iOS 17.2 adiciona a capacidade de capturar vídeo espacial com os modelos do iPhone 15 Pro para visualização posterior em 3D estereoscópico no fone de ouvido Vision Pro de US$ 3.500 da Apple.
O Vision Pro pode capturar imagens separadamente para cada olho, criando uma ilusão de profundidade ao imitar como nosso cérebro percebe a profundidade. A Apple chama isso de “vídeo espacial”, que é basicamente muito semelhante à imagem 3D estereoscópica.
A empresa disse que as pessoas poderão capturar vídeos espaciais usando seu iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max e visualizá-los no fone de ouvido quando ele for lançado no início de 2024, e agora esse recurso apareceu no software iOS 17.2.
Além disso, a empresa começou a enviar Filmes 3D para o aplicativo de TV e a iTunes Store , marcado com um novo ícone semelhante a um fone de ouvido, para desfrutar no Vision Pro.
Apenas os iPhone 15 Pros podem capturar vídeo espacial, pois as lentes da câmera traseira são espaçadas de uma forma que simula a distância interocular humana.
Essa configuração permite que as câmeras ultra-grande angular e principal capturem imagens separadas para cada olho, mergulhando você em três dimensões quando visualizadas pelo fone de ouvido. Para ativar a captura de vídeo espacial, vá para Configurações > Câmera e ligue o Vídeo espacial para Apple Vision Pro opção em Captura de vídeo .
Você deve capturar imagens espaciais na orientação paisagem.
A descrição do recurso confirma que a captura de vídeo espacial no iPhone 15 Pros está restrita à resolução 1080p e 30 quadros por segundo.
De acordo com 9to5Mac , um minuto de vídeo espacial ocupa cerca de 130 MB de armazenamento. A Apple ainda não definiu um formato de arquivo para fotos e vídeos espaciais.
Você precisará ser paciente antes de experimentar esse recurso porque o iOS 17.2 está atualmente em testes e será lançado publicamente em algumas semanas.
O iOS 17.2 sincronizará a mídia espacial no aplicativo Fotos para facilitar o acesso no Vision Pro. Não está claro se o vídeo espacial poderá ser reproduzido no iPhone, iPad ou Mac de alguma forma.