativar os programas de inicialização desnecessários que são iniciados sempre que o computador é iniciado e contribuir para consumir a memória RAM disponível.



  • Primeiro abra o Gerenciador de Tarefas no seu computador.
  • Depois disso, clique na guia Inicializar.
  • Você pode classificar a lista de acordo com o impacto na inicialização.
  • Clique com o botão direito nos aplicativos que você não deseja executar na inicialização e selecione “Desativar”.

Pare os aplicativos em execução em segundo plano

No Windows 10, vários aplicativos são executados em segundo plano para aproveitar as vantagens de recursos adicionais, como a capacidade de baixar dados, atualizar Live Tiles e mostrar notificações. Mas os aplicativos executados em segundo plano (mesmo quando você não os iniciou) podem esgotar a bateria, desperdiçar largura de banda e os recursos do sistema incluem memória. E você pode economizar muito uso de memória, evitando que os aplicativos sejam executados em segundo plano.

  • Abra Configurações e clique em Privacidade.
  • Clique em Aplicativos de fundo, aqui na seção “Escolha quais aplicativos podem ser executados em segundo plano”, desative o botão de alternância para os aplicativos que você deseja restringir.
  • Como alternativa, na seção “Aplicativos de fundo”, você pode desligar o botão de alternância Permitir aplicativos em plano de fundo para evitar que qualquer aplicativo seja executado no botão de alternância de plano de fundo.

desligue os aplicativos de fundo no Windows 10



Remover extensões do navegador

Instalamos extensões de navegador para usar os recursos adicionais que ele fornece. Mas muitas vezes, essas extensões também são a origem de malware e ameaças para o seu PC e você pode notar o Google Chrome usando tanta RAM.

E a remoção dessas extensões pode liberar RAM no seu PC. Sempre instale as extensões das quais você tem certeza, caso contrário, você pode usar o Advanced System Protector para proteger seu PC com Windows contra ameaças de malware.

Desligue os efeitos visuais

O Windows 10 vem com muitos efeitos visuais ocupados para janelas, menus, dicas de ferramentas e muito mais. Se você tiver bastante memória RAM, esses efeitos visuais não serão um problema. Mas, se você tiver muito menos RAM instalada no seu PC, esses efeitos afetarão o desempenho do Windows 10, pois consumirão muita memória disponível. E desativar esses efeitos pode aumentar significativamente a memória disponível.

  1. Use o atalho de teclado Windows + E para abrir o File Explorer em seu PC.
  2. Depois disso, clique com o botão direito em “Este PC” e selecione Propriedades.
  3. Guia em Configurações avançadas do sistema.
  4. Clique na opção de configuração disponível na seção Desempenho.
  5. Por fim, basta clicar em “Ajustar para obter o melhor desempenho”.
  6. Todos os efeitos visuais animados serão desativados com esta configuração. Se você quiser personalizar essa configuração, poderá selecionar Personalizar. Depois disso, você pode selecionar qualquer um dos efeitos visuais de sua preferência.

Ajuste para uma melhor performance

Ajustar memória virtual

Como discutimos antes, o arquivo de paginação que usa espaço no disco rígido e funciona como memória virtual e você pode aumentar isso e, com sorte, manter o desempenho estável.

  • Procure o Painel de Controle no Menu Iniciar para abri-lo.
  • Alterne a visualização por categoria no canto superior direito para Ícones pequenos (se necessário) e escolha Sistema.
  • No lado esquerdo, clique em Configurações avançadas do sistema, que abrirá uma nova janela.
  • Aqui, na guia Avançado, clique em Configurações em Desempenho.
  • Alterne para a guia Avançado mais uma vez e clique no botão Alterar.

Agora você verá o tamanho do arquivo de paginação de sua unidade principal. Na maioria dos casos, você pode deixar o Gerenciar automaticamente marcada e deixe o Windows cuidar disso. Mas você pode desmarcar isso e definir o Tamanho inicial e Tamanho máximo para valores mais altos.

Ajuste suas configurações de memória virtual

Instale mais RAM

Se você está realmente com pouca memória RAM ou deseja executar mais programas de uma vez, realmente não há maneira de contornar isso: você precisa adicionar um pouco mais de RAM à sua máquina. Embora não seja barato, adicionar RAM proporcionará um desempenho muito melhor se o seu computador não teve muito até agora. Em um desktop, esta é uma atualização bastante simples. Mas, devido ao espaço confinado em um laptop, pode ser difícil ou até impossível. Você também precisará certificar-se de comprar RAM compatível com o seu sistema e recomendamos consultar especialistas.

Leia também:

Top