E a espera acabou, exatamente dentro do cronograma hoje, 15 de janeiro de 2020, a Microsoft lançou oficialmente a versão estável de seu novo Edge baseado em Chromium para ambos janelas e Mac OS . Você pode baixar a versão estável para Windows 10, Windows 8.1, Windows 7 e macOS diretamente de microsoft.com/edge em mais de 90 idiomas. Bem, se você estiver no Windows 10, pode esperar que a atualização automática comece.
O novo Edge é baseado no Projeto de código aberto Chromium , um mecanismo de renderização da web de código aberto desenvolvido pelo Google, que também é o mecanismo por trás do Chrome, Opera, Amazon Silk e muitos outros navegadores e que apresenta uma nova vantagem semelhante ao Google Chrome nesse aspecto.
Atualmente, a Microsoft lançou um novo edge 79 (porque a empresa está usando Chromium versioning) como estável e o Edge 80 previsto para chegar no início de fevereiro. E então, assim como o Chrome, a Microsoft leva uma cadência de seis semanas para o próximo lançamento estável.
Conteúdo da postagem: -
Se você estiver executando o Windows 10, você eventualmente o obterá em um atualização futura . A empresa planeja começar a lançar o novo Edge nas próximas semanas para poucos dispositivos e disponibilizado gradualmente em atualização do Windows e oferecido a dispositivos adicionais à medida que dados e feedback indicam que os usuários estão tendo uma boa experiência.
Nota: Quando você instala uma nova borda de cromo no Windows 10, ela substituirá a borda legada. Todos os atalhos que você tem na área de trabalho, barra de tarefas ou menu Iniciar serão atualizados para o novo Edge. E seus favoritos, senhas, informações de preenchimento de formulário e configurações básicas serão transferidos do Edge herdado para o novo Edge automaticamente. Além disso, durante a instalação do novo Chrome Edge irá perguntar se você deseja importar as configurações do Chrome ou Firefox também.
Bem, quando você instala o novo Edge no Windows 7, Windows 8 e macOS, ele funcionará como qualquer outro navegador. O New Edge não substituirá o que você tem como padrão (seja Internet Explorer, Safari ou um navegador de terceiros). Mas se você instalou o Edge em dispositivos Android e iOS, a instalação do novo Chromium Edge substitui o antigo Edge automaticamente.
Se a versão Chromium do Edge não estiver disponível por meio do Windows Update, não se preocupe, você pode instalá-la manualmente seguindo as etapas abaixo.
Observação- As etapas a seguir listadas aqui também se aplicam ao Windows 10, 8.1 e 7.
Selecione a experiência da nova guia:
Siga as instruções na tela para personalizar a opção de configurações de sincronização e selecione os itens que deseja sincronizar. E, finalmente, você obterá a nova borda cromada.
O novo navegador de borda de cromo também vem com vários novos recursos. Aqui estão alguns dos recursos existentes introduzidos no novo navegador de borda para o Windows 10.
Falando sobre os recursos, a versão 79 do Microsoft Edge vem com novos recursos focados na privacidade, como a prevenção de rastreamento, que é ativada por padrão para limitar o rastreamento por meio de anúncios e cookies. Você pode gerenciar esta configuração na seção Edge -> configurações -> privacidade e serviços.
Além disso, há um novo layout de página de guia que permite aos usuários escolher quais tipos de notícias desejam ver na tela de sua nova guia. Você pode gerenciar o mesmo usando a configuração ou em configurações -> página Nova guia e selecione focado, inspirador, informativo ou personalize sua configuração. Aqui você também pode ajustar o idioma do conteúdo.
A nova borda é baseada no projeto chromium (plataforma de código aberto), isso também significa que o novo Microsoft Edge agora é compatível com muitos recursos disponíveis para usuários do Google Chrome, incluindo extensões. Sim, agora você pode usar extensões do Chrome no navegador do Edge também.
O Microsoft Edge tem sua própria loja para baixar extensões, mas você também pode instalar uma extensão projetada para o Chrome e disponível na web store do Chrome. Mas antes disso, você precisa habilitar a opção de instalar extensões de outras lojas nas configurações de “Extensões”.
Semelhante à versão legada do navegador de borda, a nova versão inclui uma opção de tema escuro. E dentro das configurações de “Aparência” você pode alternar entre o modo claro ou escuro. E selecione a opção “Padrão do sistema”, que permite ao Edge alternar as cores do tema quando você altera o esquema de cores do Windows 10 usando o aplicativo Configurações.
Além disso, a Microsoft forneceu suporte AAD, modo Internet Explorer, streaming da Web 4K, áudio Dolby, tinta em PDF, suporte para extensões baseadas no Chrome e Microsoft Search em integração com Bing, entre vários outros.
Leia também: