A capacidade do Siri de realizar ações complexas em aplicativos é um dos recursos do Apple Intelligence que supostamente não estará pronto a tempo.
A Siri se beneficiará dos modelos de linguagem grande (LLM) e dos recursos generativos de IA no iOS 18, agrupados no Termo genérico “Apple Intelligence” . Para entender o contexto das consultas, o assistente realizará a indexação semântica dos dados no dispositivo.
Na última edição de seu boletim informativo Power On para Bloomberg , Mark Gurman escreveu que um subconjunto dos recursos do Apple Intelligence só chegará no próximo ano.
A Siri será capaz de entender o que você está fazendo e realizar ações com seu conteúdo nos aplicativos. Se você receber o novo endereço de um amigo em Mensagens, por exemplo, poderá dizer ao Siri para “Adicionar este endereço ao cartão de contato dele”.
Ou imagine que você está conversando com amigos sobre LeBron James. A Siri analisará o chat para que você possa fazer perguntas como “Quantos pontos ele marcou ontem à noite?” e obtenha uma resposta com base em suas trocas com um amigo.
A Siri terá a capacidade de fornecer inteligência personalizada para você com base nos dados do dispositivo. Fazer uma pergunta simples como “Quando vai pousar o voo da mamãe?” ou solicitar “Reproduzir aquele podcast que Jamie recomendou” analisará e-mails e episódios de podcast anteriores para produzir um resultado satisfatório.
No exemplo que a Apple deu durante a palestra WWDC24, a Siri não apenas encontrou os detalhes do voo, mas também os cruzou com o rastreamento do voo em tempo real para fornecer a melhor estimativa do horário de chegada. Em outro exemplo, o assistente da Apple localiza e reproduz o episódio do podcast que pode ser mencionado em uma mensagem de texto ou e-mail.
A Siri já pode alterar algumas configurações, mas o iOS 18 levará isso a um nível muito mais alto. Com o Apple Intelligence, a Siri será capaz de analisar consultas complexas em comandos individuais encadeados entre aplicativos. Por exemplo, você poderá pedir ao Siri para tirar uma foto sua e de sua namorada tomando banho de sol nas praias. Com a solicitação atendida, você poderá fazer outra solicitação solicitando a edição da imagem e enviá-la por e-mail como anexo para uma pessoa específica.
A Apple diz que haverá centenas de novas ações dentro e entre aplicativos da Apple e de terceiros. Alguns exemplos dessas consultas que a empresa fez na WWDC24 incluem pedidos como “Traga aquele artigo sobre cigarras da minha lista de leitura” e “Envie as fotos do churrasco de sábado para Malia”.
Quando o iOS 18 for lançado neste outono, o Siri trará uma interface redesenhada e conversas mais naturais. Você também notará o reconhecimento de voz muito aprimorado da Siri, graças aos LLMs, bem como um conhecimento mais profundo dos produtos Apple. Um Type to Siri aprimorado para inserir consultas por texto em vez de falá-las também será lançado neste outono.
Mas os três recursos Siri mencionados acima chegarão no primeiro semestre de 2025, em vez de 2024. A Apple não é estranha ao atrasar alguns recursos até que suavize as arestas. Na verdade, este tem sido o seu modus operandi nos últimos anos.
A empresa apresenta os novos recursos mais importantes todos os anos na WWDC. Quaisquer recursos que não estejam prontos para o horário nobre no momento em que a atualização for lançada no outono serão espalhados pelas atualizações pontuais lançadas no ano atual e no próximo.