Muitas pessoas que consideram o jailbreak do iPhone próximo e querido em seus corações se lembram da sensação de tristeza que sentiram quando a Apple anunciado que o iOS 17 não funcionaria no iPhone X e em dispositivos mais antigos. Esta decisão acabou efectivamente com a utilização do verificarm8 explorar para desbloquear qualquer firmware do iPhone mais recente que o iOS 16.
Apesar disso, a equipe de desenvolvimento do palera1n continuou a adicionar suporte para jailbreak de um subconjunto muito pequeno de iPads vulneráveis ao checkm8 que ainda executam o iPadOS 17. Esses incluem:
Infelizmente, novos rumores estão circulando de que a próxima atualização do iPadOS 18 da Apple pode abandonar o suporte para os iPads mencionados acima, encerrando efetivamente o uso da exploração checkm8 para desbloquear o firmware do iPad mais recente que o iPadOS 17.
De acordo com uma postagem compartilhado por MacRumores , o boato começou com uma postagem compartilhada no X (antigo Twitter) por um usuário com “histórico comprovado”. Logo depois de saber do boato, o desenvolvedor iOS e balde1n contribuidor do jailbreak @itsnebulalol compartilhado a seguinte postagem para X:
Se o boato for verdade, então R.I.P. Jailbreaks baseados em checkm8, de fato…
O primeiro jailbreak checkm8 estreou como checkra1n e originalmente começou com suporte para iOS 12 no iPhone X e versões anteriores. Depois de um tempo, o verificação1n O jailbreak parou de receber atualizações e a equipe palera1n lançou o jailbreak palera1n com suporte para iOS e iPadOS 15 e posteriores em dispositivos vulneráveis ao checkm8.
Embora a exploração checkm8 seja uma exploração de bootrom baseada em hardware que não pode ser corrigida, a Apple pode parar de fornecer atualizações de software aos dispositivos afetados. Isto significa que embora esses dispositivos possam ser desbloqueado por toda a vida, eles serão incapazes de executar o firmware mais recente, o que pode levar muitas pessoas a abandonar os dispositivos mais antigos e atualizar para os mais novos.
A Apple, inquestionavelmente, não quer nada mais do que abandonar os dispositivos checkm8 para sempre, já que o exploit checkm8 é um espinho no lado da empresa . A Apple continua a reforçar a segurança dos dispositivos não apenas a cada lançamento importante de hardware, mas também a cada atualização de software – não importa quão grande ou pequena. Na verdade, nós apenas recentemente obtivemos nosso primeiro jailbreak para dispositivos A12+ rodando iOS 16.
Embora certamente esperemos que esses dispositivos suportem pelo menos mais uma geração de atualizações de firmware, o fato é que a Apple quer enterrar o checkm8 de uma vez por todas para que a empresa possa seguir em frente. Resta saber se algum dia veremos outra exploração tão poderosa quanto o checkm8, já que explorações de bootrom como essa surgem apenas uma vez na lua azul.
Você ficaria chateado se a Apple encerrasse o suporte para iPads vulneráveis ao checkm8 a partir do iPadOS 18? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo.