Desenvolvedores terceirizados da União Europeia poderão oferecer aplicativos para iPhone para download diretamente de seus sites, ignorando completamente a App Store.
A Apple fez o anúncio em seu portal para desenvolvedores, escrevendo em um publicar que “desenvolvedores autorizados” terão permissão para distribuir seus aplicativos iOS para usuários da UE diretamente de um site de propriedade do desenvolvedor.
Para todos os aplicativos distribuídos na web, aplicam-se as mesmas regras dos mercados alternativos. Entre outras coisas, isso significa que tais aplicativos devem ser autenticados, o desenvolvedor deve estar registrado no Apple Developer Program por pelo menos dois anos consecutivos e o aplicativo deve ter pelo menos um milhão de instalações anualmente.
Em outras palavras, carregamento lateral. Você visitará o site oficial do aplicativo usando o Safari, clicará no link de download e seu iPhone baixará e instalará o aplicativo no dispositivo. Isso exigirá uma atualização de software iOS que chegará “no final desta primavera”.
A mudança, uma das maneiras pelas quais a Apple está cumprindo a Lei de Mercados Digitais da UE, fará com que os desenvolvedores participantes usem as APIs da Apple não apenas para facilitar a distribuição dos aplicativos do desenvolvedor na web, mas também para “integrar-se à funcionalidade do sistema, fazer backup e restaurar usuários 'aplicativos e muito mais.”
No entanto, alguns recursos da plataforma disponíveis para aplicativos da App Store estarão proibidos para aplicativos distribuídos na web. Por exemplo, esses aplicativos podem não ser elegíveis para os recursos Family Sharing e Ask To Buy. Além disso, a Apple não fará reembolsos.
Outras mudanças para os clientes da Apple na UE incluem a capacidade de desinstalar o Safari de seus iPhones , baixe aplicativos de mercados alternativos, use opções de pagamento alternativas (se o desenvolvedor as tiver fornecido) e muito mais.
Além disso, as aplicações distribuídas no Espaço Económico Europeu estão autorizadas a implementar pagamentos sem contacto através do acesso ao chip NFC do iPhone. O fabricante do iPhone fornecerá aos desenvolvedores na UE relatórios analíticos expandidos.
Lojas de aplicativos alternativas, como Setapp Mobile da MacPaw e a Games Store da Epic já estão em obras. No entanto, mercados alternativos irá parar de atualizar aplicativos baixados através deles se o usuário estiver fora da UE por mais de 30 dias.
Os desenvolvedores também podem criar lojas de aplicativos alternativas apresentando apenas seus próprios aplicativos e usar modelos personalizados em vez das telas assustadoras da Apple ao vincular compras externas. “Os modelos de design fornecidos pela Apple, que são otimizados para os principais casos de compra e uso promocional, agora são opcionais”, observou a Apple.