Aprenda a escanear códigos QR em imagens que já estão armazenadas no seu iPhone ou iPad sem precisar imprimi-las ou usar outro dispositivo.
Os códigos QR usam padrões de linhas semelhantes aos códigos de barras clássicos para incorporar informações como endereços de sites, números de telefone, informações de contato, etc.
Mas e se o seu dispositivo já tiver o código QR salvo como imagem? Você não pode apontar seu telefone para uma imagem no aplicativo Fotos ou para o código QR do site que você está visualizando, certo? Sem problemas; neste tutorial, ensinaremos como escanear códigos QR em imagens no seu iPhone sem usar outro dispositivo.
Toque e segure o código QR na imagem no aplicativo Fotos para revelar as ações apropriadas com base no que está incorporado no código digitalizado.
Se o código QR incluir um endereço de site para visitar, por exemplo, você verá ações para abrir o URL, adicioná-lo à lista de leitura do Safari, copiar o link, compartilhá-lo com alguém, etc. digitalizando nas configurações da câmera.
Você também pode escanear códigos QR em imagens usando o Live Text: abra a imagem no aplicativo Fotos, selecione o ícone amarelo do Live Text no canto inferior direito, toque no código QR e escolha uma das ações disponíveis. Isso funciona em outros locais onde o Live Text é compatível, incluindo o aplicativo Arquivos e recursos do sistema como Quick Look.
Infelizmente, o iOS ainda não detecta códigos QR em documentos PDF. Você pode contornar essa limitação digitalizando o código com um segundo iPhone, mas essa é uma dica do século passado. Uma alternativa mais elegante é capturar o código QR e digitalizá-lo.
Muitas pessoas não sabem que podem escanear códigos QR a partir de imagens prontas para uso. Usei esse recurso pela primeira vez ao configurar o eSIM no meu iPhone. Tudo o que precisei fazer foi escanear o código QR que minha operadora enviou por e-mail para concluir o processo – foi rápido e fácil.
Qualquer pessoa pode criar códigos QR usando sites especializados como QRStuff. com . Você também pode gere códigos QR diretamente no seu iPhone, iPad ou Mac usando um dos aplicativos especializados da App Store, como Scanbot e Scanner Pro da Readdle .
Apesar de codificar muito pouca informação, os códigos QR podem incluir eventos de calendário, números de telefone, endereços, destinatários de e-mail predefinidos, etc.
Meus casos de uso favoritos incluem configuração de dispositivos domésticos inteligentes, configuração de autenticação de dois fatores e compartilhamento de segredos, como senhas de roteador e Wi-Fi.
Os códigos QR estão cada vez mais ao nosso redor. Você os localiza em outdoors, começando a ser escaneados para levá-lo ao site oficial da marca. Eles estão em anúncios impressos. Você os vê nas vitrines das lojas, nos cardápios dos restaurantes, nas contas de serviços públicos e assim por diante.
Ainda bem que seu iPhone oferece várias maneiras de escanear e decifrar essas coisas imediatamente. Meu favorito pessoal é o recurso Code Scanner do Control Center porque isso me poupa uma etapa ao abrir automaticamente o URL incorporado.
Agora, da próxima vez que receber uma imagem com um código QR, você saberá como agir de acordo com ela sem soluções alternativas desajeitadas. Muitas pessoas desconhecem esse recurso útil. Por favor, repasse isso para familiares e amigos que possam precisar.