Otimize o Windows 10 versão 1909 para melhor desempenho 2019 (Guia definitivo)

Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas





O Windows 10 é o melhor sistema operacional da Microsoft, em comparação com as versões anteriores do Windows. É carregado com vários recursos incríveis, melhorias de segurança, interface amigável e o mais rápido. Além disso, a Microsoft atualiza regularmente seu sistema operacional, com novas versões que adicionam e subtraem o conjunto de recursos. Microsoft Lançado Recentemente Atualização do Windows 10 de novembro de 2019 que se concentra principalmente em melhorias de desempenho, recursos corporativos e melhorias de qualidade. Mas alguns usuários relatam windows 10 lento , Não está respondendo ou congela após a atualização de novembro de 2019.



Desempenho lento após a atualização do Windows 10 1903

Eu instalei a atualização 1903 e agora meu PC não está apenas funcionando mais devagar, mas na inicialização, leva uma eternidade para obter o círculo de espera. Além disso, estou perdendo a capacidade de usar o protetor de tela apontando para minha pasta de imagens.

Conteúdo da postagem: -



Ajustes de desempenho do Windows 10

De acordo com o Microsoft Windows, o 10 é um sistema operacional muito rápido em comparação com as versões anteriores (Windows 7 e 8.1). Mas, às vezes, bugs, infecção de malware por vírus, serviços de inicialização indesejados, processos em segundo plano, arquivos de sistema corrompidos, configuração de personalização incorreta, etc. tornam o Windows com erros e executa lentamente na inicialização, não responde ao abrir qualquer aplicativo, etc.

Se você também estiver tendo um problema semelhante, o laptop não está funcionando bem após a atualização do Windows 10 1909. Aqui temos diferentes soluções e ajustes se aplicam ao Optimize Windows 10 para melhor desempenho.

Nota: Recomendamos Criar ponto de restauração do sistema antes de aplicar quaisquer alterações.



Verifique a infecção por malware e vírus

Antes de ajustar ou executar qualquer etapa, certifique-se de que a infecção por vírus-malware não esteja causando o problema. Instale um bom antivirus ou aplicativo anti-malware com as atualizações mais recentes e execute uma verificação completa do sistema. Depois de 100% concluído o processo de verificação, basta reiniciar o Windows e verificar agora o sistema funcionando perfeitamente.

Antivírus para Windows 10

Atualize o Windows 10

Antes de começarmos a focar o Windows 10 no desempenho, vamos primeiro verificar se ele está atualizado. O Windows 10 está configurado para baixar e instalar atualizações automaticamente, mas você pode instalar manualmente as atualizações do Windows seguindo as etapas abaixo.



  • Pressione Windows + I para abrir o aplicativo Configurações,
  • Clique em Update & Security e depois em Windows update.
  • Clique no botão Verificar atualizações para permitir o download e a instalação de atualizações do Windows do servidor Microsoft.
  • E reinicie o seu PC para aplicá-los.

Verifique se há atualizações do Windows 10

Atualizar drivers de dispositivo

Como Driver do dispositivo são a parte essencial do Windows. Para executar o computador corretamente, certifique-se de ter instalado os drivers atualizados mais recentes em seu sistema. Para verificar e atualizar os drivers do dispositivo



  1. Com o botão direito, clique no botão Iniciar do Windows e selecione Gerenciador de dispositivos.
  2. Selecione sua placa gráfica, dispositivo de áudio, placa de rede e placa-mãe e verifique se há atualizações de driver.
  3. Atualize todos os periféricos se houver uma atualização disponível.

atualizar o software do driver do adaptador wi-fi

Nota: Você pode deixar o Windows cuidar das atualizações de driver, se desejar, ou realizar a verificação manualmente. Basta visitar o site de cada fornecedor de hardware e procurar drivers mais recentes. Baixar e instalar.



