Oito coisas que devemos e não devemos fazer ao usar Wi-Fi público (atualizado em 2020)

Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas





De acordo com Statista , o número de hotspots Wi-Fi públicos em todo o mundo aumentou de 179 milhões em 2017 para 279 milhões em 2018. Devido à rápida proliferação de dispositivos móveis, tablets e laptops, cada vez mais pessoas desejam acessar a Internet em ir.



Assim, lugares como shoppings, hotéis, cafés e aeroportos estão instalando pontos de acesso Wi-Fi para que os consumidores tenham conectividade com a Internet enquanto estão fora de casa. No entanto, embora essas redes tenham facilitado nossas vidas, muitos não consideram os perigos ocultos associados ao seu uso.

Se você não estiver usando um Wi-Fi público sem proteção adequada, suas sessões de navegação podem ser interceptadas para roubar suas informações pessoais. Por esse motivo, certifique-se de seguir estas 8 coisas que devemos e não devemos fazer ao usar uma rede Wi-Fi pública.

Conteúdo da postagem: -



O que você deve fazer ao acessar uma rede Wi-Fi pública?

Use uma rede privada virtual

Sem dúvida, a melhor maneira de usar o Wi-Fi público com segurança é assinando uma rede virtual privada (VPN) confiável. UMA VPN Wi-Fi , como PureVPN por exemplo, não só mascarará seu endereço IP com base na localização do servidor ao qual você está conectado, mas também criptografará seu tráfego de Internet de de ponta a ponta para segurança de Wi-Fi pública inquebrável.

Por que PureVPN é o melhor para segurança WiFi

Tudo o que você precisa fazer é habilitar a opção Secure Wi-Fi para proteção top-of-the-line em redes Wi-Fi públicas não seguras. Você também poderá escolher redes Wi-Fi nas quais confia, para que seu dispositivo se conecte automaticamente a elas (sem a VPN ativada) quando dentro do alcance.



Ligue o seu antivírus

Este é um acéfalo. Se você usa redes abertas regularmente, fazer com que seu dispositivo execute algum tipo de software antivírus é sempre uma boa ideia para que você fique protegido contra ameaças comuns, como adware, spyware e malware. Não se esqueça de mantê-lo atualizado, caso contrário, você pode ser vítima de ameaças novas e desconhecidas.

Desativar compartilhamento de arquivos

Esteja você usando um Mac ou Windows, ter o compartilhamento de arquivos ativado pode deixar seu computador e arquivos vulneráveis ​​a invasores. Mesmo que o recurso permita que você transfira arquivos e use impressoras sem fio, isso se torna uma grande falha de segurança ao usar redes Wi-Fi públicas, por isso é melhor desabilitá-lo.

Configure um Firewall

A maioria dos sistemas operacionais tem um firewall básico, que você deve manter ativado o tempo todo para evitar que invasores atinjam seu dispositivo. Na maioria das vezes, nós apenas desligamos o firewall devido às notificações / popups irritantes e depois esquecemos completamente disso. Se você tiver um programa de segurança com um firewall melhor, pode usá-lo para redes Wi-Fi públicas e Proteção contra ataque DoS .



O que você não deve fazer ao acessar uma rede Wi-Fi pública?

Faça compras online

Embora as compras online possam parecer inofensivas, você deve evitar fazer isso em redes Wi-Fi públicas inseguras. Afinal, quando você compra qualquer coisa online, é necessário fornecer detalhes confidenciais, como sua conta bancária ou informações de cartão de crédito, que podem cair nas mãos erradas se alguém estiver espionando sua atividade de navegação.

Acessar contas pessoais

Muitas pessoas acessam suas redes sociais, contas bancárias e outras contas pessoais em redes Wi-Fi públicas sem pensar duas vezes. Infelizmente, isso pode resultar no comprometimento de suas informações confidenciais e no uso para fins criminosos, como roubo de identidade e fraude, mesmo se você estiver conectado a uma rede aberta e segura!



Visite sites não seguros

Ao navegar na web em hotspots Wi-Fi gratuitos, evite sites HTTP. Como essas páginas não usam nenhum tipo de criptografia, elas podem ser feitas para fazer o que os bandidos quiserem, incluindo capturar seus nomes de usuário e senhas. Portanto, visite apenas sites que começam com HTTPS, pois são mais seguros.

Permitir conectividade automática

A maioria dos telefones celulares, tablets e laptops tem um recurso de conectividade automática, que conecta automaticamente seu dispositivo a redes Wi-Fi disponíveis nas proximidades. Embora isso possa ser conveniente, você pode acabar acessando um hotspot desonesto criado por cibercriminosos para atrair usuários desavisados ​​e roubar suas informações pessoais ou.



Palavra final

O Wi-Fi público pode ser encontrado em qualquer lugar e, embora sua utilidade não possa ser negada, o uso dessas redes apresenta uma infinidade de riscos de segurança. No entanto, seguindo o que fazer e não fazer discutidos acima ao pé da letra, você pode usar o Wi-Fi público com segurança e sem ter suas informações pessoais roubadas!



Leia também:

Top