Os padrões Universal Serial Bus (USB) foram concebidos e desenvolvidos inicialmente em 1994 como um esforço conjunto entre várias empresas de tecnologia, incluindo Compaq, IBM, Microsoft, Intel e outras. O objetivo desse esforço colaborativo foi estabelecer um método comum de conectividade para dispositivos de computador, incluindo o protocolo de comunicação que permite a troca de dados e instruções entre computadores e periféricos conectados.
As portas USB do seu computador estão disponíveis para conectar uma família de dispositivos cada vez maior:
Quase todos os computadores vendidos hoje estão equipados com um bom número de portas USB.
Você pode identificar facilmente as portas USB pelo símbolo USB padrão localizado nas portas, com o mesmo símbolo encontrado frequentemente nos cabos de conexão que acompanham seus dispositivos:
Para fazer o uso mais eficiente de suas portas USB disponíveis, é sua responsabilidade manter seus drivers USB atualizados. Isso garante não apenas que eles funcionem corretamente com sua versão do sistema operacional em seu computador, mas também oferece outras vantagens:
Drivers são pequenos programas que permitem a interação entre seu computador e outros componentes. Como qualquer software, os drivers USB podem ter seus próprios problemas.
Especialmente após atualizar seu sistema operacional ou obter um novo dispositivo USB, como uma impressora ou unidade externa, você pode encontrar vários tipos de problemas:
Todos esses problemas apontam diretamente para problemas de driver USB, que você pode resolver seguindo um ou mais dos procedimentos a seguir.
Você tem vários planos de ataque para atualizar seus drivers USB. Esses três métodos variam muito no nível de automação fornecido para a instalação de drivers USB.
Suas etapas detalhadas podem variar um pouco dependendo da versão do Windows que você está utilizando. Em um ambiente WIN 10, os drivers podem ser atualizados com algumas etapas simples:
O Windows pesquisará em sua biblioteca as atualizações disponíveis para seu sistema, incluindo drivers, e as baixará para você instalar.
Seu único problema com essa abordagem é que você está contando com o fabricante do seu dispositivo para registrar suas atualizações de driver no canal do Windows Update. Isso nem sempre é o caso, e eles podem não lançar todas as atualizações do Windows Update – incluindo a que está causando o problema – imediatamente.
Se você deseja abordar apenas uma conexão USB problemática para você, o Gerenciador de dispositivos é uma boa alternativa.
Selecione a opção Iniciar, comece a digitar gerenciador de dispositivos na caixa de pesquisa e escolha Gerenciador de dispositivos na lista gerada.
Encontre a categoria que procura – controladores Universal Serial Bus – e expanda a categoria para ver todos os dispositivos.
Para o dispositivo com o qual você está tendo problemas, clique com o botão direito do mouse nesse dispositivo e selecione a opção de atualização de driver.
Selecione a opção Pesquisar automaticamente por software de driver atualizado
Semelhante ao seu método anterior utilizando o Windows Update, esse processo procurará uma versão mais recente do driver para este dispositivo e orientará você no download e na instalação do driver atualizado.
Depois de concluir o processo do Windows Update e a pesquisa individual no gerenciador de dispositivos, sua porta USB e o dispositivo conectado podem estar funcionando perfeitamente. Se não for esse o caso, você tem mais uma alternativa.
Se tudo mais falhar na resolução do problema do driver USB, há outra maneira de atualizar seus drivers USB.
Observe o fabricante, modelo e versão do dispositivo com o qual você está tendo problemas e pesquise downloads de software no site do fabricante. Em muitos casos, as empresas de periféricos fornecem drivers atualizados para seus produtos em uma página de suporte onde você pode procurar aquele que se aplica ao seu problema.
Com um pouco de pesquisa, você pode encontrar o driver que se aplica, compatível com o seu:
Depois de localizar o driver que vai resolver o seu problema, escolha a opção de baixar o software, anotando a pasta onde você está salvando e o nome do arquivo.
Depois de baixar o driver, siga as mesmas etapas da solução Device Manager:
Nesse método, você selecionará a opção Procurar no meu computador pelo novo driver:
Uma janela do navegador será aberta, permitindo que você direcione a atualização para a pasta onde você salvou o driver baixado e selecione o arquivo. Depois de posicionar o novo driver, clique no botão Avançar para prosseguir com a atualização. O driver será atualizado com o arquivo baixado.
Você pode usar esse método para cada dispositivo em seu computador se tiver dúvidas de que seus drivers estão atualizados ou se o fabricante informar que há novos recursos disponíveis com atualizações de driver.
Você pode encontrar o site de um fabricante que oferece detalhes de qual driver você precisa para o seu dispositivo. Como você verifica qual driver você tem no seu sistema?
Use a função de driver de dispositivo novamente para fornecer a lista de dispositivos em seu sistema e selecione o dispositivo em questão, como a porta USB com a qual você está tendo problemas.
Clique com o botão direito do mouse no dispositivo, selecione Propriedades e clique na guia Driver:
Essa exibição incluirá o fornecedor do driver, juntamente com a data e a versão do driver em seu sistema. Ao solucionar problemas do dispositivo, essas informações podem ser muito úteis na comunicação com os representantes de suporte técnico do fabricante.
Embora alguns dos métodos acima para atualizar seus drivers USB sejam até certo ponto automatizados, pode ser uma experiência demorada e até frustrante quando você tem novos dispositivos ou atualiza seu sistema operacional, exigindo várias atualizações de driver. No entanto, atualizar seus drivers USB não precisa ser complicado.
Existe um método muito mais simples para atualizar e instalar atualizações de driver USB com um processo mais seguro e orientado por software. É uma boa ideia verificar seu sistema periodicamente em busca de drivers desatualizados ou ausentes para fornecer confiabilidade e estabilidade ao sistema.
Suporte ao motorista faz o trabalho para você: