As melhores peças energeticamente eficientes para um PC

Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas





Quer você compre um computador de prateleira para navegar na Web, para alimentar seu escritório em casa ou para entreter toda a família com a mais recente tecnologia em jogos de computador, você deseja obter o melhor sistema pelo seu dinheiro. Alcançar o melhor retorno para seu investimento em computação inclui não apenas o custo inicial de seu hardware e software, mas também a despesa contínua de manter seu sistema funcionando.



Ao considerar quais componentes incluir em seu sistema, uma consideração primária para usuários de computador ambientalmente conscientes é o consumo total de energia. Isso não afeta apenas sua conta mensal de energia elétrica, mas quando você pensa nos milhares de computadores em uso em todo o mundo, o consumo combinado de energia pode ter um efeito considerável em sua pegada de carbono.

Quais são suas melhores diretrizes para montar e usar um PC com eficiência energética? Como você seleciona as melhores peças para manter seu sistema com alto desempenho sem esgotar a rede elétrica? Leia mais para descobrir.



Como encontrar as peças mais eficientes em termos energéticos

Felizmente, a maioria das peças de computador agora vem com suas classificações de energia claramente indicadas, permitindo que você identifique os modelos mais eficientes em termos de energia. RAM, processadores, placas gráficas e unidades de armazenamento fornecem consumo de potência para permitir que os fabricantes de computadores calculem a energia total que será necessária para o sistema.

Seus monitores de computador são fornecidos com classificações Energy Star que informam exatamente quais serão suas necessidades de energia ao longo do tempo, medidas em quilowatts-hora por ano (kWh/ano). Isso é influenciado pelo tamanho da tela, resolução e tipo de construção do monitor (LCD, LED, etc).



Obviamente, se o seu sistema incluir vários monitores para uso comercial ou de jogos, você precisará considerar o consumo de energia combinado ao avaliar a eficiência energética do seu sistema. A seleção de monitores que oferecem o melhor desempenho visual, mas exigem a menor quantidade de energia é um ato de equilíbrio que você precisa considerar ao escolher seus monitores.

Os laptops, é claro, geralmente são pré-montados com componentes que limitam sua escolha de monitores, com exceção do tamanho da tela. Ainda há considerações relacionadas ao consumo total de energia:

  • Armazenamento SSD vs. HDD
  • Tamanho da tela
  • Potência do processador
  • RAM do sistema instalada
  • Processadores gráficos e RAM associada

A seleção de um laptop com o recurso de que você precisa ainda pode incluir a eficiência energética como um fator, escolhendo as opções certas com cuidado.



Mesmo laptops de jogos de alta potência variam em utilização de energia, tornando sua escolha de sistemas importante ao buscar a combinação certa de poder de computação e eficiência energética.



Quais são as partes mais importantes para a eficiência energética?

Uma de suas principais preocupações com o consumo de energia é o coração do uso de energia do computador – sua fonte de alimentação.

Fonte de energia

Escolher sua fonte de alimentação ao construir um sistema pode ser um processo complicado. Você deve considerar a eficiência da própria fonte de alimentação e a energia que ela deve fornecer a cada componente do sistema.



Os componentes incluídos em seu sistema determinarão a fonte de alimentação necessária para manter tudo funcionando de maneira confiável. Concentrando-se nas peças com maior eficiência energética disponíveis para o seu PC, você pode limitar a potência da fonte de alimentação necessária.



Mesmo ao comparar fontes de alimentação, existem fatores adicionais que você deve considerar além da capacidade de potência:

  • Resfriamento interno ou externo – algumas fontes de alimentação incluem ventiladores integrados para resfriamento, enquanto outros contam com ventiladores externos para operação de resfriamento.
  • Eficiência da fonte de alimentação – a maioria das fontes de alimentação no mercado funciona com aproximadamente 70% de eficiência. Ao migrar para fontes de alimentação mais sofisticadas com 90% de eficiência ou mais, você pode reduzir seu consumo de energia. Certifique-se de levar em conta a saída máxima de energia que seu sistema precisará quando estiver funcionando com potência máxima. Isso é consideravelmente diferente de quando seu computador está ocioso.
  • Componentes de baixa potência alojados em seu sistema irão gerar cargas reduzidas em sua fonte de alimentação, maximizando a eficiência energética.

A incorporação de vários componentes de baixo consumo de energia em seu sistema resultará em uma redução considerável em seus requisitos totais de energia.

Processador/CPU

Escolher a placa-mãe que funciona melhor para o seu sistema é uma decisão crítica na construção do seu computador. Isso depende do tamanho do gabinete para sua compilação, do processador que você planeja instalar e dos componentes que pretende incorporar em seu sistema.

Processadores e placas-mãe estão disponíveis em várias capacidades e níveis de desempenho e com vários requisitos de energia. Sua primeira escolha está na CPU que dará ao seu sistema o poder de computação necessário para executar as tarefas que você planejou – jogos, edição de vídeo, produção musical e muito mais. Depois de selecionar sua CPU, você pode procurar a placa-mãe mais eficiente em termos de energia que acomodará o processador.

Observe que existem várias CPUs e placas-mãe que podem ser boas candidatas para o seu sistema. Alguns já vêm pré-montados com o processador instalado na placa-mãe, simplificando o processo de construção.

RAM

A memória de acesso aleatório (RAM) vem em vários tamanhos e é um dos fatores mais importantes na execução de seus aplicativos e jogos em seus níveis mais altos de desempenho.

A RAM por si só não é um grande consumidor de energia, consumindo cerca de 1-4 watts, dependendo da atividade do sistema (menos quando ocioso, mais quando executado em carga total). Como esse não é um problema importante para a classificação de energia do seu sistema, talvez seja melhor se concentrar em uma fonte de alimentação eficiente em vez de gastar muito tempo pesquisando a eficiência da RAM.

Armazenar

O armazenamento em disco é uma das suas maiores oportunidades para construir um sistema de alto desempenho e eficiência energética. A tecnologia mais antiga usada nos HDDs consome consideravelmente mais energia do que os SSDs e também é muito mais lenta. Sua economia geral de energia do armazenamento SSD depende de quanta atividade está presente em seu sistema – quanto mais você acessa as unidades, mais energia economiza com o uso de SSD. Além de maior desempenho e menor consumo de energia, os SSDs também ocupam muito menos espaço no seu gabinete.

Resfriamento - seu gabinete e ventiladores

Construir um computador de alta potência requer que você mantenha os componentes resfriados o suficiente para evitar danos aos componentes geradores de calor. Processadores, placas gráficas e outros componentes criam calor suficiente para exigir ventiladores que os impedem de superaquecer. Alguns gabinetes vêm com ventiladores integrados – unidades únicas ou múltiplas, dependendo das necessidades do seu sistema. Quanto mais ventiladores você tiver funcionando, mais energia será consumida. Existem casos que não possuem ventilador, mas podem não ser aplicáveis ​​a todos os sistemas.

Placas Gráficas

Especialmente se você planeja usar seu novo sistema para jogos ou aplicativos com gráficos intensos, sua placa gráfica será um componente principal do seu computador.

Placas gráficas de líderes do setor, como Nvidia e MSI, fornecerão o poder de jogo e a eficiência energética que você precisa para obter a melhor combinação de desempenho e consumo de energia.

Opções Técnicas para Eficiência Energética

Se você quiser se aprofundar no consumo de energia do seu sistema, existem maneiras adicionais de modificar seu sistema finalizado para economizar energia de forma consistente:

  • Algumas placas Intel podem ser modificadas em seu BIOS ou UEFI para alterar seus estados de energia. Isso inclui ativar o modo ECO ou o modo de baixo consumo, o que reduz a energia usada pelo sistema.
  • Undervolting pode ser usado para aumentar a vida útil da bateria em alguns dispositivos e diminuir o calor, consumindo menos energia.

Observação: tenha muito cuidado ao tentar essas opções técnicas para aumentar a eficiência energética do seu sistema. A execução dessas operações incorretamente pode causar instabilidade e outros problemas no computador.

PCs de eficiência energética prontos para uso

Se você está procurando um computador ecologicamente correto, mas não tem formação técnica ou desejo de construir o seu próprio, você tem alternativas. Existem sistemas prontamente disponíveis onde os construtores fizeram um esforço conjunto para fornecer computadores que são energeticamente eficientes com componentes cuidadosamente selecionados. Isso não apenas poupa o trabalho e a lição de casa de construir seu próprio sistema, mas também garante um sistema pronto para uso sem a frustração potencial de fazer com que todos os seus componentes vivam em harmonia.

Lembre-se de que existem maneiras adicionais de economizar eletricidade e se tornar mais ambientalmente consciente com qualquer computador - até mesmo o gigante dos jogos que consome mais energia:

  • Desligue-o quando não estiver em uso por longos períodos - mesmo quando você estiver fora do trabalho durante o dia
  • Desligue monitores, impressoras ou outros periféricos que não sejam necessários. Mesmo quando ociosos, eles estão usando eletricidade
  • Ative todas as configurações de energia disponíveis para você, como o modo de suspensão para unidades de armazenamento e monitores
  • Se você estiver viajando ou indo embora no fim de semana, desligue – e desconecte – seu computador. Mesmo quando desligado, seu sistema usa eletricidade.

Lembre-se de seus motoristas

Manter seu novo sistema funcionando com eficiência também é maximizado ao manter seu sistema operacional e drivers atualizados. Especialmente ao construir um novo sistema, é bem provável que os drivers que acompanham seus componentes tenham sido atualizados pelo fabricante desde que os dispositivos foram empacotados e enviados. Trazer a corrente do seu sistema garantirá uma operação eficiente.

Top