Em uma grande mudança que certamente deixará as pessoas entusiasmadas, a Apple está aprimorando Continuidade e recursos de compartilhamento de tela entre dispositivos Apple, para incluir Macs, iPhones e iPads começando com macOS Sequoia quando emparelhado com iOS e iPadOS 18.
Embora o Continuity não seja novidade em termos de poder continuar em um dispositivo de onde você parou em outro, o macOS Sequoia está mudando a maneira como interagimos com nossos outros dispositivos – de outros dispositivos.
Se você já deixou seu iPhone em outro cômodo enquanto usava seu MacBook Pro ou outro computador Mac em seu escritório doméstico ou sala de estar, você vai adorar esse recurso. Você pode literalmente visualizar e controlar seu iPhone remotamente, do conforto de onde você está sentado, no seu Mac, enquanto o iPhone fica longe de você.
Na verdade – imaginar que seu iPhone ainda está no quarto carregando no seu MagSafe ou Qi2 mesa de cabeceira, e você decide que quer um pouco de comida no Uber; bem, agora você pode fazer isso diretamente do seu Mac.
A Apple chama isso de iPhone Mirroring e permite visualizar a tela do seu iPhone remotamente e controlá-lo com o Magic Mouse ou Trackpad mágico como se você estivesse usando controles baseados em toque na própria tela sensível ao toque. Isso significa que você pode usar aplicativos do iPhone no seu Mac.
O que o seu iPhone faz enquanto você mexe nele remotamente do seu Mac? Ele permanece bloqueado. Na verdade, se alguém olhasse para o seu iPhone enquanto você o controlava, não saberia dizer que você estava. A tela provavelmente estaria desligada porque você e seu Apple Watch estão na outra sala, mas se a tela estivesse ligada, ela apareceria em Modo de espera ou simplesmente exiba o display sempre ativo.
Quando você acessa seu iPhone remotamente, é como uma relação simbiótica entre os dois dispositivos. Você não apenas controla remotamente os aplicativos do seu iPhone, mas a atividade do seu iPhone também se integra perfeitamente à atividade do seu Mac.
As notificações são um exemplo maravilhoso disso. Quando você recebe notificações no seu iPhone enquanto você o controla remotamente a partir do seu Mac, as notificações do seu iPhone aparecerão na tela do seu Mac como se fossem notificações nativas do macOS. Eles serão empilhados perfeitamente com notificações verdadeiras do macOS, oferecendo uma experiência mágica ao usuário.
Essas notificações não servem apenas para serem visualizadas. Se você clicar em uma notificação do iPhone no seu Mac, ela será totalmente acionável. Ele iniciará o aplicativo correspondente no seu iPhone e você poderá interagir remotamente com a notificação no seu iPhone usando o seu Mac.
Outro componente desta nova continuidade entre Mac e iPhone é que você pode arrastar e soltar itens de um dispositivo para outro.
Eu costumava fazer isso o tempo todo quando AirDropping arquivos de um dispositivo para outro, e acho que esse será um novo recurso importante para mim enquanto tento mover imagens ou outros arquivos de um dispositivo para outro.
Se você deseja mover um arquivo do seu Mac para o seu iPhone, você pode arrastá-lo sobre o iPhone virtual na tela do seu Mac e soltá-lo, e ele irá parar em algum lugar do aplicativo que está aberto no seu iPhone. Isto pode ser um foto -aplicativo de edição, um aplicativo de processamento de texto ou qualquer outra coisa.
Segundo a Apple, arrastar e soltar funciona com diversos tipos de arquivos, incluindo fotos, vídeos e documentos. A Apple também não parece discriminar por tipo de arquivo, então deve ser interessante ver o quão flexível esse recurso será quando for lançado ainda este ano.
Outra característica importante, embora menos relacionada com a Continuidade com o Mac, e mais relacionada com o iPadOS 18, é o facto de CompartilharPlay agora permite que você controle remotamente o dispositivo de um amigo ou membro da família quando estiver no meio de uma Facetime chamar.
Você já passou por uma situação em que um membro da família em dificuldades queria saber como fazer algo e você era o suporte técnico gratuito? Eu estive lá e fiz isso. É por isso que acho que esse será um recurso valioso.
Em vez de tentar explicar a alguém que não sabe nada sobre o que você está falando sobre como fazer algo, agora você pode iniciar uma chamada FaceTime e assumir o controle da tela remotamente. Você pode fazer anotações na tela para mostrar onde tocar ou eles podem conceder controle total sobre o dispositivo diretamente para você.
Acho que vou aproveitar muito esse último recurso, pois muitas vezes é mais fácil para mim fazer algo por alguém do que tentar explicar como fiz.
Software VNC moderno como Screens VNC e o Teamviewer dominam o controle remoto do dispositivo de outra pessoa há anos, mas esses recursos de continuidade e SharePlay totalmente integrados certamente levarão a melhor sobre a instalação de software de terceiros.
É também a primeira vez que temos recursos de controle remoto para o iPhone que não envolvem jailbreak e uso de um aplicativo VNC de controle remoto de terceiros. Isso é legal.