macOS 14.1 traz um daemon de detecção de líquidos para Mac limitado a análises, por enquanto

Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas





O macOS Sonoma pode detectar líquidos nas portas USB-C do seu Mac que podem causar danos não cobertos pela garantia padrão do fabricante de 1 ano da Apple.



 Lado esquerdo do MacBook Pro com portas MagSafe e USB-C
Seu Mac pode detectar líquidos em suas portas USB-C |

Documento de suporte da Apple publicado em julho de 2023 observa que “os atuais laptops Mac e alguns teclados com e sem fio da Apple têm indicadores de contato com líquidos para ajudar a determinar se esses produtos foram expostos a líquidos”. Se assim for, estes indicadores sob a forma de pequenos autocolantes brancos ficam permanentemente vermelhos.

Danos líquidos estão entre os coisas não cobertas pela garantia de 1 ano da Apple , tornando esta uma descoberta potencialmente importante do ponto de vista do reparo. Somente a garantia estendida AppleCare+ adiciona proteção ilimitada contra danos acidentais.

Seu Mac agora pode detectar danos causados ​​​​pela água nas portas USB-C

9to5Mac descobriu um novo daemon de sistema no código do macOS Sonoma 14.1, chamado “liquiddetectiond”. O site observa que esse daemon é executado em segundo plano, coletando dados de detecção de líquidos de cada porta USB-C do seu Mac.



9to5Mac suspeita que os dados coletados sejam usados ​​para análise, especulando que a Apple e seus técnicos podem usá-los para determinar se um Mac é elegível para reparo gratuito. O daemon em questão não está associado a recursos do usuário final, afirma.

Filipe Espósito, 9to5Mac :

Embora a Apple possa eventualmente implementar um alerta semelhante ao que já existe no iOS, parece mais provável que os dados coletados por este daemon sejam usados ​​para que os técnicos determinem se um Mac é elegível para reparo gratuito.



O site não tem certeza se o daemon “liquiddetectiond” funciona em qualquer Mac com macOS Sonoma 14.1 ou posterior ou está restrito aos Macs M3 mais recentes. “

Detectando danos líquidos no iPhone

No iPhone e no iPad, a Apple usa sensores especiais na porta Lightning que informam um processo do sistema conhecido como Liquid Detection and Corrosion Mitigation Daemon quando líquido é detectado no conector. Este processo em segundo plano também exibe um aviso instruindo o usuário a desconectar o cabo de carregamento para evitar danos.

“Deixe a conexão secar”, diz o alerta. “Isso pode levar várias horas.” Siga nossas dicas para outros etapas após receber um aviso sobre danos causados ​​​​pela água .



Os sensores de líquidos ficam vermelhos quando em contato com líquidos. Eles são visíveis a olho nu, permitindo que os técnicos de serviço determinem a elegibilidade do seu dispositivo para reparo gratuito. O recurso de detecção de líquido existe no iPhone e iPad desde o iOS 10 .

Danos líquidos podem causar todos os tipos de perigos, incluindo curto-circuito na bateria, o que pode causar incêndio ou riscos químicos. Indicadores de contato líquido também podem ser incorporados no slot da bandeja do SIM. A localização deles varia dependendo do modelo do seu iPhone, conforme a Apple explica em outro documento de suporte .



Top