Nos últimos dez anos, o uso do Chrome aumentou continuamente. Agora, quase 70% do uso do navegador é o Chrome.
No entanto, apesar de seus esforços para ser rápido e eficiente, muitos usuários relatam que o Chrome é muito lento em seu computador.
A sua instalação do Chrome está incrivelmente lenta para você?
Aqui estão algumas dicas de especialistas para que sua experiência de navegação na Internet seja rápida novamente.
Primeiro, verifique se seus outros navegadores estão lentos. Se estiverem, atualize as configurações de DNS e verifique os drivers da placa de rede ou a velocidade da Internet.
Também pode ser o seu espaço no disco rígido ou antivírus. Há uma infinidade de problemas que podem ser.
Tente usar o navegador padrão em seu computador, como Edge ou Safari. Se eles também forem lentos, há uma boa chance de não ser culpa do Chrome que o Chrome esteja lento.
Sua conexão com a Internet pode estar lenta ou você pode ter um computador desatualizado e não equipado para lidar com software moderno em alta velocidade.
Se toda a sua experiência de navegação na Internet for lenta, certifique-se de que seus drivers de rede estejam atualizados, esteja você em Wi-Fi ou conectado por meio de uma porta Ethernet.
Se você deseja baixar drivers rapidamente, o Driver Support oferece uma ótima opção.
No entanto, se for apenas o Chrome, veja o que você pode fazer para tentar acelerar o desempenho:
Você é uma daquelas pessoas que tem muitas abas abertas o tempo todo?
O Chrome foi um dos primeiros navegadores a oferecer guias multiprocesso, o que significa que, quando uma guia trava, não trava o resto. Isso também significa que uma guia pode gerar problemas de desempenho em segundo plano.
Pode parecer bobo, mas sim – você deve fechar as guias para aumentar o desempenho do Chrome. Usando o monitor de recursos do sistema do seu sistema, veja se o uso de RAM ou CPU diminui quando você fecha as guias.
Tente abrir apenas as abas que você precisa. Se você precisar voltar e revisitar uma página mais tarde, tente marcá-la como favorita!
Verifique se você tem a versão mais recente do Chrome. Houve alguns bugs ao longo da história do Chrome que o retardaram um pouco e foram corrigidos em um patch posterior. Isso também ajuda a selar quaisquer atualizações de segurança.
O mesmo vale para o seu sistema operacional – se você estiver no Windows, atualizando para o Windows 10 pode oferecer atualizações de desempenho no Windows 8 ou 8.1.
O Chrome, por padrão, mantém arquivos temporários em seu cache por muito, muito tempo. Isso pode fazer com que o navegador ocupe uma quantidade excessiva de espaço no disco rígido. Também pode tornar o navegador muito lento.
Para limpar seu cache, clique no menu de três pontos no canto superior direito, selecione Mais ferramentas e Limpar dados de navegação.
Ele permitirá que você volte para a duração da qual você precisa excluir os arquivos. Quanto mais para trás você for, mais ficará claro, mas fará coisas como desconectar você de sites nos quais você está conectado, e os carregamentos da primeira página para sites podem demorar mais.
Verifique os complementos. Muitos complementos o tornarão lento. Cada um abre uma aba virtual que roda o tempo todo. Muito lento com mais de 30 complementos.
Desde o início da internet, existem extensões de barra de ferramentas e programas que as pessoas carregam em seus navegadores para torná-los com recursos extras.
Eles têm sido uma fonte notória de vírus, malware e desempenho lento.
Embora os complementos para o Chrome sejam (geralmente) seguros quando baixados pelo repositório oficial do Google, eles ainda consomem recursos do sistema.
Cada complemento que você possui é essencialmente outra guia aberta no navegador Chrome que é executada o tempo todo. Existe algum que você possa remover?
Passe algum tempo auditando seus complementos atuais e vendo quais podem ser facilmente excluídos para economizar recursos do sistema.
Se você não quiser desinstalá-los, também poderá desativá-los facilmente, o que os impede de funcionar até que você os habilite novamente.
O Chrome tem um recurso que pode permitir que sua placa de vídeo lide com certos processos para ajudar a acelerar a navegação, mas dependendo de quais periféricos do seu computador, ele pode realmente desacelerar sua experiência de navegação.
Em suas configurações avançadas, há uma opção para desativá-lo. Dê uma chance e veja o que acontece.
Se a velocidade de navegação aumentar, mantenha-a desligada. Se permanecer o mesmo ou ficar mais lento, tente reativá-lo.
Nas configurações avançadas, há uma opção para habilitar Previsões de página, que desenha partes da página antes de receber as informações do servidor.
Essa opção é ótima para pessoas com computadores modernos, mas internet lenta. Se o Chrome estiver se movendo lentamente entre os carregamentos de página, ativar a Previsão de página pode acelerá-lo.
Pode não ser a resposta que você está procurando, mas há uma infinidade de outros navegadores que você pode usar e que podem ser mais rápidos.
Alguns que gostamos são Firefox e Opera. Edge e Safari, que são navegadores padrão para Windows e Mac OS X, também são opções viáveis.
Dê uma chance a todos eles e veja se eles funcionam para você. Se eles forem mais rápidos, você pode considerar mudar para eles permanentemente.
Não é uma solução barata, mas se todo o seu computador estiver se movendo lentamente, você provavelmente deve atualizá-lo.
O Chrome e outros navegadores da Web usam muita RAM, portanto, sem mais de 8 GB, pode ser difícil usar qualquer navegador.
Um processador lento também dificultará o uso da Internet. Veja se o seu computador tem opções para um Atualização de RAM – deve ajudar a evitar que o navegador falhe ou fique lento com alto uso.