Passamos uma quantidade significativa de tempo na Internet enquanto usamos computadores, laptops ou dispositivos móveis e nossos dados valiosos são armazenados nesses dispositivos, e pessoas desagradáveis estão sempre procurando maneiras de roubá-los. Por isso todos precisam estar atentos como proteger seu computador e dispositivos contra o cibercrime. Felizmente, existem muitas medidas de segurança simples que você pode tomar para tornar muito menos provável que você seja atingido por um ataque cibernético. Leia mais e obtenha cinco dicas de segurança para proteger seu PC com Windows bem aqui.
Você pode proteger seus computadores usando firewalls e software antivírus, usando uma senha forte com autenticação de dois fatores habilitada e seguindo as práticas recomendadas para uso do computador.
Conteúdo
O cibercrime está em ascensão. Todos os anos os números estão aumentando, então a ameaça do crime cibernético está ficando cada vez maior, e espera-se que custar ao mundo 10,5 trilhões de dólares até 2025 . É por isso que você precisa comece a proteger seu PC com Windows hoje . Há várias coisas que você pode fazer para aumentar a segurança do seu computador – felizmente, muitas delas são simples e fáceis de fazer. Confira essas cinco dicas sobre como fazer isso.
Os hackers estão interessados em obter acesso não autorizado aos seus dispositivos para roubar dados confidenciais.
Uma das coisas mais importantes a fazer para aumentar sua segurança é ter senhas fortes e exclusivas. Você deve evitar usar a mesma senha mais de uma vez. Cada uma de suas senhas deve ter pelo menos oito caracteres e consistir em uma combinação aleatória de números, letras e símbolos. Para garantir que você sempre escolha uma senha forte, você pode usar um gerador de senhas . O software gerará senhas fortes para você sem que você precise se preocupar em criá-las.
Uma senha forte é uma palavra única uma mistura de letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos, sem vínculos com suas informações pessoais que um hacker não pode adivinhar ou decifrar facilmente.
Alguns laptops Windows suportam o login com o Windows Hello, que usa reconhecimento de impressão digital ou reconhecimento facial para fazer login. Se o seu laptop oferecer suporte a esse recurso, é uma boa medida para proteger seu dispositivo.
Outra medida de segurança que você pode tomar para aumentar a segurança do seu PC com Windows é habilitar a autenticação de dois fatores o máximo que puder. A autenticação multifator é um método de verificação em que há um fator de autenticação adicional além de uma senha. Isso pode ser uma autenticação biométrica, como uma impressão digital ou um ID de rosto. Também pode ser um número de telefone ou onde você receberá um texto que precisa confirmar que você é você.
Se você entrar no Windows com sua conta da Microsoft, sugerimos que você configure a verificação em duas etapas nessa conta.
Uma ótima ferramenta de segurança para aumentar a segurança online é uma VPN. VPN é a abreviação de rede privada virtual. Este software criará sua própria rede e criptografará seus dados originais. Isso significa que hackers e outros não poderão obter seus dados reais. Esta é especialmente uma boa ferramenta se você gosta de navegar na internet como segurança de rede e segurança na internet andam de mãos dadas .
Uma VPN cria um túnel criptografado para proteger seus dados e comunicações pessoais, ocultar seu endereço IP e permitir que você use a Internet ou redes Wi-Fi públicas com segurança
Além disso, Software antivírus desempenha um papel importante na proteção de seu sistema, detectando ameaças em tempo real para garantir que seus dados estejam seguros. E é recomendável instalar um programa antivírus ou anti-malware em seu computador e realizar uma verificação completa do sistema regularmente para proteger seu dispositivo contra infecções por vírus e malware.
O software antigo é muito menos seguro do que o software mais recente. A cada atualização, há medidas de segurança adicionais – é por isso que você deve sempre manter seus programas e aplicativos atualizados em seu PC com Windows. Isso também é verdade para o sistema geral do seu computador, que você também deve se lembrar de manter atualizado. A melhor coisa a fazer é remover todos os softwares que você não usa regularmente e manter o restante atualizado.
A maioria das atualizações inclui correções de segurança que impedem que hackers acessem e explorem seus dados.
Para instalar as atualizações mais recentes do Windows no Windows 11 PC
Nota: Se você não estiver pronto para reiniciar seu computador durante o horário de trabalho, recomendamos configurar seu “horário ativo” na opção avançada no Windows Update. Para que o Windows Update não seja executado durante o seu dia de trabalho, além de habilitar a opção Notifique-me quando uma reinicialização for necessária para concluir a atualização, para que você saiba quando uma atualização levará mais tempo para ser concluída.
Para instalar as atualizações mais recentes do Windows em um PC com Windows 10
Atualizar aplicativos da loja da Microsoft
Você sempre toma medidas preventivas para se proteger contra crimes cibernéticos, mas há chances de algo dar muito errado com o PC. Seja devido a um bug ou infecção por malware de vírus ou qualquer coisa, é muito mais fácil para a maioria das pessoas limpar uma unidade de armazenamento e começar do zero do que solucionar o problema.
É por isso que é muito importante fazer backup regularmente de seus dados ou arquivos importantes em um dispositivo de armazenamento externo. Além disso, você pode considerar um serviço de backup em nuvem, que fornece uma terceira cópia externa de seus arquivos. Isso também protege contra quaisquer falhas mecânicas do seu computador e também garante que você tenha várias cópias dos arquivos importantes para o caso de infecções por vírus, malware ou ransomware resultarem em perda de dados.
Fazer backup de suas informações é fundamental caso os hackers consigam passar e destruir seu sistema.
Uma das melhores coisas que você pode fazer para proteger seu PC é educar-se sobre a ameaça do cibercrime. Por lendo sobre segurança online e fraudes na Internet, você conhecerá aquelas das quais você se protege. Uma vez que você saiba como identificá-lo ou o que deve estar ciente, você terá muito menos probabilidade de se tornar uma vítima de crime cibernético. A maioria dos tipos de crimes cibernéticos envolve a vítima de alguma forma, portanto, se você souber o que não fazer, poderá evitar um ataque cibernético.
Se você não se mantiver atualizado, estará enfraquecendo a segurança do computador e do Windows
Além disso, não acesse dados pessoais ou financeiros com Wi-Fi público, baixe apenas software ou aplicativos de fontes confiáveis. Novamente, se você não tiver certeza sobre a fonte, não clique no link ou abra o anexo no e-mail e faça backup de seus dados importantes em um dispositivo externo ou armazenamento em nuvem.