Como navegar de forma privada e anônima usando o Mozilla Firefox

Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas





Com a privacidade online sendo a principal prioridade para a grande maioria dos usuários, cada vez mais desenvolvedores adicionam navegação privada à lista de seus principais recursos de navegador. A navegação privada permite que os usuários naveguem na web sem medo de que alguém visualize seu histórico de navegação e use essas informações para benefício pessoal. Agora, esse recurso útil está disponível em seu navegador Mozilla Firefox favorito. Se você ainda não aproveitou, continue lendo nosso artigo. Vamos orientar você em todo o processo de habilitação da navegação privada no Firefox.



Algumas palavras sobre os benefícios da navegação privada no Firefox

Então, você tem uma nova instalação de Versão mais recente do Mozilla Firefox e estão ansiosos para aproveitá-lo ao máximo. Antes de prosseguir para habilitar o recurso em questão, gostaríamos de chamar sua atenção para o fato de que a navegação privada funciona de maneira um pouco diferente no Firefox em relação a outros navegadores populares. Além de não salvar seu histórico de navegação, impede que terceiros vejam seu histórico. Pode ser útil se você estiver cansado de anúncios personalizados que parecem acompanhá-lo aonde quer que vá. Assim que você ativar o modo de navegação privada, nenhum site será capaz de rastrear seu histórico de navegação e, em seguida, bombardeá-lo com anúncios e 'ofertas especiais'. Se parecer 'bom demais para ser verdade', não hesite em ativar o recurso de navegação privada agora.

Conteúdo da postagem: -



Habilitando a navegação privada no Firefox

Então, se você quiser fazer o seu histórico de navegação não rastreável no Firefox, você precisará do seguinte:

  • Abra seu navegador favorito e localize o ícone de menu do Mozilla Firefox no canto superior direito da janela. Depois de clicar no ícone, você se encontrará no menu.
  • Escolha a opção “Nova janela privada” a partir daí. Deve estar acima do ícone do histórico. Como alternativa, você pode pressionar a combinação de CTRL, SHIFT e P.

Nova janela privada

  • Depois de seguir as etapas listadas antes, você poderá navegar no modo privado.

Navegue com privacidade no Mozilla Firefox



Depois de ativar o Modo privado, você verá o ícone de máscara no lado superior direito da janela. Esta máscara veneziana roxa indica que você habilitou com sucesso o modo desejado e agora pode navegar na web com segurança.

Estou totalmente seguro agora?

Como observamos, navegar no Modo Privado impede que o Firefox salve qualquer informação sobre os sites que você visita. Ainda assim, utilizar o recurso de navegação privada não o torna totalmente invisível online. Até o próprio Firefox alerta você para o fato de que seu empregador ou provedor de serviços de Internet ainda pode ver as páginas que você visita.

O Firefox conta com listas de proteção de rastreamento padrão para garantir a privacidade de seus usuários. Ainda assim, se bloquear o compartilhamento social, publicidade e rastreadores analíticos não for suficiente para que você se sinta seguro online, você pode tirar proveito da lista de proteção de rastreamento estrito. Ao fazer isso, você fará o Firefox bloquear todos os rastreadores existentes.



Observe que ativar o recurso mencionado pode resultar na impossibilidade de acessar certas páginas da web. Com a lista restrita ativada, alguns sites podem funcionar incorretamente.

Como habilitar a Lista de Proteção Estrita no Firefox

Se você decidiu proteger sua privacidade on-line em toda a sua extensão, certifique-se de ativar a lista de proteção estrita fazendo o seguinte:



  • Vá para o menu do Firefox e selecione “Opções”.
  • Clique em “Privacidade”.

opção de privacidade firefox

  • Na janela Privacidade, clique no botão Alterar Lista de Bloqueios localizado no canto inferior direito.

Lista de bloqueio do Firefox



Quando a nova janela Listas de Bloqueio aparecer, marque a opção “Proteção restrita do Disconnect.me…” e confirme as alterações.

E agora?

De agora em diante, você poderá navegar na web muito mais rápido. Nem os anúncios do Google, nem o script do Analytics irão incomodá-lo mais. Você pode ter certeza de que ninguém nem nada pode rastrear os recursos online que você visita. Claro, a grande maioria dos sites que contam com a publicidade como principal fonte de receita desaprova a navegação privada. Seja como for, cabe a você decidir se permite que sites de terceiros vejam seu histórico de navegação ou não.



Se você deseja permitir que um determinado recurso online rastreie sua atividade de navegação, você pode habilitar os rastreadores ajustando algumas configurações de privacidade. Clique no ícone de escudo na barra de endereço e selecione “Desativar proteção para esta sessão”.

Desative a proteção para esta sessão

Se você quiser usar o modo de navegação privada o tempo todo, vá para a seção “Privacidade” novamente e clique em “Nunca lembrar do histórico”. Fazer isso é equivalente a habilitar a navegação privada no Firefox. Ainda assim, se você optar pelo primeiro, não verá aquele ícone de máscara enigmática mencionado no final da primeira seção de nosso artigo.

Depois de fazer as alterações necessárias, reinicie o navegador para que tenham efeito.

Além disso, você pode usar uma VPN para navegar anonimamente e proteger sua privacidade online.

Leia também:

Top