Uma VPN significa Rede Privada Virtual. Ela mascara seu endereço IP, criptografa seus dados de navegação, permite ignorar restrições geográficas e navegar anonimamente na Internet. E VPN atinge sua funcionalidade implementando criptografias, protocolos e servidores para endereçamento IP. Hoje em dia, as VPNs são uma necessidade para fins de segurança e privacidade. Além disso, protegem sua identidade, mesmo se você estiver usando uma rede Wi-Fi pública ou compartilhada, e seus dados serão mantidos privados de qualquer olhar curioso da Internet. Existem vários provedores de serviços VPN que oferecem VPN GRATUITA ou VPN premium serviço Mas nem todas as VPNs oferecem os mesmos recursos. As VPNs premium fornecem funcionalidades VPN robustas, enquanto as VPNs gratuitas podem carecer de uma ou duas coisas. Geralmente, VPNs gratuitas não são tão privadas e sua segurança pode ser comprometida . Especialistas em segurança alertaram contra o uso de VPNs gratuitas e aqui estão os motivos.
Se for gratuito, então você é o produto. O que isso significa é que eles ganham dinheiro com você especificamente com seus dados.
Conteúdo
É muito difícil diga não a nada que está disponível GRATUITAMENTE, mas quando se trata de segurança e privacidade na internet não é uma boa decisão escolher a opção gratuita. As VPNs gratuitas estão se tornando cada vez mais populares porque são de uso gratuito, mas também precisam de dinheiro, para isso podem manter seu registro de atividades e vendê-las a terceiros. VPNs gratuitas não investem em sua tecnologia e resultam em conexão e criptografia menos seguras. A maioria das VPNs gratuitas oferece largura de banda limitada e você pode enfrentar velocidade lenta da Internet, exibir publicidade e muito mais.
Se alguém está oferecendo esse serviço gratuitamente, você definitivamente está pagando de outras maneiras.
As VPNs devem mantê-lo seguro enquanto você está online e, para isso, as VPNs exigem infraestrutura especial, como servidores, para que funcionem com eficiência. Manter a infraestrutura é caro e, como qualquer outro negócio, haverá custos. Se você já se perguntou como VPNs grátis ganham dinheiro , aqui está como: você é o produto. A maioria das VPNs gratuitas registra todas as suas atividades na Internet, e descobriu-se que outras possuem rastreadores. Para ganhar dinheiro mantendo o serviço VPN, VPNs gratuitas (ao contrário de provedores de VPN confiáveis) vendem seus dados a organizações terceirizadas. De acordo com um estudo recente da CSIRO que investigou 283 VPNs, descobriu que 75% dos aplicativos VPN gratuitos continham alguma forma de rastreamento.
Todo mundo odeia anúncios, especialmente quando eles são intrusivos ou obstruem o que você está fazendo. VPNs gratuitas são famosas por bombardear você com esses anúncios . Por que eles divulgam anúncios? A resposta é ganhar dinheiro. Como as VPNs gratuitas atraem uma grande base de usuários, faz sentido promover anúncios de terceiros, pois eles gerarão lucro. Às vezes, esses anúncios podem rastrear você e também conter algum malware.
De acordo com o estudo CSIRO de 2016, das 10 VPNs com maior probabilidade de estarem infectadas com malware, seis eram gratuitas.
Se a sua VPN estiver exibindo anúncios, provavelmente também estará compartilhando sua atividade online com terceiros.
A maioria das VPNs gratuitas possui infraestrutura de baixo custo que não pode implementar todas as funcionalidades da VPN. Normalmente, eles podem não fornecer serviços que atendam a vazamentos de DNS e IP e podem não ter um kill switch. Sem essas funcionalidades, se ocorrer um vazamento, e isso costuma ocorrer, sua privacidade e segurança estarão em risco.
O rótulo “Gratuito” atrai muitos usuários, na medida em que a infraestrutura VPN não consegue atender a todos. Isso resulta em carga e congestionamento do servidor que, por sua vez, prejudicam o desempenho. O baixo desempenho se traduz em baixas velocidades para todos que estão conectados ao serviço VPN. Isso significa que mesmo uma navegação leve na web será um problema para o serviço VPN. O congestionamento também pode causar interrupção do serviço pois o serviço VPN ficará inativo por algum período. VPNs gratuitas também retardam seu velocidade da internet exibindo anúncios e vendendo sua largura de banda.
Muitos serviços gratuitos também oferecem proteção VPN premium, que cobra uma taxa de assinatura mensal ou anual. Esses provedores podem diminuir a velocidade on-line propositalmente, como forma de incentivar os usuários a se inscreverem em suas versões pagas.
Usando VPN, você pode contornar restrições geográficas e acessar conteúdo online que eles podem não conseguir acessar em certas regiões do mundo. Por exemplo, a Netflix usa os ‘Geoblocks’ mais difíceis do mundo, só permite a transmissão de determinados vídeos em determinados locais devido a questões de direitos autorais e para acessar esse conteúdo de locais diferentes é necessário contornar essa restrição. Mesmo as VPNs premium lutam para ultrapassá-las, apenas algumas conseguem. E usando um A VPN gratuita para acessar o conteúdo da Netflix geralmente não terá sucesso. A razão é que as VPNs gratuitas usam tecnologia de criptografia deficiente e sites com protocolos de segurança fortes bloqueiam o acesso quando detectam tais métodos. Mesmo um grátis VPN desbloquear Netflix acesso, eles oferecem largura de banda limitada e solicitam a assinatura do plano premium.
Algumas VPNs gratuitas podem sequestrar seu navegador e redirecioná-lo para outros sites sem sua permissão.
Lembre-se: você recebe o que pagou
As VPNs gratuitas não investem em sua tecnologia, oferecem criptografia menos segura e não garantem anonimato total na internet. Eles apenas mascaram seu endereço IP e criptografam seus dados, mas existem mecanismos de rastreamento incorporados em seus serviços para coletar dados dos usuários e ganhar dinheiro. Por outro lado, as VPNs pagas precisam do dinheiro da sua assinatura para que não possam correr o risco de falhas de segurança e nunca compartilhem seus dados ou rastreiem atividades, porque não é com isso que elas estão ganhando dinheiro.
No geral, não apenas sua privacidade e segurança serão comprometidas, mas você também será bombardeado com anúncios e perderá algumas funcionalidades ao usar uma VPN gratuita. Em poucas palavras, usando um VPN gratuita pode ser comparada a não usar VPN .
É seguro usar uma VPN gratuita?
VPN grátis versus VPN paga – o que é ideal para você