A Apple permitirá que usuários da UE desinstalem o Safari do iPhone e facilitará a troca de navegadores

Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas





A Apple não especificou se as pessoas que vivem fora da União Europeia (UE) também terão permissão para desinstalar o Safari dos seus iPhones.



 Ilustração mostrando um logotipo do Apple Safari contra um fundo gradiente azul

Agora sabemos com certeza que a desinstalação do Safari será possível, graças a um Documento PDF resumindo as etapas que a Apple está tomando para cumprir a Lei dos Mercados Digitais (DMA) da UE. O documento de conformidade confirma que o fabricante do iPhone planeja permitir que os usuários “excluam completamente o Safari do iOS, caso desejem fazê-lo”.

Além disso, a gigante da tecnologia de Cupertino está trabalhando em uma nova solução que tornará a troca de navegadores na plataforma iOS muito mais fácil, ajudando você a exportar “dados relevantes do navegador” do Safari e importá-los “para outro navegador no mesmo dispositivo”.

Apple permitirá que usuários desinstalem Safari do iPhone

A Apple afirma que pretende disponibilizar a desinstalação do Safari do iPhone aos usuários até o final de 2024. Não esclareceu se o recurso exigirá o iOS 18, que deve chegar em setembro. Você já pode desinstale muitos aplicativos de estoque do seu iPhone e reinstale-os na App Store a qualquer momento, mas não no Safari.



Google trabalhando para salvar páginas da web do Chrome como aplicativos da web

O Google está trabalhando em um recurso semelhante, conforme descoberto por Usuário X “Leopeva64.” Em breve, os usuários do Chrome poderão salvar qualquer página da web como um aplicativo da web na área de trabalho do Mac, escolhendo Instalar página como aplicativo de Salvar e compartilhar cardápio.

Este recurso está sendo testado na atualização mais recente do Chrome Canary 124. Se você possui o Chrome Cannary, pode tentar fazer isso alterando esses sinalizadores (cole cada URL na barra de endereço do Chrome e pressione Return):

chrome://flags/#web-app-universal-install
chrome://flags/#shortcuts-not-apps

Em breve, esse recurso estará disponível para usuários regulares do Chrome em todo o mundo no macOS, Windows e Linux. Ainda não sabemos se o Chrome para iOS continuará usando o WebKit na UE ou mudará para o mecanismo Blink personalizado do Google.



Neste último caso, o Google provavelmente não será capaz de oferecer salvamento de páginas da web aos seus clientes do iPhone na UE – as regras da Apple impedem que aplicativos da web sejam salvos na tela inicial por meio de navegadores de terceiros. a menos que eles usem o mecanismo WebKit do Safari .

Mercados alternativos chegando ao iPhone

Os usuários da UE também poderão adicionar mercados alternativos como o Setapp da MacPaw baixar e instalar aplicativos fora da App Store, com uma restrição importante para viajantes frequentes: lojas de aplicativos alternativas deixarão de atualizar aplicativos baixado por meio deles se você estiver fora da UE por mais de 30 dias.

Top