A diferença entre uma área de trabalho remota e acesso remoto

Cada vez mais empresas estão oferecendo a seus funcionários a opção de trabalhar remotamente, principalmente porque os anos de pandemia mostraram a eles o que era possível e que produtividade não sofreu quando os funcionários trabalhavam fora do escritório. Existem duas maneiras principais de os funcionários trabalharem remotamente, usando software de desktop remoto ou por meio de acesso remoto. Embora esses dois termos pareçam iguais, eles têm algumas diferenças significativas.

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Área de trabalho remota

Um arranjo de área de trabalho remota usa software para capturar a área de trabalho do usuário e transmiti-la para outro computador, onde o usuário controla a área de trabalho remotamente. Eles estão essencialmente acessando seu computador de um local diferente. Eles só podem acessar o que está atualmente no disco rígido do computador e nada mais.

Muitas vezes eles podem usar um área de trabalho remota configurar para imprimir documentos em uma impressora de escritório se houver uma conectada ao computador de trabalho, mas eles não conseguirem imprimir documentos em uma impressora remota. Isso pode ser uma complicação se um funcionário precisar de uma cópia impressa de um documento em seu local físico. Mas é conveniente se alguém no escritório precisar de um documento do computador do funcionário e o funcionário não estiver fisicamente no escritório para entregá-lo.

A equipe de TI também pode fazer login na área de trabalho de um funcionário remotamente usando este software, permitindo que eles solucionem problemas com o disco rígido real ou outro software. A pessoa de TI assume o controle do mouse e do teclado de um local remoto para determinar como resolver o problema. Essa é uma grande vantagem que as soluções de área de trabalho remota têm sobre o acesso remoto, embora existam aplicativos de controle remoto de terceiros que podem permitir que a equipe de TI resolva problemas de computador em computadores de acesso remoto também.



Acesso remoto

Por outro lado, os funcionários com acesso remoto à rede de seu empregador pode acessar qualquer recurso (documentos, arquivos, etc.) que também esteja localizado na rede e que ele tenha permissão para acessar. As restrições impostas a arquivos e outros recursos de rede permanecem em vigor para o funcionário que está efetuando login remotamente. Eles não estão restritos apenas ao disco rígido de um único computador e podem imprimir documentos em qualquer impressora remota.

O acesso remoto é facilitado através de um Rede Privada Virtual (VPN) que pertence à empresa e só permite que funcionários com as credenciais adequadas acessem essa rede. A VPN garante que todos os dados transmitidos da rede do escritório para o computador do funcionário sejam criptografados para evitar roubo de dados ou outras ações nefastas. Na maioria das vezes, o acesso remoto é realizado via Wi-Fi, embora também existam opções de acesso remoto com fio.

Com o acesso remoto, os funcionários podem imprimir documentos em seu local remoto porque a conexão é local. Mas isso significa que eles não podem imprimir nas impressoras do escritório porque não podem se conectar a elas pela rede. Um documento teria que ser enviado por e-mail para alguém fisicamente no escritório para ser impresso lá. Esta é realmente a única desvantagem desse tipo de configuração remota.



Qual opção remota é melhor?

Tanto os desktops remotos quanto o acesso remoto têm suas vantagens e desvantagens, portanto, depende do seu objetivo final qual opção funcionará melhor para seus funcionários. Se eles têm uma mesa física em um escritório e só precisam trabalhar remotamente ocasionalmente, uma área de trabalho remota é uma ótima opção. Se eles nunca entrarem no escritório e todos os seus equipamentos estiverem em um local remoto, o acesso remoto pode ser a melhor opção. Também depende do que você deseja que seus funcionários tenham acesso quando estiverem trabalhando remotamente.

Em termos de segurança, ambas as opções são protegidas contra hackers externos, desde que você use uma VPN privada para acesso remoto. Mas, se você deseja apenas que seus funcionários acessem o que está em suas áreas de trabalho, uma configuração de área de trabalho remota é mais segura para seus propósitos. Embora você possa tomar medidas para proteger arquivos de rede e garantir que eles sejam compartilhados apenas com as pessoas que precisam acessá-los, é preciso mais esforço do que apenas permitir que os funcionários acessem seus próprios desktops.

Em geral, uma configuração de área de trabalho remota será um pouco mais cara do que o acesso remoto devido ao hardware adicional envolvido. Mas, o custo caiu significativamente nos últimos anos com o aumento das soluções de acesso remoto. Você não está restrito apenas ao software de desktop remoto que vem em computadores Windows, portanto, certifique-se de pesquisar suas opções de fornecedores de software de desktop remoto para encontrar aquele que funciona para você a um preço que caiba no seu orçamento.



Conclusão

O trabalho remoto é a onda do futuro e um excelente benefício que você pode oferecer aos funcionários como um benefício adicional. Mas antes de configurar uma política de trabalho remoto, certifique-se de saber como seus funcionários vão se conectar ao seu escritório, escolhendo entre acesso remoto e software de desktop remoto.



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