A venda do Apple Watch Series 9 e Ultra 2 está proibida nos Estados Unidos devido à longa disputa de patentes da Apple com a Masimo, uma empresa de tecnologia.
A Apple é forçada a tomar essa medida após a Comissão de Comércio Internacional (ITC) em outubro de 2023 encontrado que a Apple violou duas patentes detidas por Massimo, que cobrem a tecnologia de oxímetro de pulso que o Apple Watch Series 9 e Ultra 2 usa para medir a saturação de oxigênio transportado nos glóbulos vermelhos.
O sensor estreou com o Apple Watch Series 6 em 2020. O Apple Watch SE de segunda geração está excluído do Proibição do ITC porque falta o sensor. Quaisquer unidades já vendidas com monitoramento de oxigênio no sangue continuarão a funcionar sem alterações. Apenas novas vendas do Apple Watch Series 9 e Ultra 2 estão proibidas.
Esses modelos não estarão mais disponíveis para pedido na loja virtual da Apple nos EUA após as 15h ET de quinta-feira, 21 de dezembro. O estoque na loja não estará mais disponível nas lojas da Apple após 24 de dezembro. ou período de garantia de unidades vendidas antes de 25 de dezembro.
A notícia foi divulgada pela primeira vez por 9to5Mac .
A Apple confirmou à imprensa que interromperá as vendas do Apple Watch Series 9 e Ultra 2 nos Estados Unidos ainda esta semana. A empresa se oporá à decisão e tomará medidas para devolver os modelos de relógios puxados aos Estados Unidos.
Aqui está o comunicado da empresa à imprensa:
Um período de revisão presidencial está em andamento em relação a um pedido da Comissão de Comércio Internacional dos EUA sobre uma disputa técnica de propriedade intelectual relativa a dispositivos Apple Watch que contêm o recurso Oxigênio no Sangue. Embora o período de revisão não termine até 25 de dezembro, a Apple está tomando medidas preventivas para cumprir caso a decisão seja mantida.
Isso inclui a pausa nas vendas do Apple Watch Series 9 e Apple Watch Ultra 2 em Apple.com a partir de 21 de dezembro e nas lojas da Apple após 24 de dezembro.
Mais uma vez, a proibição não afeta outros canais de vendas que continuarão a oferecer os mais recentes Apple Watches, como varejistas independentes, Amazon.com, etc.
As equipes da Apple trabalham incansavelmente para criar produtos e serviços que capacitem os usuários com recursos de saúde, bem-estar e segurança líderes do setor. A Apple discorda veementemente da ordem e está buscando uma série de opções legais e técnicas para garantir que o Apple Watch esteja disponível para os clientes.
Caso o pedido seja mantido, a Apple continuará a tomar todas as medidas para devolver o Apple Watch Series 9 e o Apple Watch Ultra 2 aos clientes nos EUA o mais rápido possível.
Aqui está a coisa. Se o pedido for mantido e a Apple for forçada a interromper as vendas de relógios nos EUA, imaginamos que a Apple cairá em si e assinará um contrato com a Masimo para licenciar sua tecnologia no Apple Watch. Seria muito mais barato do que as perdas sofridas pelas vendas perdidas. Quanto mais cedo os tubarões legais da Apple perceberem isso, melhor.
A Masimo arrastou a Apple ao tribunal porque acredita que a fabricante do iPhone violou cinco de suas patentes relacionadas ao recurso de oxímetro de pulso do Apple Watch. Masimo alega que a Apple violou as cinco patentes citadas em até 130 casos. No entanto, o ITC apenas concluiu que a Apple infringiu duas patentes da Masimo visadas no processo.