A abertura do sistema NFC do iPhone permitiria que rivais do Apple Pay, como PayPal e bancos, criassem carteiras móveis alternativas em dispositivos Apple.
A Reuters descobriu que a Apple se ofereceu ostensivamente para abrir o chip de comunicação de campo próximo (NFC) do iPhone, usado para pagamentos tap-to-go sem contato. É quase certo que a medida visa evitar ações regulatórias na União Europeia.
O bloco está investigando a empresa de Cupertino por seu acesso exclusivo ao NFC em iPhones, depois que reclamações de bancos e empresas como o PayPal levaram a Comissão Europeia a apresentar uma Declaração de Objeções contra a fabricante do iPhone.
“A Comissão Europeia provavelmente buscará feedback no próximo mês de rivais e clientes antes de decidir se aceita a oferta da Apple”, diz o artigo. O relatório não detalha as concessões que a Apple supostamente ofereceu aos rivais.
A Comissão emitirá uma decisão no próximo ano, segundo fontes da Reuters. A menos que a Apple abra o NFC do iPhone a terceiros, a Comissão poderá aplicar à empresa uma multa pesada de até dez por cento da sua receita anual global.
A Apple não fornece estruturas de software para os desenvolvedores usarem para acessar o chip NFC do iPhone para pagamentos móveis. Como resultado, o Apple Pay continua sendo o sistema de pagamento móvel sem contato exclusivo nos dispositivos da Apple.
A história diz que o Apple Pay tem o apoio de mais de 2.500 bancos na Europa e de mais de 250 fintechs e bancos desafiadores.