O seu armazenamento em nuvem do Google está cheio ou próximo do limite máximo? Neste guia, abordamos todas as maneiras eficazes de liberar espaço para que você possa fazer backup de novos dados novamente para proteção.
Ao contrário da Apple, que oferece 5 GB de armazenamento gratuito no iCloud, o Google é três vezes mais generoso, oferecendo 15 GB de espaço gratuito na nuvem para cada conta. Esses 15 GB são compartilhados entre vários produtos e serviços do Google, como Gmail, Drive, Fotos, aplicativos de terceiros, backups de telefones Android, etc.
Quando o armazenamento em nuvem do Google ficar cheio, você enfrentará dificuldades para usar esses serviços de armazenamento. Por exemplo, seu telefone Android e o Google Fotos não farão backup, você terá problemas para enviar e receber e-mails, não poderá armazenar novos arquivos no Drive e assim por diante.
Ao chegar perto de preencher seu armazenamento do Google, você verá o “ Gerenciar armazenamento ”banner estampado em vários serviços como Gmail, Drive e Fotos. O Google também enviará e-mails informando você sobre isso. Você pode clicar nesses banners ou links e gerenciar o armazenamento em nuvem da sua conta do Google. Alternativamente, você pode seguir as etapas abaixo para liberar espaço.
Observe que estamos usando um computador para demonstrar essas etapas, mas você também pode segui-las no navegador do telefone ou no aplicativo relevante.
Siga estas etapas para ver o que está ocupando seu armazenamento do Google e aja de acordo.
1) Visita one.google.com/storage , e você será direcionado diretamente para a página de armazenamento da conta do Google, desde que você tenha feito login com seu ID.
2) Agora você pode ver quais serviços e backups de dispositivos estão ocupando mais armazenamento. Clicar em um o levará a esse serviço para que você possa gerenciá-lo.
Por exemplo, se você clicar na seta ao lado do Google Drive, o Drive será aberto, onde os arquivos serão classificados por tamanho. Você pode revisar os arquivos grandes e excluí-los.
Repita as etapas acima para excluir outros arquivos grandes no Fotos e no Gmail.
3) A seguir, se você possui um telefone ou tablet Android, pode estar fazendo backup no Google Drive. Clique no seu telefone abaixo de “ Backup do seu dispositivo ”seção e clique em“ Ver detalhes ”Para ver o que está ocupando mais armazenamento. Normalmente, itens como contatos, histórico de chamadas, configurações do dispositivo, SMS e outros dificilmente ocupam mais do que alguns MBs. Portanto, não se preocupe em excluí-los. Fotos, Drive e backups de aplicativos do seu telefone Android são os que ocupam a maior parte do armazenamento da conta do Google. Assim, você pode classificar os arquivos por tamanho no Drive ou Fotos e excluí-los.
4) Se o seu espaço na nuvem estiver quase cheio, você verá um “ Limpe o espaço ” na parte superior do one.google.com/storage página. Clique nele, revise os itens sugeridos e exclua-os para liberar espaço.
Google Drive em um navegador da web não parece haver uma maneira de classificar os arquivos por tamanho. Assim, você pode examiná-los manualmente e excluir aqueles que não precisa. No entanto, você pode classificar os arquivos por “ Tipo ' e ' Modificado ”Parâmetros para encontrar aqueles que você não precisa mais.
Alternativamente, você pode configurar o aplicativo Drive em seu telefone e ir para o Arquivos seção. Em seguida, toque no botão classificar na parte superior e configure-o para Armazenamento usado . Isso listará todos os arquivos com base em seu tamanho. Você pode revisar os arquivos grandes e excluí-los para liberar espaço substancial.
Depois de excluir os arquivos, é importante esvaziar o Lixo seção do Google Drive. Caso contrário, os arquivos continuarão ocupando espaço pelos próximos 30 dias.
Semelhante ao Drive, você pode revisar Google Fotos no aplicativo ou navegador do computador e exclua fotos duplicadas e vídeos indesejados.
Caso você já pague iCloud+ ou Assinatura do Apple One , você pode transfira suas fotos e vídeos do Google Fotos para o iCloud Photos de uma só vez. Assim que a transferência for concluída, exclua a mídia do Google Fotos para liberar espaço.
E assim como o Drive, o Google Fotos tem seu próprio Lixo seção. Então esvazie-o para recuperar espaço.
Veja também: Como baixar todas as suas fotos e vídeos do Google Fotos
Os e-mails são pequenos, por isso não vale a pena selecionar e excluir centenas de mensagens manualmente. Fazer isso levará muito tempo e liberará muito pouco espaço.
Portanto, uma ideia melhor é ir até o Promoções , Social , Atualizar , e Fóruns guias no Gmail, revise rapidamente os e-mails, selecione todos eles e exclua-os em um instante. Exceto em alguns casos específicos, essas guias podem não conter e-mails úteis que você gostaria de manter salvos por muito tempo.
Se você enviar muitos arquivos grandes por e-mail, clique no botão botão de opções de pesquisa na barra de pesquisa do Gmail e use o “ Tamanho ”Para ver e-mails que excedem um tamanho definido como 1 MB. Você deverá ver e-mails correspondentes com anexos que excedem esse limite de tamanho. Revise e exclua-os para liberar espaço.
É importante fazer backup do seu telefone Android principal para que você possa restaurar os dados em caso de algum acontecimento infeliz.
No entanto, se você tiver vários dispositivos Android na mesma Conta do Google, poderá impedir que telefones e tablets menos importantes façam backup na nuvem. Isso deve manter seu armazenamento do Google sob controle.
Aplicativos Android como o WhatsApp podem fazer backup de bate-papos em sua conta do Google. Para manter o espaço na nuvem sob controle, você pode interromper o backup desses aplicativos ou reduzir o tamanho do arquivo de backup, não incluindo vídeos.
Não encorajamos você a armazenar todas as suas memórias, como fotos e vídeos de seus filhos, em apenas um dispositivo. Portanto, a menos que você esteja fazendo backup deles em um computador, tablet ou outro serviço de nuvem como o Dropbox, você certamente excederá os 15 GB de espaço do Google Fotos/Drive.
Se você tirar muitas fotos e vídeos, preencherá o espaço na nuvem do Google, e excluir arquivos todas as vezes pode não ser uma opção prática.
Portanto, chegará um momento em que você terá que mudar e atualizar para uma assinatura paga do Google One que oferece 100 GB, 200 GB ou 2 TB de armazenamento em nuvem. Depois de atualizar para esses planos de armazenamento de nível superior, você não terá problemas para armazenar suas fotos, vídeos, arquivos, dados de aplicativos e muito mais.
Você pode explorar tudo Planos do Google One aqui .
Se pagar pelo Google One não for uma opção para você, considere criando uma segunda conta do Google . Esta nova conta lhe dará mais 15 GB de espaço na nuvem. Geralmente, o Google não impede que você tenha contas adicionais e você pode até use o mesmo número de telefone para a nova conta para fins de segurança e autenticação de dois fatores.
Depois que sua nova conta estiver configurada, você poderá baixar arquivos de sua conta principal do Google, carregá-los para esta nova e excluí-los de sua conta original. O processo é um pouco tedioso, mas totalmente viável se você estiver em um Mac ou PC Windows com uma conexão rápida à Internet.
Mais no Google: