Computadores lentos, lentos e sem resposta podem deixar qualquer um louco! Os computadores precisam de ampla velocidade de processamento e espaço de memória para manter os aplicativos funcionando sem problemas e as atualizações de computador podem ser caras.
Felizmente, existem 5 ajustes para tornar quase qualquer computador mais rápido.
Animações ricas, renderizações suaves e elementos de usuário elegantes podem parecer bons, mas não fazem nada para ganhos de desempenho. Os poucos momentos necessários para que os blocos do menu Iniciar sejam animados podem deixar o computador lento. Da mesma forma, lançar novos aplicativos, minimizar programas e deslizar janelas criam animações adicionais que podem ser facilmente desativadas para aumentar a velocidade do computador.
Os efeitos visuais estão ativados por padrão e podem até afetar a vida útil da bateria. Felizmente, as animações do Windows são fáceis de desligar:
1) No Menu Iniciar, procure Ajustar a aparência e o desempenho do Windows e clique nele.
2) Selecione a guia Efeitos visuais e Ajuste para melhor desempenho – ou selecione Personalizado para desativar/ativar manualmente os efeitos visuais. Em relação às animações, recomendamos desabilitar:
l Fade out dos itens do menu depois de clicar
l Desvanecer ou deslizar menus para exibição
l Desvanecer ou deslizar dicas de ferramentas para exibição
l Animar controles e elementos dentro de janelas
l Animações na barra de tarefas
l Animar janelas ao minimizar e maximizar
Lembre-se: os efeitos visuais também afetarão a maneira como as fontes são exibidas. Para ver as fontes formatadas corretamente, certifique-se de deixar Bordas suaves da tela Fontes marcadas.
3) Clique em Aplicar (as alterações sempre podem ser desfeitas selecionando Permitir que o Windows escolha o que é melhor para o meu computador)
Observação: alguns computadores podem precisar de uma reinicialização para que as alterações tenham efeito total.
4) Clique em OK
Com animações e efeitos desabilitados, você notará que seu sistema Windows pode parecer um pouco mais rápido. Os aplicativos serão abertos mais rapidamente, as janelas responderão instantaneamente à minimização ou redimensionamento e o atraso no tempo de animação não deixará seu computador lento. Naturalmente, nem todos apreciam a falta de transições de animação e é por isso que elas são habilitadas por padrão. Felizmente, o disco rígido também pode ser otimizado para tornar seu computador mais rápido.
O disco rígido pode naturalmente sobrecarregar os recursos do computador quando se trata de acessar e carregar programas de maneira rápida. Arquivos fragmentados podem sobrecarregar ainda mais o disco rígido e fazer com que o acesso ao programa e os tempos de carregamento demorem ainda mais! Felizmente, os discos rígidos podem ser facilmente desfragmentados. É melhor limpar o disco rígido antes de desfragmentar arquivos desnecessários. Por padrão, O Windows 10 desfragmenta automaticamente o computador regularmente, mas se você desativou a desfragmentação ou excluiu/moveu muitos arquivos recentemente, uma nova desfragmentação pode ajudar a reduzir alguns segundos de qualquer processo que acesse muitos arquivos.
Antes de desfragmentar, limpar arquivos desnecessários pode fazer maravilhas pelo seu computador e pelo desempenho do seu disco rígido. Arquivos desnecessários podem sobrecarregar o disco rígido e tornar o sistema lento na hora de indexá-los (mais sobre indexação posteriormente). Muitas ferramentas de limpeza estão disponíveis e podem remover arquivos desnecessários, como o cache do navegador, arquivos temporários e cookies. Felizmente, o Windows vem com um utilitário de limpeza de disco que pode remover a desordem básica. Abra-o com os passos:
1) Abra o menu Iniciar do Windows e procure por Limpeza de disco
2) Abra a Limpeza de disco e selecione a unidade que deseja limpar. Clique OK
3) Selecione os arquivos que deseja limpar e clique em OK
A limpeza do disco pode variar de alguns minutos a algumas horas, dependendo de quantos arquivos estão sendo apagados. É importante desfragmentar o disco rígido após a conclusão da limpeza.
