O que é desfragmentação e você ainda deve fazê-lo? Desfragmentar seu computador significa reorganizar os dados em seu disco rígido para melhorar o tempo de acesso.
Enquanto você usa seu computador, os dados são constantemente gravados – e lidos – na unidade. Com o tempo, os dados ficam fragmentados à medida que o sistema de arquivos armazena os dados em diferentes locais da unidade. É por isso que as unidades de disco precisam ser desfragmentadas.
Unidades de disco físicas são equipamentos eletromecânicos. Isso significa que eles são dispositivos mecânicos operados eletricamente. Uma unidade de disco típica se parece com isso:
Como você vê acima, o Spindle gira o Drive, permitindo que o Recording Head acesse as diferentes faixas do Platter. O Platter é como são chamadas as placas legíveis/graváveis que compõem o disco total.
Ao desfragmentar a unidade, nós literalmente movemos os dados para arranjos mais lógicos, armazenando os dados reais bytes em locais (chamados clusters) que fazem mais sentido para o sistema de acionamento. Dessa forma, quando o cabeçote de gravação precisa acessar um arquivo que usa vários clusters, ele o faz com o mínimo de operações possível.
Obviamente, isso melhora o desempenho do acesso à unidade, o que acelera o seu PC.
Embora os sistemas operacionais modernos tenham melhorado muito seu desempenho, eles ainda estão sendo executados no hardware do sistema físico de que todos os PCs precisam. Portanto, você ainda precisa desfragmentar o sistema da unidade de tempos em tempos.
Ao fazer isso, você recria a tabela de alocação de arquivos (FAT) que o sistema operacional usa para executar o PC.
O Windows 10 foi lançado em 2015 e desde então substituiu o Windows 7 como o sistema operacional mais usado. Atualmente, mais de 700 milhões de dispositivos são executados no Windows 10 globalmente (em janeiro de 2019).
Cada iteração do Windows melhorou as tarefas de manutenção automática exigidas pelo seu PC. No Windows 7, a Verificação de Disco e a Desfragmentação foram agendadas automaticamente para você pelo Windows. Isso também vale para o Windows 10.
Você ainda pode desfragmentar manualmente sua unidade ou, se cancelou a tarefa agendada, pode querer configurá-la novamente. Você pode ver como fazer isso nas etapas abaixo.
Para verificar se o Windows está desfragmentando sua unidade regularmente, primeiro pressione o botão Windows e digite desfragmentar.
Você pode selecionar Desfragmentar e otimizar unidades nos resultados da pesquisa.
Dica legal : O Windows 10 otimizou o Menu Iniciar para pesquisa. Então, ao invés de ter que clicar nas opções (como no Windows 7), você pode simplesmente apertar a tecla Windows e começar a digitar o nome do aplicativo ou programa que você está procurando.
A tecla Windows é o botão com os quatro quadrados, geralmente localizados entre Ctrl e Alt:
Selecionar o aplicativo Desfragmentar e otimizar unidades abrirá a janela de otimização de unidade do Windows 10.
A partir da imagem acima, você pode observar o seguinte.
A coluna tipo de mídia informará se a unidade requer desfragmentação ou não.
A lista incluirá todas as unidades externas conectadas ao seu PC. Eles também podem ser Otimizados ou Desfragmentados, dependendo do tipo.
Antes de uma unidade de disco ser desfragmentada, ela é analisada primeiro pelo aplicativo. Durante esse processo, o aplicativo verificará os arquivos armazenados na unidade e qual é sua distribuição na unidade de disco. Com base neste teste, permitirá otimizar (incluindo desfragmentar) a unidade de disco.
Após a análise da unidade, você pode iniciar o processo de desfragmentação – se necessário.
Na seção Agendar manutenção, você pode ver se a desfragmentação e a otimização da unidade estão agendadas ou não.
Para sua tranquilidade, é recomendável que a configuração Agenda esteja ativada. Clicar no botão Alterar configurações permitirá que você altere as configurações.
Parte da boa manutenção do PC é verificar regularmente o seu sistema quanto a problemas relacionados ao desempenho. Agendar essas tarefas economizará tempo e esforço, além de garantir que seu PC tenha o melhor desempenho em todos os momentos.
Um aplicativo que pode ajudá-lo a conseguir isso é Suporte ao motorista . O software catalogará o hardware do seu PC e verificará se você tem os drivers mais recentes e corretos instalados. Drivers desatualizados podem causar problemas de desempenho, às vezes até causando um comportamento inesperado de um dispositivo.
Ao usar o Driver Support, você garantirá que apenas os drivers OEM (Original Equipment Manufacturers) sejam usados em seu sistema. O Suporte ao Driver ajuda você baixando e instalando todos os drivers que seu hardware precisa, para você. Assuma o controle da manutenção e do desempenho do seu PC hoje e