À medida que as verdades universais vão, você provavelmente terá alguns soluços quando se trata de seu computador e sua conexão Wi-Fi. Você pode estar tentando enviar um e-mail, fazer compras online ou jogar aquele jogo MMO popular. Seja qual for o caso, seu desktop ou laptop continua se desconectando do WiFi e está causando um inconveniente.
Existem várias razões pelas quais o WiFi continua caindo, alguns com correções mais rápidas do que outros. Vamos explorar os mais comuns.
Experimente outros dispositivos – computadores, telefones ou tablets – em sua rede que possam ser testados rapidamente. Você pode até querer tentar exatamente a mesma coisa que estava fazendo. Isso ajudará você a descobrir onde realmente está o problema.
Se você obtiver os mesmos resultados, poderá pelo menos evitar etapas mais localizadas com seu computador - o problema pode estar no roteador/modem.
Por outro lado, se outro dispositivo se conectar bem, é seguro se concentrar na máquina afetada.
Dependendo de quais foram seus resultados anteriores, você pode desenvolver rapidamente uma estratégia. Existem várias abordagens gerais listadas, mas sinta-se à vontade para começar com a que fizer mais sentido.
Essa pode ser a opção menos intrusiva, pois afeta apenas a máquina local. Abra suas configurações de WiFi, normalmente encontradas no canto direito da barra de tarefas. Certifique-se de que está ligado e conectado ao seu hotspot pessoal. Em caso afirmativo, teste a ativação/desativação da conexão. Se você tiver um botão de hardware no teclado ou em um dongle para o wifi, tente ligá-lo e desligá-lo fisicamente também.
Desde o surgimento dos computadores pessoais, tem sido uma abordagem aceitável simplesmente reiniciar a máquina. Muitas vezes, esse remédio realmente funciona.
Certifique-se de salvar todas as tarefas abertas – ou fechar adequadamente qualquer aplicativo que não goste de ser interrompido abruptamente pelo seu sistema operacional.
Ao se aproximar do seu roteador (ou modem), você deverá ver luzes verdes piscando e estáveis. No entanto, se você descobrir luzes laranja ou vermelhas – piscando ou não – é sinal de que algo está errado.
Redefinir seu roteador/modem é tão simples quanto apertar um botão na parte de trás. Pode haver um botão de reinicialização ou pode ser uma questão de desligar a energia por alguns segundos. De qualquer forma, o dispositivo será redefinido e suas conexões serão restabelecidas.
Se você estiver usando uma máquina com Windows 10 (ou qualquer versão do Windows), talvez esteja familiarizado com a necessidade de drivers de dispositivo. Cada dispositivo em um computador Windows requer um driver. Se o referido driver estiver corrompido ou não for a versão mais recente, os problemas podem ocorrer (e provavelmente ocorrerão).
Antes de começar, você ainda precisará de uma conexão com a Internet. Isso pode ser feito conectando diretamente um cabo ethernet (RJ45) do seu computador ao roteador. No entanto, esta é apenas uma solução temporária, pois o objetivo é atualizar o driver e fazer o WiFi funcionar novamente.
Atualizar um driver nem sempre é uma tarefa simples. Claro, o Windows pode procurar por um - mas mantenha os dedos cruzados.
Não se preocupe se o Windows não encontrar um. Ainda existem outras opções.
Isso é uma questão de entender o que você está procurando. Ajuda saber o fabricante, mas detalhes mais sutis (como números de modelo/série) provavelmente serão necessários. Isso envolve uma pesquisa no site do fabricante do dispositivo.
Se você encontrar uma correspondência, o driver pode ser baixado e instalado. Se tudo correu bem, você deve estar novamente online.
A instalação de uma solução automatizada como o Driver Support pode aliviar o fardo de manter os drivers do dispositivo atualizados. Desde 1996, os consumidores desfrutam da facilidade de uso deste software. Basta instalar e deixar o Driver Support fazer o seu trabalho.
Claro, não é apenas sobre Wi-Fi. Todos os dispositivos normalmente requerem drivers. Eventualmente, todos os drivers precisam ser atualizados. É sua escolha como abordar essa necessidade - da maneira mais fácil ou mais difícil.
Existem outras possibilidades. Alguns envolvem cavar em várias configurações do O/S. Outros estão relacionados a problemas de modem ou roteador. Problemas envolvendo hardware ou ISP normalmente requerem a assistência de um técnico.
Muitas vezes vemos drivers desatualizados ou corrompidos como os culpados. Execute o Driver Support e risque esse problema da lista. O tempo que você economiza pode ser gasto em coisas mais produtivas – ou divertidas.