Como desfragmentar seu disco rígido
Como mencionado anteriormente, a desfragmentação do disco rígido pode ajudar a reorganizar os arquivos em áreas mais próximas (para acesso mais rápido). Um disco rígido pode ser facilmente desfragmentado para desempenho seguindo as etapas:
Nota: As unidades de estado sólido (SSD) não precisam de desfragmentação, mas são muito caras.
1) Digite e clique em Painel de Controle no menu Iniciar Pesquisa
2) No Painel de Controle, navegue até Sistema e Segurança
3) Em seguida, clique em Ferramentas Administrativas
4) Clique em Desfragmentar e Otimizar Unidades
5) Agora a unidade pode ser Analisada (para determinar o quão fragmentada ela está) ou Otimizada (para desfragmentar a unidade)
Lembre-se de que o processo de desfragmentação pode levar algumas horas, dependendo da fragmentação do disco rígido. É melhor deixar o computador sozinho durante esse período, para obter os melhores resultados. A desfragmentação de disco também pode ser agendada automaticamente por conveniência.
Aplicativos com uso intensivo de memória e processo podem esgotar os recursos do seu computador e fazer com que os tempos de inicialização demorem uma eternidade! Pior ainda, bloatware, spamware e outros aplicativos desnecessários podem permanecer em execução na bandeja do sistema – drenando ainda mais os recursos. Felizmente, aplicativos desnecessários podem ser desativados com estas etapas simples:
1) Para o Windows 7, digite MSConfig no Start Search e clique em System Configuration
2) Na configuração do sistema, navegue até Inicialização para desativar ou ativar os aplicativos de inicialização.
Nota: Windows 8 e 10 requerem que você abra o Gerenciador de Tarefas
3) No Gerenciador de Tarefas, navegue até Inicialização e selecione os programas desnecessários que você deseja desativar na inicialização
4) Clique com o botão direito do mouse e ative ou desative o início do programa.
ReadyBoost foi introduzido com o Windows Vista. Com o ReadyBoost, um computador pode usar uma unidade flash USB para aumentar sua memória virtual e funciona como a RAM (é apenas um pouco mais lenta que a RAM). No entanto, há algumas ressalvas a serem observadas:
Como executar o Ready Boost
1) Instale uma unidade flash e abra o Explorador de Arquivos
2) Clique com o botão direito do mouse em sua unidade flash (no nosso caso é a unidade E) e selecione Propriedades
3) Clique na guia ReadyBoost e Use este dispositivo. Mova o controle deslizante para alocar ou desalocar o espaço da unidade flash para ReadyBoost (mais é melhor).
4) Aplique suas configurações e desfrute de um computador um pouco mais rápido!
A indexação de pesquisa do Windows 10 permite que você encontre arquivos rapidamente, mas pode tornar o sistema lento. Em vez de ter que esperar alguns segundos para que seu disco rígido encontre um arquivo, a indexação permite que seu disco rígido embaralhe milhares de entradas de arquivo quase instantaneamente (como um banco de dados). Infelizmente, as consultas de pesquisa quase instantâneas podem prejudicar o desempenho mais rápido do sistema. Felizmente, a indexação do sistema pode ser desabilitada com bastante facilidade.
Como limitar a indexação de arquivos?
1) Pesquise e abra Opções de indexação na barra de pesquisa
2) Uma lista de arquivos indexados atualmente é exibida. Na janela Opções de Indexação, clique em Modificar.
3) Desmarque as pastas que você não deseja indexar e clique em OK.
Nota: Você notará que nem todos os arquivos são indexados, o que é propositalmente destinado ao desempenho do sistema. Apenas algumas pastas selecionadas são indexadas pelas configurações padrão do sistema, o que ainda pode levar a centenas de milhares de entradas. Recomenda-se que as pastas não utilizadas sejam desindexadas primeiro.