Você atualizou para um novo Mac? Neste guia, compartilharemos algumas dicas úteis para reaproveitar seu Mac antigo e usá-lo de várias outras maneiras.
Continuar a usar seu computador antigo permite extrair o máximo valor dele e evita que ele se transforme em lixo eletrônico mais cedo do que o necessário. Isso é bom tanto para sua carteira quanto para o meio ambiente.
Veja também: 21 coisas úteis para fazer com seu antigo iPhone ou iPad
Se você tem um Mac relativamente antigo que parece lento , a primeira coisa que você deve fazer é verifique se sua RAM pode ser atualizada . Se for possível, você deve considerar dobrá-lo. Por exemplo, você pode ir de 4 GB a 8 GB ou mais.
Da mesma forma, se o seu Mac tiver um disco rígido, você deve trocá-lo por um SSD. Você não vai acreditar como o seu Mac ficará mais rápido após esta atualização. Tudo de inicializando o computador abrir aplicativos e trocar de desktop será mais rápido.
Tenho vários CDs e DVDs com gravações em vídeo de lembranças importantes da vida, como aniversários e datas comemorativas. Agora, MacBooks modernos como o meu Apple Silicon MacBook Pro não vêm com unidade de CD/DVD, então comprei um unidade de DVD externa da HP . A Apple também vende um e o chama Super Drive .
No entanto, após o término do período de devolução da minha compra, percebi que tinha um antigo MacBook Pro 2012 com uma unidade de DVD funcional. Verifiquei e funcionou perfeitamente.
Portanto, se você tiver alguns CDs, guarde seu Mac antigo e use-o como reprodutor de CD/DVD. Você pode até copiar o conteúdo deles para um pen drive, SSD externo ou armazenamento em nuvem.
Talvez você precise de um Mac com mais núcleos, RAM e o chip da série M mais recente, mas outras pessoas da sua família talvez não. O trabalho deles pode envolver navegar na web ou criar alguns slides, e seu Mac antigo é perfeitamente capaz de fazer essas coisas.
De forma similar, se você tem pais ou avós , você pode configurar seu antigo iMac na casa deles e eles podem usá-lo como uma grande tela do FaceTime para se conectar com você e outros membros da família.
Portanto, em vez de abandonar seu computador antigo ou vendê-lo barato, você pode explorar a opção de passá-lo para um membro da família que possa usá-lo pelo menos nos próximos anos.
Se você tem filhos em casa, pode dar a eles seu laptop antigo e eles podem usá-lo para aulas on-line, assistir ao YouTube, salvar arquivos escolares essenciais e tarefas semelhantes.
Dica: Mac vem com prático Recursos de tempo de tela que você pode usar para configurar restrições parentais.
Tenho usado Macs como meu único computador há mais de uma década e posso atestar que eles são confiáveis. No entanto, tenho visto vários relatos nas redes sociais de pessoas reclamando de seus Macs terem desistido deles do nada.
Espero que você nunca enfrente tal situação, mas um backup é sempre recomendado se você trabalha em casa ou seu trabalho gira em torno do uso de um computador.
Se você tem um quarto de hóspedes em sua casa ou está construindo um, pode manter seu antigo MacBook nele. Lembre-se de ativar a conta de usuário convidado em Preferências do sistema/Configurações do sistema ou crie um novo perfil de convidado .
Roteadores dedicados são baratos e funcionam de maneira confiável, por isso não recomendo usar o Mac como principal fonte de Wi-Fi em sua casa. No entanto, se você tiver uma porta Ethernet no porão ou em algum lugar onde a conexão normal do roteador não chega, você pode adapte seu Mac antigo para funcionar como um roteador Wi-Fi .
Claro, isso também pode servir como uma rede de segurança nos momentos em que o roteador Wi-Fi principal não funciona.
Se o seu Mac executa o macOS Monterey ou posterior, você pode use-o como uma grande tela AirPlay para o seu iPhone, iPad, Apple Visão Pro e até outro Mac.
Portanto, se você tiver um iMac ou Mac mini conectado a um monitor, poderá assistir ao conteúdo na tela grande em vez de no telefone celular.
Embora você sempre tenha a opção de comprar um SSD externo ou pen drive, se o seu Mac antigo já tiver uma unidade de 500 GB ou mais, por que não usá-lo como solução de backup para armazenar seus arquivos?
Ao contrário de um disco rígido externo, o seu Mac tem uma tela, tornando mais fácil visualizar os arquivos, copiá-los ou enviá-los por e-mail, AirDrop e muito mais.
Você pode pesquisar online maneiras de transformar a webcam do seu MacBook em uma câmera de vídeo. Aplicativos como iSentry deveria ajudar a fazer isso.
Se você já possui câmeras instaladas, pode usar serviços como SegurançaEspião para configurar um sistema de vigilância e assistir a imagens de várias câmeras.
Além do macOS, você também pode instalar Windows, Linux ou ChromeOS Flex.
Adaptar seu Mac instalando o Windows é útil se você usa um software que está disponível apenas no Windows e não no macOS.
Em segundo lugar, se o seu Mac antigo com processador desatualizado e recursos de sistema limitados parecer lento com o macOS, instale um sistema operacional leve, como a variante correta do Linux ou ChromeOS Flex pode torná-lo utilizável.
O macOS possui um recurso integrado de compartilhamento de arquivos que permite compartilhar todos os arquivos do seu Mac ou apenas as pastas escolhidas com outros usuários da sua rede.
Você pode armazenar filmes, programas e outros arquivos essenciais neste computador e configurar o compartilhamento de arquivos para que as pessoas da sua família ou sua pequena empresa possam acessá-los sem fio em seus respectivos computadores.
Você também pode usar o Plex para transformar seu antigo computador Mac em um servidor de mídia para vídeos, filmes, fotos e músicas caseiros. Confira esses guias de OWC e Plex.tv para obter mais instruções.
Não apenas para reparar outro Mac do mesmo modelo, mas você também pode recuperar componentes essenciais do seu Mac antigo para usá-los em outro lugar.
Por exemplo, tirei o disco rígido de 500 GB do meu antigo MacBook Pro (quando o atualizei para um SSD) e comprei um gabinete da Amazon , que transformou aquele disco rígido interno em um ótimo drive externo que eu uso com meu iPad e Macs atuais.
Da mesma forma, você pode usar os cartões de RAM com outros computadores ou até mesmo reaproveitar a unidade de CD interna do MacBook.
Por último, você sempre pode vender seu Mac antigo pessoalmente ou por meio de sites como o eBay. Lojas de informática, oficinas ou revendedores locais também podem oferecer um bom preço após inspecionar seu computador.
A Apple também oferece o opção de troca se você não quiser seguir o caminho acima. Você pode usar o valor da troca para comprar um novo Mac ou obter um vale-presente da Apple para comprar outros itens no futuro.
Observe que se o seu Mac for muito antigo, a Apple não fornecerá valor monetário, mas oferecerá a opção de reciclar seu computador gratuitamente.
Em uma nota relacionada: Mais de 10 coisas a fazer antes de vender, doar, trocar ou reciclar seu Mac