Você vai viajar para fora da Europa em breve? Nesse caso, você terá que retornar após 30 dias para receber as versões mais recentes dos aplicativos baixados de lojas de aplicativos de terceiros.
As últimas mudanças comerciais da Apple, parte da sua conformidade com a Lei dos Mercados Digitais da União Europeia (UE), irão incomodar os viajantes frequentes na região, a menos que optem por continuar a descarregar as suas aplicações exclusivamente na App Store.
Página de suporte da Apple sobre mercados de aplicativos alternativos na UE afirma que os mercados de terceiros deixarão de funcionar se você sair da UE por mais de 30 dias.
Os aplicativos que você instalou anteriormente em lojas de aplicativos alternativas continuarão funcionando normalmente, mas não serão atualizados automaticamente após 30 dias.
Você pode continuar usando mercados de aplicativos alternativos para gerenciar aplicativos instalados anteriormente, mas como a Apple explica, “você deve estar na UE para instalar mercados de aplicativos alternativos e novos aplicativos de mercados de aplicativos alternativos”.
A versão anterior deste documento de suporte usava uma redação um pouco ambígua, confundindo as pessoas. Afirmou que as pessoas que saíssem da UE “para viagens de curta duração” “perderiam o acesso a alguns recursos” sem especificar o limite.
“Se você ficar fora por muito tempo, perderá o acesso a alguns recursos, incluindo a instalação de novos mercados de aplicativos alternativos”, dizia a página originalmente. Mas a Apple agora o atualizou com informações esclarecendo quanto tempo realmente é “muito longo”.
O sideload e os mercados de terceiros são restritos a pessoas que vivem em um dos 27 países membros que compõem a UE. Você não pode instalar mercados alternativos, a menos que seu iPhone esteja executando iOS 17.4 ou posterior, você esteja fisicamente localizado na UE e a região do seu ID Apple esteja definida como um dos países da UE.
Vários mercados de aplicativos serão lançados em iPhones na UE, incluindo a loja de aplicativos empresariais Mobivention em março e Loja Setapp Mobile da MacPaw em abril .
A Epic deveria trazer sua loja de jogos para o iPhone mas não o fará porque a Apple revogou sua licença de desenvolvedor na UE. Pelo menos a Epic ainda poderá levar Fortnite aos jogadores na UE através de uma das lojas de aplicativos alternativas.
Alguns recursos da plataforma não são suportados em aplicativos baixados de lojas de aplicativos alternativas, incluindo restrições de compra no aplicativo em tempo de tela, compartilhamento de compra via Family Sharing e Ask to Buy. Além disso, a Apple não fornece assistência para problemas encontrados em aplicativos baixados de mercados alternativos.