Se você está se perguntando se deve investir no novo sistema de computador ou smartphone, então você tem que entender o funcionamento do unidade central de processamento (CPU) e a memória (RAM). A CPU e a memória são as duas partes importantes dos aparelhos eletrônicos. A CPU controla o funcionamento do dispositivo e armazena na memória esse comando de funções. Ambos são bastante dependentes um do outro, mas em termos técnicos, são totalmente diferentes um do outro. Portanto, hoje vamos estabelecer a diferença sistemática entre a unidade central de processamento (CPU) e a memória.
Conteúdo da postagem: -
A CPU é uma parte do hardware que transmite as instruções de um programa de computador. Ele é treinado para executar funções básicas como operações aritméticas, lógicas e de entrada / equipamento no sistema de computador. No computador, toda instrução passa pela CPU, não importa o quão pequena ela seja.
Uma CPU possui vários componentes que realizam trabalhos diferentes. Possui uma unidade lógica aritmética que tem a responsabilidade de realizar tarefas aritméticas e lógicas simples. Ele também contém uma unidade de controle que controla as várias partes do computador. Tem a responsabilidade de ler e interpretar as instruções da memória e convertê-las em uma série de sinais para iniciar as operações das outras partes do computador. A unidade de controle também chama a unidade lógica aritmética para realizar os cálculos necessários de tempos em tempos. Nas operações da CPU, a memória cache é usada, que é uma memória de alta velocidade onde as instruções podem ser copiadas e recuperadas rapidamente.
A CPU contém pelo menos um processador , que é o chip real dentro da CPU que executa os cálculos. Uma CPU com dois núcleos de processamento é chamada de CPU dual-core e os modelos com quatro núcleos são chamados de CPUs quad-core. CPUs de última geração podem ter seis (hexa-core) ou até oito (octo-core) processadores. Um computador também pode ter mais de uma CPU, cada uma com vários núcleos.
Uma CPU executa uma instrução obtendo-a da memória, usando sua ALU para realizar uma operação e, em seguida, armazenando o resultado na memória. ” Via wikipidea
RAM, também conhecida como unidade de memória do computador, é a parte do hardware do computador que controla toda a memória e operações relacionadas ao cache do processador. Ele tem dois registros separados que são gerenciados pela unidade de controle da CPU. Os dados a serem enviados para a memória principal ou recuperados da memória são armazenados no Registro de Dados da Memória (MDR). O endereço de memória lógica desejado é armazenado no Registro de Endereço de Memória (MAR). A tradução de endereço também é conhecida como ligação de endereço e usa um mapa de memória que é programado pelo sistema operacional.
Os dois tipos principais de RAM são:
A diferença entre os dois está em como eles são atualizados ou na velocidade. A SRAM é mais rápida porque a DRAM precisa ser atualizada com bastante frequência (milhares de vezes por segundo), enquanto a SRAM não.
Em termos de segundos, a DRAM dá tempos de acesso de cerca de 60 nanossegundos. SRAM faz o mesmo em 10 nanossegundos. Como a diferença de velocidade é tão grande, seria de se esperar que SRAM fosse o tipo mais comum de RAM, mas não porque seja muito caro.
RAM (Random Access Memory) é um ativo para a CPU (Unidade Central de Processamento) para completar suas tarefas. Se a CPU é uma pistola de pregos, RAM são pregos. À medida que a CPU processa tarefas, executa aplicativos, ela precisa / usa memória.
Quando um sistema de computador executa certa tarefa como renderizar o vídeo para um jogo ou calcular números para adicionar na planilha, então certas séries de instruções precisam ser processadas pela unidade de controle central. O número de instruções executadas pelo processador pode ser medido no megahertz, o que significa que milhões ou bilhões de instruções podem ser processadas por segundo.
Muitos processadores modernos têm múltiplos núcleos hoje em dia, o que significa subpartes que são capazes de executar diferentes programas e componentes dos programas na linha paralela.
Por outro lado, para executar operações sem problemas, a maioria dos programas requer uma certa quantidade de memória para armazenar os dados de trabalho. Os dados podem girar para frente e para trás no disco, mas isso leva muito tempo e pode diminuir a eficiência do programa. Isso pode reduzir o desempenho do programa drasticamente.
Portanto, este processo de unidade de processamento central e memória define claramente que, para executar sem problemas as operações de um sistema de computador, são necessários CPU e memória compatíveis.
Conclusão
Está claro como a luz do dia que a CPU e a memória são parte integrante do sistema do computador. Ambos são muito importantes para o funcionamento de aparelhos eletrônicos. Eles podem ter recursos diferentes, mas seu funcionamento está interligado. Portanto, quando você estiver comprando um novo gadget, certifique-se de que a unidade de processamento central e a memória sejam potentes.