Se você acompanhou o jailbreak no ano passado, sem dúvida já ouviu falar sobre o ChinaA15 fuga de presos. Já existia muito antes Dopamina era e suportava dispositivos iOS e iPadOS 15.0-15.1.1, mas usava métodos indiscutivelmente hacky para manter uma experiência de usuário semelhante à root, o que acabou rendendo a descontinuação na comunidade devido à mudança da comunidade com força total para sem raízes .
Mas as coisas parecem estar mudando para melhor neste fim de semana, como o desenvolvedor do XinaA15, Zhu Xinlang ( @xina520 ) lançou a versão 2 do XinaA15 isso parece ser um tipo completamente diferente de jailbreak. Postagens compartilhadas no X (antigo Twitter) na manhã de domingo por ambos Xinlang e Lars Fröder, principal desenvolvedor de dopamina ( @opa334dev ) revelam mais sobre o novo projeto XinaA15 v2.
Ao que parece, XinaA15 faz uso do método de Linus Henze Fugu15 Jailbreak de desenvolvedor rootful, que foi divulgado pouco antes da saída de Henze da comunidade de jailbreak e arquivo de repositório , exceto que ele faz uso de certas técnicas que o jailbreak Dopamine de código aberto também usa para torná-lo um jailbreak compatível com rootless.
Especificamente, Fröder diz que as técnicas que o XinaA15 v2 e a Dopamina usam são as montagens de ligação /usr/lib para corrigir o dyld, mas todo o resto utilizado pelo XinaA15 v2 parece ser baseado no jailbreak Fugu15 Rootful.
XinaA15 v2 também parece fazer uso de kfd vulnerabilidades baseadas em exploração e, como faz uso do Fugu15, suporta iOS e iPadOS 15.0-15.4.1, que é um avanço em relação ao suporte anterior para iOS e iPadOS 15.0-15.1.1 do XinaA15 v1 original.
É interessante que Xinlang tenha seguido essa direção com o XinaA15 v2, já que o jailbreak Fugu15 Rootless de Henze já estava disponível e já era sem raiz por natureza, mas pode-se dizer que o uso do Fugu15 Rootful e muitas de suas técnicas torna o XinaA15 v2 único em relação ao jailbreak Dopamine existente.
Até agora, os primeiros usuários elogiaram o XinaA15 v2 por suas capacidades. Fröder disse que embora o XinaA15 original fosse uma colcha de retalhos um tanto desajeitada, a v2 é completamente diferente, pois suporta adequadamente ajustes de jailbreak .
Além do mais, o XinaA15 v2 vem com o Sileo aplicativo gerenciador de pacotes em vez de Saily , que muitos usuários irão apreciar. O Saily é instalado junto com o Sileo, mas pode ser removido pelo usuário após o fato. Quanto à injeção de ajustes, o XinaA15 v2 usa CoolStar libhooker em vez de todos Elle Kit .
Pelo menos um Redditor tem reivindicado que a implementação libhooker do XinaA15 v2 reduz o uso de memória quando comparada à Dopamina, no entanto o problema do Spinlock Timeout Panic ainda é um problema e parece ser menos perceptível na Dopamina do que no XinaA15 v2. Para quem não sabe, um Spinlock Timeout Panic causa uma tela rosa e reinicia sem motivo aparente.
Como muitos de nós pensamos que provavelmente nunca mais ouviríamos falar do jailbreak do XinaA15, a notícia de hoje é uma surpresa agradável que nos lembra que as pessoas ainda estão por aí procurando maneiras de hackear e explorar iPhones e iPads, apesar das tentativas da Apple de impedir desbloqueio . Embora não seja um jailbreak do iOS ou iPadOS 16, é um passo à frente de onde estávamos anteriormente.
Será interessante ver como o projeto XinaA15 v2 se sai em relação à Dopamina, já que os dois jailbreaks suportam praticamente o mesmo firmware. A versão atual do XinaA15 v2 no momento em que este livro foi escrito pode ser obtida de um link compartilhado na postagem do desenvolvedor no X .
Você planeja experimentar o novo jailbreak XinaA15 v2 ou manterá a instalação do Dopamine? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo.