A vida pode ser caótica às vezes.
Seu computador pode ser um excelente exemplo desse caos – principalmente se você não gerenciar seus dados de maneira organizada. Os arquivos tendem a ser jogados ao acaso em todo o sistema. Os ícones podem rapidamente desordenar sua área de trabalho. Mesmo aquelas pastas que deveriam manter os arquivos em seus devidos lugares às vezes se tornam uma selva a ser percorrida.
Então, qual é a melhor maneira de organizar seus arquivos?
Esse papel de parede que aparece depois que você faz login pode ser uma imagem que você adora – se você pudesse vê-lo.
Não é incomum que sua área de trabalho seja a área mais desordenada do seu computador. Numerosos aplicativos, atalhos e arquivos pontilham a tela. No entanto, não há uma maneira coesa de encontrar qualquer coisa quando você chega ao ponto de desordem completa.
É hora de organizar sua área de trabalho.
Considere remover ícones e atalhos não utilizados. O que resta pode ser categorizado em pastas. Você também pode baixar papéis de parede especiais que possuem categorias embutidas para seus dados.
Uma área de trabalho limpa não apenas parece melhor, mas permite que você encontre o que precisa rapidamente.
Encontrando harmonia no uso de pastas
Como mencionado, as pastas são uma ótima maneira de manter itens. Armazenar documentos relacionados, por exemplo, em uma única pasta pode torná-los mais fáceis de encontrar mais tarde – como um arquivo. Se você está se perguntando como organizo pastas no meu computador? você chegou à seção certa.
Você também pode criar uma pasta raiz para todos os seus documentos e aninhar pastas abaixo dela para cada tipo de documento (documentos, música, imagens e assim por diante). Há muitas maneiras de organizar essas pastas, mas certifique-se de seguir os nomes lógicos e a ordenação. Isso tornará mais fácil desenterrar as coisas mais tarde.
Ao mesmo tempo, tenha cuidado com a profundidade de aninhamento dessas pastas. Depois de um tempo, as coisas podem ficar complicadas e resultar na troca de um problema por outro.
Você tenderá a acumular muitos dados ao longo do tempo. Tudo bem se tudo estiver sendo bem usado, mas isso normalmente não é o caso. Você pode ajudar a organizar seus arquivos removendo itens que estão simplesmente ocupando espaço.
Você pode se surpreender com a quantidade de arquivos que parecem se replicar ao longo do tempo.
Documentos que acabam sendo copiados em vez de movidos podem começar a somar. Mantenha o hábito de mover (ou recortar e colar) versus copiar.
Também é possível que você tenha criado duplicatas de propósito para fins de backup. Embora isso possa parecer uma boa ideia, existem maneiras melhores de fazer isso.
Por um lado, você pode usar os métodos internos de backup do Windows - Histórico de arquivos ou Backup de imagem do sistema. Essas ferramentas podem fazer mais do que apenas fazer backup de determinados arquivos. Todo o seu sistema também pode ser protegido. Existem muitas opções de software de terceiros também.
É melhor remover algo que você não está usando. Isso não apenas limpa um pouco da desordem, mas também pode liberar recursos.
Use o utilitário Apps & Features para fazer isso.
Os pacotes e arquivos de instalação antigos que foram baixados podem ser removidos. Mesmo que você precise reinstalar um aplicativo algum dia, é provável que haja uma versão atualizada dele que você possa obter.
O sistema operacional e outros aplicativos criam arquivos temporários que podem causar problemas de desempenho ao longo do tempo.
No Windows 10, você pode limpar os arquivos do sistema localizando (usando a caixa de pesquisa na barra de tarefas) e clicando no utilitário Limpeza de disco. Você pode escolher a unidade desejada e selecionar vários tipos de arquivos para limpar.
Em versões mais antigas do Windows, você pode clicar com o botão direito do mouse na unidade, escolher Propriedades e selecionar Limpeza de disco.
Para aqueles itens que você deseja manter, mas não quer necessariamente ocupar espaço (ou se tornar uma monstruosidade), você pode transferi-los para uma fonte externa.
Discos rígidos externos ou pen drives podem ser repositórios eficazes para itens que não são usados com frequência. A maioria deles são dispositivos USB e podem ser rapidamente conectados para acesso.
Existem muitos serviços oferecidos para armazenamento em nuvem – OneDrive, Dropbox e Google Drive, para citar alguns.
A força dessa abordagem é que você pode remover itens do seu computador enquanto ainda tem acesso a eles – de qualquer lugar ou de qualquer dispositivo.
Além de arquivos e pastas, há outros itens a serem considerados.
Drivers de dispositivo são tipos de software que mantêm seu hardware funcionando sem problemas. Se eles não chamarem a atenção, eles podem ficar desatualizados. Quando isso acontece, seu computador pode se tornar menos estável.
Softwares, como o Driver Support, podem manter isso atualizado automaticamente para que você não precise se preocupar com eles.
Desde 1996, o Driver Support é confiável para manter os drivers de dispositivos atualizados.