Os próximos computadores Mac com chip M4 da Apple poderão dobrar a RAM básica de 8 para 16 GB, economizando US$ 200 em custos de atualização.
Mark Gurman relatou sobre Bloomberg que a Apple está testando quatro novos computadores Mac inéditos com chips M4. Todos os modelos supostamente vêm com 16 GB ou 32 GB de memória unificada. Não, a Apple não se tornou um Bom Samaritano. Os requisitos mínimos de sistema para Apple Intelligence incluem oito gigabytes de RAM, mas isso é apenas para os recursos de IA. Seu Mac também precisa de RAM para executar o software e os aplicativos do sistema operacional, daí a necessidade repentina de dobrar a RAM base nos Macs.
Isto é apenas um boato, mas Mark Gurman geralmente está correto. Espera-se que a Apple revele novos telefones, relógios e fones de ouvido em 10 de setembro. No entanto, novos Macs equipados com chips M4 devem ser revelados em um evento separado em outubro.
Qualquer pessoa que considere 8 GB de RAM inadequados precisa pagar pelo menos US$ 200 por uma atualização de RAM da Apple porque a empresa solda a RAM, evitando futuras atualizações. Esse é especialmente o caso dos Macs de silício da Apple (modelos lançados a partir de 2020) porque a RAM é soldada diretamente a um sistema em um chip que compreende CPU, GPU e outros componentes.
Todos os modelos básicos de computadores de consumo da Apple, como MacBook Air, MacBook Pro, iMac e Mac mini, estão equipados com apenas oito gigabytes de RAM (isso exclui configurações mais caras e sistemas profissionais como Mac Studio e Mac Pro). A lógica é que os sistemas operacionais e software da Apple precisam de menos RAM para funcionar sem problemas do que o Windows, porque a Apple fabrica hardware e software, o que otimiza tudo para funcionar com mais eficiência.
Este é o mesmo velho argumento cansativo de 20 anos atrás, mas não acredito mais nele. Pode ter sido tecnicamente verdade antes, mas não é mais – o macOS e o Windows agora estão muito bem otimizados em relação aos requisitos de RAM. Tal explicação em 2024 soa como uma desculpa esfarrapada que o departamento de relações públicas da Apple criaria como ponto de discussão contra as alegações de que a RAM é uma das maneiras pelas quais a Apple engana seus clientes.
Também é o que você faz no seu computador que importa em termos de RAM. As pessoas usam navegadores da web com dezenas de guias abertas, clientes de e-mail e bate-papo, software de produtividade e criatividade e tudo o mais, muitas vezes, tudo de uma vez. E então eles abrem documentos enormes, fotografias gigapixels e vídeos 4K HDR para editar, etc. Todos esses ativos contribuem muito para o desgaste da RAM, além do sistema operacional e dos aplicativos.