O Google optou por ver como toda a computação espacial funciona antes de se comprometer a desenvolver um aplicativo nativo do YouTube para o fone de ouvido Vision Pro da Apple.
“Estamos entusiasmados com o lançamento do Vision Pro e o apoiamos, garantindo que os usuários do YouTube tenham uma ótima experiência no Safari”, disse o Google em comunicado ao A beira .
“Não temos planos específicos para compartilhar neste momento”, continuou a empresa, acrescentando que podemos “confirmar que um aplicativo Vision Pro está em nosso roteiro”.
O texto da declaração sugere que o gigante das buscas pode fornecer um aplicativo nativo do YouTube para Vision Pro em algum momento, mas esse dia não é hoje. Além disso, chamar a experiência do YouTube no Safari no Vision Pro de “ótima” é, hum, um exagero.
A experiência é desajeitada, para dizer o mínimo. Você deve iniciar o Safari na tela inicial, olhar o campo URL e usar o ditado para soletrar o endereço youtube.com.
Uma vez lá, navegar no site é um desafio em comparação com a mudança de seções e a escolha de conteúdo em aplicativos de vídeo nativos para Vision Pro, como Disney+.
Além disso, vídeos em 360 graus e vídeos em 3D estereoscópico estão disponíveis apenas no aplicativo oficial e não podem ser acessados via youtube.com.
Isso ocorre porque o Safari não oferece suporte a WebXR, novas APIs que os aplicativos da web usam para acessar recursos de AR e VR em fones de ouvido como a série Oculus, Google Cardboard, etc.
A boa notícia é que a Apple confirmou que está trabalhando para adicionar suporte WebXR ao Safari, mas isso não desbloqueará necessariamente os vídeos 360 e 3D do YouTube no Vision Pro.
Isso ocorre porque o WebXR atualmente não permite que os aplicativos da web aproveitem ao máximo “o poder, o desempenho e os recursos de interação do Apple Vision Pro e do visionOS”. Isso pode mudar no futuro, já que a Apple contribui para o WebXR.
“Temos contribuído ativamente para os padrões da web W3C, incluindo WebXR – por exemplo, propondo padrões de interação que protegem a privacidade dos usuários”, disse a empresa de Cupertino ao The Verge. “Continuaremos a trabalhar com a comunidade para ajudar a oferecer excelentes experiências de computação espacial através da web.”
Se você estiver se sentindo aventureiro, poderá ativar o suporte experimental WebXR no Safari no visionOS (o desenvolvedor Professor Michael Gold compartilhou as etapas em X ):
Agora você pode sair do aplicativo Configurações, voltar para o Safari e visitar um site que usa WebXR para oferecer experiências de AR e VR em um navegador.
Como habilitar WebXR no Vision Pro pic.twitter.com/knE3oca9rD
-Michael Gold (@michaelgold) 3 de fevereiro de 2024
Se uma página habilitada para WebXR exibisse anteriormente uma mensagem de erro, ela poder agora funciona, a menos que exija um controlador ou gamepad AR/VR dedicado. Novamente, ativar os sinalizadores de recursos acima não permitirá que você assista aos vídeos 360 e 3D do YouTube no Vision Pro.
A única alternativa do YouTube ao Safari no visionOS é Juno, um aplicativo YouTube Vision Pro não oficial da Apollo para o desenvolvedor do Reddit, Christian Selig. Embora o Juno funcione bem, nem todos os recursos são suportados e você não pode assistir a vídeos em 360 e 3D.
Um aplicativo oficial do YouTube do Google proporcionaria, sem dúvida, a melhor experiência. Infelizmente, você não consegue nem executar o aplicativo existente do YouTube para iPad. Se o Google trouxesse o YouTube para o Vision Pro, certamente não seguiria o caminho mais fácil e permitiria que as pessoas executassem um aplicativo não otimizado com uma interface 2D.
Os aplicativos para iPad carecem de recursos envolventes que apenas os aplicativos nativos podem oferecer, então a decisão do Google é compreensível, mesmo que você discorde totalmente dela.
Comprometer-se com uma plataforma totalmente nova é uma grande tarefa para um grande desenvolvedor. Você precisa ter uma visão de longo prazo, onde a criação de um aplicativo nativo é apenas uma peça do quebra-cabeça.
Depois que seu aplicativo estiver disponível, seu trabalho estará longe de terminar. Você precisa manter o aplicativo com atualizações regulares e implementar novos recursos de plataforma que a Apple inevitavelmente adicionará ao visionOS ao longo do tempo. E de todos os grandes desenvolvedores, o Google é conhecido por levar anos para oferecer suporte aos recursos mais recentes da plataforma Apple em seus aplicativos.
Outro fator importante que contribuiu para a decisão do Google é o fato de que ninguém tentou vender um computador facial por US$ 3.500. O sucesso do Vision Pro está longe de ser garantido e não está claro se existe um mercado viável para este produto que possa se sustentar.
Com tudo dito e feito, não estou surpreso que o Google tenha optado por ficar à margem e ver como toda a computação espacial funciona.