Mudança de potência Mais alto desempenho

Como o nome sugere, alterando as opções de energia Desempenho mais alto, traz o melhor desempenho e aumenta a velocidade do PC sem instalar ou modificar nenhuma entrada de registro. E, claro, a causa mais segura, finalmente, a Microsoft colocou esse recurso por padrão no Windows.

Para alterar as opções de energia para alto desempenho



  • Abra o painel de controle
  • Clique em Hardware e som e em Opções de energia.
  • A janela de configuração de opções de energia agora apareceu,
  • Clique em mostrar planos adicionais.
  • Em seguida, selecione o botão de rádio de alto desempenho, conforme mostrado na imagem abaixo.

Definir plano de energia de alto desempenho

Como o nome sugere, esse ajuste torna o Windows mais rápido. Por consumir mais energia, também é mais apropriado para desktops. Escolha-o se você deseja obter o máximo do seu computador.

Desativar efeitos visuais

Várias animações, sombras, transparência e outros efeitos visuais podem parecer bons em seu sistema, mas consomem muitos recursos do sistema. Esses efeitos especiais podem prejudicar muito a velocidade e o desempenho do sistema. Você pode considerar a desativação de todos esses efeitos para melhorar o desempenho do sistema.

Para desativar o efeito Transparência em seu sistema:

  • Clique no botão Iniciar e selecione Configurações
  • Em seguida, clique em Personalização seguido de Cores
  • Aqui desative a opção “tornar o início, barra de tarefas e centro de ação transparentes”.

Para desativar outros efeitos especiais em seu sistema,

  • No menu Iniciar, procure por desempenho e clique em Ajustar a aparência e o desempenho do Windows.
  • Aqui, na guia Efeitos visuais, escolha “Ajustar para melhor desempenho” ou escolha “Personalizar” para desativar e interromper outros efeitos visuais desnecessários e pressione OK.

Ajuste para uma melhor performance

Executar limpeza de disco

Com o uso diário, o Windows Computer fica cheio de muitos dados inúteis que ocupam espaço. Eles podem ser uma dor de cabeça, pois causam uma grande degradação do desempenho do Windows 10. É por isso que você precisa se livrar deles. Você pode usar a ferramenta Limpeza de disco que vem com o Windows 10 para localizar e excluir todos os arquivos desnecessários contidos em suas unidades. A remoção desses arquivos pode ajudar o seu PC a funcionar mais rápido devido à natureza desses arquivos que podem realmente diminuir o desempenho do PC. Limpeza de disco pode excluir pacotes de atualização desnecessários, cache de miniaturas, pacotes de driver de dispositivo, arquivos temporários e arquivos de sistema, esvaziar a Lixeira e remover uma variedade de outros itens que você pode não precisar mais.

Para executar o utilitário de limpeza de disco

  • Clique em Iniciar e vá para o Explorador de Arquivos. Depois disso, clique em Este PC.
  • No lado direito, em Dispositivos e unidades, selecione o Disco local C: e a seguir clique e escolha a última opção Propriedades no menu de contexto.
  • Em seguida, mude para a guia Geral e, em Capacidade, clique em Limpeza de disco.
  • Depois que a ferramenta concluir a varredura do sistema em busca de arquivos removíveis, você pode selecionar a categoria de arquivos que deseja excluir e clicar em OK para removê-los.

realizar a limpeza de disco no Windows 10

Ajustar a memória virtual

A memória virtual (uma combinação de memória do sistema e unidade de disco rígido) ou arquivo de paginação no sistema Windows oferece suporte a despejos de memória do PC e permite que o sistema use a memória física (RAM) com eficiência. Ajuda o sistema a gravar algum conteúdo de arquivo na memória do disco se a RAM estiver quase cheia. Se estiver usando o sistema com maior memória instalada, você pode considerar reduzir o tamanho do arquivo de paginação. Para fazer isso, siga estas etapas.

