A Microsoft lançou o Windows 10, que é muito mais seguro e mais rápido do que as versões anteriores do Windows. Além disso, com o Windows 10, a Microsoft adicionou muitos novos recursos, como menu Iniciar, navegador Edge, nova interface de usuário, centro de ação e muito mais. Mas depois de instalar o número de aplicativos, o desempenho do Windows diminui. Principalmente após a instalação, os usuários de atualização recente enfrentam janelas muito lentas, a inicialização leva muito mais tempo e as janelas não funcionam bem. Se você também está sofrendo com isso e procurando uma solução. Aqui temos alguns ajustes para melhore o desempenho do Windows 10 ou ajustes do Windows 10 para um desempenho mais rápido e tornar as janelas mais rápidas e suaves.
Conteúdo da postagem: -
Observação Antes de realizar as etapas abaixo, recomendamos criar um ponto de restauração do sistema primeiro. Para que, se algo der errado durante os ajustes abaixo, possamos voltar a um estado anterior de funcionamento executando a Restauração do sistema.
É sabido que o Windows 10 ainda é vulnerável à infecção por malware, especialmente se você não executou uma varredura antivírus ou uma varredura completa de malware do sistema, após a atualização gratuita. Então, vá em frente e execute uma verificação completa do sistema com o seu software antivírus / antimalware favorito para remover todas as infecções possíveis do PC.
Pressione e segure Ctrl, Shift e Esc para invocar o Gerenciador de Tarefas. Em seguida, selecione a guia Inicialização e classifique os itens de acordo com sua classificação de impacto na inicialização. Desative todos os da categoria Alta, exceto o software de segurança crucial instalado no computador. Por exemplo, você pode desabilitar com segurança os serviços de driver AMD e Nvidia desde a inicialização sem afetar o desempenho gráfico do sistema.
A ferramenta de Limpeza de disco integrada no Windows 10 realmente faz um trabalho decente de remoção de arquivos desnecessários.
A ferramenta de limpeza de disco fará a varredura do arquivo de despejo de memória de erro do sistema, arquivos temporários da Internet, etc. quando a varredura for concluída, selecione todos os arquivos desnecessários (arquivos temporários da Internet, etc.), ”e clique em OK
Isso irá limpar todos os lixos, arquivos temporários do sistema, você também pode clicar no botão Limpar arquivos do sistema ”para a limpeza avançada do sistema. Isso limpará o arquivo de instalação do Windows anterior (windows.old), ponto de restauração antigo etc.
Desfragmentar a unidade C: é mais aplicável se você ainda estiver inicializando a partir de um disco rígido giratório e não de um SSD. Os SSDs não precisam de desfragmentação e, a menos que você esteja usando um formato de sistema de arquivos mais avançado, como EXT4, precisará fazer alguma desfragmentação.
1. Clique no botão Iniciar e, em seguida, clique no link Explorador de Arquivos
2. Clique com o botão direito em Disco local C: e escolha Propriedades
3. Clique na guia Ferramentas
4. Clique em “Otimizar e desfragmentar unidade” ou no menu iniciar, digite desfragmentar
O Windows 10 veio sem nenhuma falta de melhorias de desempenho, mas uma das mais interessantes é seu tempo de inicialização rápido. Se sua máquina está demorando muito para inicializar, certifique-se de que esta configuração esteja habilitada para acelerar as coisas. O recurso em questão é chamado de Inicialização Rápida. Funciona assim que você desliga o computador, em vez de apenas despejar tudo na RAM, o Windows salva uma imagem do kernel e dos drivers carregados em algo chamado hiberfile. Desta forma, quando o sistema inicializa novamente, ele simplesmente recarrega este arquivo, tornando o tempo de inicialização muito mais rápido. Para habilitar isso, siga estas etapas:
Primeiro, você precisa abrir as opções de energia do Windows. no painel de controle> na exibição de ícones pequenos, clique em Opções de energia. ou você pode simplesmente digitar opções de energia na pesquisa do menu Iniciar e selecionar as mesmas nos resultados da pesquisa.
Isso abrirá a janela de opções de energia aqui. Na coluna esquerda, selecione Escolha o que os botões de energia fazem.
Agora na janela Configurações do sistema, você verá as opções Ativar inicialização rápida, suspensão, hibernação e bloqueio nas configurações de desligamento. Se as opções estiverem esmaecidas, selecione Alterar configurações que não estão disponíveis no momento .
Agora, depois de clicar em Alterar configurações que não estão disponíveis no momento, você notará que as opções Ligar inicialização rápida, suspensão, hibernação estão visíveis. Verifique aqui o Fast Startup e clique em save changes. Fecha a janela aberta.
Agora clique em Salvar alterações. Isso é tudo Quando você reiniciar o Windows da próxima vez, você notará que a inicialização será muito melhor em comparação com a anterior.
A inicialização é um ótimo lugar para pesquisar para ver que tipo de programas se encaixaram ali, diminuindo o tempo de inicialização para a área de trabalho e carregando ciclos desnecessários da CPU. Freqüentemente, você encontrará coisas que não deseja ativadas automaticamente. Os programas devem ser lançados quando pedimos, não porque eles pensem que são privilegiados!
Para desativar os programas de inicialização, primeiro abra o Gerenciador de Tarefas pressionando simultaneamente as teclas Ctrl, Shift e Esc. ou, clique com o botão direito do mouse no espaço vazio da barra de tarefas e clique em Gerenciador de Tarefas para abri-lo.
Se o Gerenciador de Tarefas for iniciado com visão mínima, clique no botão Mais detalhes para ver o Gerenciador de Tarefas real. Agora vá para a guia.
Aqui você se perderá da lista de aplicativos que estão iniciando no processo de inicialização do Windows 10 e 8.1. Você também pode verificar o status do aplicativo ou ativado para ser executado na inicialização ou desativado. Clique com o botão direito do mouse na entrada do programa que deseja parar de carregar com o Windows 10 e clique na opção Desativar para removê-la da pasta de inicialização do Windows 10. Basta clicar com o botão direito em cada programa com a classificação de alto impacto e selecionar Desativar.
Este é autoexplicativo! Remova coisas que você não usa!
1. Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar. Clique em Programas e Recursos. Aqui, selecione o software indesejado e clique em “Desinstalar / Alterar”.
Os serviços são muito parecidos com os programas de inicialização, exceto que podem ser muito mais cruciais para a operação geral do Windows. Existem muitos recursos específicos da Microsoft habilitados, mas existem alguns que a maioria das pessoas não precisa. Dê uma olhada na aba Serviços e leia a descrição de cada um. Você pode interromper o serviço para ver se há algum impacto e reativá-lo, se necessário. Você também pode desativar permanentemente a inicialização de um serviço.
Pressione a tecla Windows + R, digite services.msc em Executar e pressione a tecla Enter. Isso abrirá os serviços do Windows. Aqui, role para baixo e procure os serviços desnecessários. Basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar propriedades. Aqui, altere o tipo de inicialização para desabilitar e clique em parar ao lado da estátua de serviço.
Nota: Desativar o serviço de atualização do Windows, BITs e super fetch funciona muito bem para mim e você pode notar depois de desativar esses serviços uma velocidade notável para o Windows.
Os efeitos de transparência geralmente podem adicionar efeitos desnecessários às coisas apenas por causa dos efeitos especiais. Se você deseja aquele visual clássico sólido, desligue os efeitos de transparência e obtenha um aumento decente na capacidade de resposta.
Este é um ajuste muito interessante para otimizar os aplicativos de inicialização para que o Windows possa carregar e iniciar muito rápido para você. Os engenheiros da Microsoft implementaram um pequeno atraso na inicialização dos aplicativos para fazer com que os tempos de inicialização parecessem mais rápidos. Para aqueles de nós com computadores rápidos, desabilitar este atraso de inicialização pode fornecer acesso mais rápido aos seus aplicativos de inicialização. Você pode fazer isso executando um ajuste de registro para ver como fazer.
Primeiro pressione win + R, digite regedit e pressione a tecla Enter. Isso abrirá o editor de registro do Windows. Aqui no painel esquerdo, navegue até a seguinte chave
HKEY_CURRENT_USER Software Microsoft Windows CurrentVersion Explorer Serialize
Observe se a chave de serialização não estiver disponível, clique com o botão direito do mouse em explorer> nova> chave e nomeie-a para serializar.
Clique com o botão direito na chave “StartupDelayInMSec” e modifique o valor para 0.
Se Serialize ou a chave StartupDelayInMSec não existir, crie-a clicando com o botão direito no Explorer e selecionando Novo> Chave. Nomeie-o como Serialize e clique com o botão direito para criar um novo valor DWORD chamado “StartupDelayInMSec” (sem aspas) e defina o valor como: 0.
Agora, basta fechar as janelas do registro e reiniciar o computador.
Leia também: