O iOS 18 traz um novo recurso Tap to Provision que elimina qualquer atrito restante ao adicionar cartões de crédito ou débito à Apple Wallet no iPhone.
Tap to Provision está chegando ao aplicativo Wallet com o lançamento do iOS 18 neste outono, confirmou a Apple. Com a atualização instalada, você pode adicionar um cartão de crédito ou débito habilitado para NFC à Carteira tocando o cartão na parte de trás do seu iPhone.
O anúncio da redação da Apple diz que Tap to Provision só funcionará com cartões “elegíveis”. A empresa não disse quais carros seriam elegíveis, mas você definitivamente precisará de um cartão de crédito ou débito com chip NFC integrado para isso.
Há anos, o aplicativo Wallet oferece suporte ao provisionamento no aplicativo para adicionar rapidamente cartões de outros aplicativos à Wallet. O aplicativo bancário Revolut oferece suporte a esse recurso. Eu uso o Revolut diariamente e adicionar cartões Revolut à Carteira não poderia ser mais simples – basta clicar no botão “Adicionar à Carteira” no Revolut para ignorar o processo manual.
Visa, Mastercard e outros grandes players oferecem suporte ao provisionamento push e no aplicativo. Mas Tap to Provision promete agilizar ainda mais o processo de emissão de cartões para carteiras digitais para o titular do cartão, em vez de adicionar cartões manualmente de dentro da Wallet.
Outra nova opção de pagamento que chegará neste outono é o Tap to Cash. Com ele, você pode “pagar alguém no jantar ou comprar algo em uma liquidação de garagem”, como diz a Apple, simplesmente mantendo seus iPhones juntos, sem compartilhar números de telefone.
Outros recursos de pagamento no iOS 18 incluem ingressos de eventos da Wallet renovados, uso do Apple Pay em navegadores de desktop de terceiros, digitalizando um código QR com seu iPhone e integração da Wallet com recompensas bancárias e pagamentos parcelados.
Os pagamentos sem contato requerem um chip NFC no seu iPhone. A Apple restringiu o NFC do iPhone ao seu próprio aplicativo Wallet e ao Apple Pay, mas isso pode mudar em breve, uma vez que a empresa se comprometeu a permitir que desenvolvedores europeus utilizem o NFC do iPhone.
Isto permitirá que aplicações de terceiros, como o PayPal, forneçam funcionalidades de pagamento sem contacto, embora apenas nos mercados da UE. Reportagem da Reuters que os reguladores antitruste aprovarão a oferta da Apple de abrir a tecnologia do chip NFC.