O suposto novo sistema operacional da Apple, chamado “homeOS”, parece estar em desenvolvimento, mas ainda não há informações sobre quando será lançado.
tvOS 17.4, a próxima atualização do sistema operacional da Apple TV atualmente em teste, faz referência a “homeOS”, conforme descoberto por Aaron Perris em MacRumores . O próprio nome sugere que “homeOS” poderia turbinar a estratégia de casa inteligente da Apple.
A Apple pode estar desenvolvendo um HomePod com tela sensível ao toque na parte superior do dispositivo para competir com o Echo Show da Amazon, o Portal da Meta e o Nest Hub do Google.
Outro boato pede uma Display inteligente semelhante ao iPad equipado com uma câmera FaceTime , montado em um braço robótico que giraria para seguir a pessoa na sala.
O “homeOS” poderia alimentar esses rumores de aparelhos? Se você precisar de mais provas de que “homeOS” pode ser real, não procure além dos anúncios de emprego anteriores da Apple.
Em junho de 2021 , listou cargos para engenheiros de software na equipe da Apple Music que exigiam experiência com iOS, watchOS, tvOS e “homeOS”. A mesma referência apareceu novamente em uma lista de empregos da Apple publicada em novembro de 2021.
Então, aqui estamos, três anos depois e uma referência “homeOS” aparece no código do tvOS 17. Pode não ser nada, mas neste momento parece cada vez mais provável que a Apple esteja trabalhando em um novo sistema operacional para futuros dispositivos domésticos inteligentes.
tvOS atualmente alimenta Apple TVs e HomePods. O alto-falante Siri costumava ser baseado em um código iOS, mas mudou para um software baseado em tvOS em 2020. A Apple agora o chama de “Software HomePod”, mas na verdade é um fork do tvOS sem uma interface gráfica de usuário.
Uma possibilidade é que o “Software HomePod” seja renomeado como “homeOS” e aprimorado com suporte para futuros HomePods com telas integradas. Nesse cenário, “tvOS” provavelmente seria rebatizado como “homeOS”.
A Apple também fornece uma estrutura de software chamada HomeKit que os produtores de eletrodomésticos inteligentes usam para fazer seus dispositivos funcionarem no aplicativo Apple Home.
Os dispositivos da Apple também suportam Matter, o novo padrão aberto para automação residencial inteligente. Na verdade, o fabricante do iPhone tem trabalhado em estreita colaboração com a Samsung, Amazon e Google no Matter. É compatível com o padrão desde iOS 16.1.