Como verificar sua placa gráfica no Windows

Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas





Quando você se senta em frente ao seu computador e inicia aquele programa graficamente intensivo, você espera que as coisas funcionem sem problemas.



Os jogos são certamente um dos motivos mais comuns pelos quais seu adaptador gráfico terá um bom treino.

Depois de verificar os requisitos de hardware para qualquer jogo que você esteja pronto para jogar, talvez seja necessário verificar se a potência gráfica do seu computador está à altura da tarefa.

Um pouco sobre placas gráficas

Todos os computadores modernos têm a capacidade de lidar com gráficos – pelo menos até certo ponto. Quanto realmente depende do hardware que está por baixo desse gabinete.



Os gráficos integrados – também conhecidos como integrados – são bons para tarefas mais comuns. No entanto, se você planeja usar software com uso intensivo de gráficos (como videogames 4K), precisará de um adaptador dedicado à tarefa.

Perguntas sobre sua placa gráfica

Você já sabe que seu computador tem algum tipo de capacidade gráfica, mas pode ter outras preocupações em relação a isso. Podem ser detalhes necessários para comparação com os requisitos mínimos de um jogo. Também pode haver cenários em que você se pergunta se seus gráficos estão funcionando de maneira ideal.

Onde encontro as informações da minha placa gráfica?

Se você está se perguntando como verifico minha placa gráfica no Windows 10?, tenha certeza de que a tarefa é um esforço simples.



Uma maneira fácil é digitar Gerenciador de dispositivos na caixa de pesquisa na barra de tarefas e escolhê-lo. Quando o Gerenciador de dispositivos aparecer, encontre a seção Adaptadores de vídeo e expanda-a. Você deve ver o nome do seu dispositivo listado.

Clique com o botão direito do mouse e selecione Propriedades. Você verá algumas guias (Geral, Driver, Detalhes e assim por diante) que fornecem detalhes sobre seu dispositivo.

Outra maneira de encontrar informações úteis é digitar Exibir na caixa de pesquisa da barra de tarefas e clicar em Alterar configurações de exibição. Em Sistema, escolha Exibir e, em seguida, Configurações de exibição avançadas.



Como faço para verificar se minha placa gráfica está funcionando corretamente?

Vamos supor que, quando seu computador inicializa, você vê itens na tela. Se sim, o hardware está pelo menos funcionando. Se está funcionando no auge é outra questão.

Se você vir uma tela em branco ou ilegível, você tem problemas mais urgentes. Antes de chamar um técnico profissional ou o fabricante, há algumas coisas que você pode verificar.



Você pode abrir a própria máquina (supondo que seja uma área de trabalho) deslizando o painel lateral. Você pode precisar de uma chave de fenda para remover a tampa se estiver presa com parafusos. Depois, verifique se a placa gráfica está encaixada corretamente na placa – normalmente em um slot de placa PCI.

Outro item a ser verificado é se a placa gráfica está sendo utilizada via BIOS do sistema. Ao inicializar o computador (dependendo do tipo de máquina), você pressionará uma tecla de função antes que o Windows seja carregado. As teclas F2 e F10 são formas comuns de acessar o BIOS, mas outras são possíveis.



Uma vez dentro do BIOS do computador, verifique se o sistema está usando o slot PCI e não o chipset gráfico integrado. Esteja sempre ciente de quais alterações você faz no BIOS – pois a(s) errada(s) pode(m) ter efeitos adversos.

Certifique-se de ter os drivers de dispositivo mais recentes

Um motivo comum para que as placas gráficas – ou potencialmente qualquer dispositivo em seu computador – pare de funcionar corretamente é o software especial que a executa. Esse software, chamado de drivers de dispositivo, pode ficar corrompido ou desatualizado. Quando isso acontece, é hora de atualizar o driver para a versão mais recente.



Há mais de uma maneira de instalar os drivers mais recentes para sua placa gráfica. Você pode dar ao Windows uma chance de encontrar o caminho certo para você. Não se surpreenda, no entanto, se o mais recente não for encontrado e instalado.

Atualizando manualmente os drivers

como verificar sua placa gráfica no windows

Antes de instalar manualmente o driver, você terá que encontrar o correto no site do fabricante. Para isso, será necessário o número do modelo e possivelmente o número de série. Se as informações necessárias não forem encontradas no Gerenciador de dispositivos, talvez seja necessário usar o aplicativo instalado da placa gráfica (se aplicável) ou uma ferramenta de terceiros para obter melhores detalhes.

Depois de encontrar os detalhes necessários, baixe e descompacte o driver. Em seguida, volte para o Gerenciador de dispositivos e clique com o botão direito do mouse no dispositivo. Escolha a opção Atualizar driver. É aqui que você pode permitir que o Windows pesquise ou escolha localizar o driver você mesmo.

Escolha procurar o driver você mesmo e detalhar onde você baixou/descompactou.

Automatizando a tarefa de atualização de drivers

Existe uma maneira mais fácil e proativa de atualizar os drivers.

Softwares, como o Driver Support, podem automatizar a tarefa e aliviar o fardo de encontrar o driver certo. Essa solução também garante que o driver seja atualizado rotineiramente – evitando assim problemas relacionados aos drivers de dispositivo antes mesmo de começarem.

Deixe o suporte ao driver manter os drivers atualizados

O software de suporte ao driver fará o inventário do seu computador e verificará se há dispositivos compatíveis. Depois de totalmente registrado, o serviço atualizará todos os drivers ausentes ou desatualizados.

Você ainda pode ter motivos para procurar detalhes sobre sua placa gráfica - mas não porque você está se perguntando se eles estão atualizados ou não.

Desde 1996, o Driver Support é confiável para manter os drivers de dispositivos atualizados.

Top