Fortnite deverá estar disponível para usuários de iPhone e iPad na União Europeia quando a Epic Games Store for lançada em iOS e iPadOS.
A Apple removeu o Fortnite da App Store e revogou a conta de desenvolvedor da Epic em 2021 em resposta a uma atualização do Fortnite que adicionou furtivamente um processador de pagamentos de terceiros, contornando efetivamente a taxa da Apple para vendas de conteúdo digital em aplicativos.
Mas a nova Lei dos Mercados Digitais forçou a gigante tecnológica de Cupertino a alterar os seus termos para desenvolvedores terceirizados na Europa. Agora a Epic confirmou que irá operar sua loja de jogos em iOS e iPadOS através de uma subsidiária sueca.
“Recebemos nossa conta de desenvolvedor da Apple e começaremos a desenvolver a Epic Games Store no iOS em breve, graças à nova Lei de Mercados Digitais”, escreveu a Epic em um comunicado. Postagem de revisão do ano de 2023 publicado em seu site em 16 de fevereiro de 2024.
“Planejamos lançar em 2024”, diz. A Epic Games Sweden AB administrará a Epic Games Store móvel e Fortnite na Europa, com a equipe da Store liderando o desenvolvimento.
“Serei o primeiro a reconhecer um movimento de boa fé da Apple em meio à nossa cataclísmica batalha antitruste, ao conceder à Epic Games Sweden AB uma conta de desenvolvedor para operar a Epic Games Store e Fortnite na Europa sob a Lei de Mercados Digitais”, disse Tim, CEO da Epic Games. Sweeney escreveu em X , antigo Twitter.
A Epic Games Store, que suporta PC e Mac, é a sétima loja de jogos digitais do mundo, atrás de três lojas de console, duas lojas móveis e Steam no PC.
“Estamos determinados a lançar em iOS e Android e entrar na competição para nos tornarmos a loja de software multiplataforma nº 1, com base na competição de pagamentos, taxas de 0 a 12 por cento e jogos exclusivos como Fortnite”, escreveu Sweeney em outra postagem X .
Nem todo mundo concorda com as novas regras da Apple para desenvolvimento de terceiros na União Europeia, que agora permitem lojas de aplicativos alternativas e pagamentos externos pela web.
A Microsoft, por exemplo, não lançará um aplicativo Xbox Cloud Gaming no iPhone porque “não há espaço para monetizarmos o Xbox Cloud Gaming no iOS”, mesmo com as últimas mudanças na política de negócios da Apple e no desenvolvimento de terceiros.