  • Vá para o menu Iniciar e clique com o botão direito nele. Selecione Sistema> Configurações avançadas do sistema.
  • Na janela Propriedades do sistema, vá para a guia Avançado> seção Desempenho e clique no botão Configurações.
  • Vá para a janela Opções de desempenho> guia Avançado> Memória virtual e clique no botão Alterar.
  • Na caixa Memória virtual, desmarque a opção “Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação para todas as unidades”.
  • Agora, a partir das opções disponíveis, selecione a unidade do sistema (geralmente C: ).
  • Clique no botão de opção Tamanho personalizado, insira os valores nas opções Tamanho inicial e Tamanho máximo em MBs de acordo com a memória física presente em seu sistema.
  • Clique em Definir e em OK.
  • Aplicar e ok, em seguida, reinicie o computador para que as alterações ocorram.

ajustar a memória virtual no windows 10

Desativar notificação e sugestões

Microsoft Update Novos Recursos Regulatórios E envia notificações relacionadas a dicas, truques e sugestões conforme você usa as janelas. Isso é bom para startups, mas causa um impacto no desempenho do sistema e no trabalho contínuo. E a desativação desse recurso interrompe muitos processos em segundo plano e aumenta o desempenho do sistema.

Para desativar essas notificações

  • Vá para o aplicativo de configurações
  • Clique no sistema e em Notificações e ações
  • Aqui, desative Obtenha dicas, truques e sugestões ao usar o Windows.

Desativar notificação e sugestões

Desativar rastreamento e relatórios

Além disso, desative o processo de rastreamento e relatório desnecessários em execução em segundo plano na configuração de privacidade do Windows. Abra primeiro as configurações e clique em Privacidade. Agora desative as configurações abaixo para melhorar a privacidade e reduzir o trabalho que o Windows precisa fazer para relatar.

  • Deixe o Windows rastrear os lançamentos de aplicativos para melhorar os resultados de inicialização e pesquisa.
  • Serviços de localização e localização, a menos que você precise de GPS ou aplicativos específicos de localização.
  • Fala, tinta e digitação - serviços de fala e sugestões de digitação
  • Informações da conta - deixe os aplicativos acessarem meu nome, foto e outras informações da conta.
  • Contatos, histórico de chamadas e mensagens - permita que os aplicativos leiam ou enviem mensagens, acessem contatos etc.
  • Feedback e diagnóstico - defina como Básico. Desative Deixe a Microsoft fornecer experiências mais personalizadas ...

Desative o rastreamento e relatórios no Windows 10

Desativar programas e serviços de inicialização

Há uma série de programas e serviços que iniciam automaticamente toda vez que o Windows é inicializado, você nem mesmo precisa deles para iniciar esses programas automaticamente. Esses programas e serviços adicionados na lista de inicializações automáticas no momento da instalação e é 100% seguro desligá-los desta lista. Desativar esses programas e serviços de inicialização faz uma grande diferença no desempenho de inicialização do Windows.

Desativar programas de inicialização

Para desativar os programas de inicialização, abra o Gerenciador de Tarefas,

  • Vá para a guia Inicializar
  • você verá que há muitos programas habilitados,
  • simplesmente selecione qualquer um dos programas ativados e clique no botão desativar na parte inferior.

Desativar programas de inicialização no Windows 10

Desativar serviços desnecessários

Para desativar serviços desnecessários que são executados automaticamente na inicialização do Windows, abra a Configuração do sistema.

  • Pressione Win + R, digite msconfig e pressione a tecla Enter.
  • Agora vá para a guia Serviços e,
  • em primeiro lugar, certifique-se de que a opção Ocultar todos os serviços Microsoft esteja selecionada para que você não possa interromper nenhum serviço importante do Windows acidentalmente.
  • Agora desmarque os serviços em execução de que você não precisa e clique em aplicar para entrar em vigor.

Desative todos os outros serviços de inicialização

Quando Solicitar Reinicialização, salve outro trabalho e Reinicie ou reinicie o Windows mais tarde para que as alterações tenham efeito.

  • Novamente pressione Win + R, digite Services.msc e aperte enter.
  • Role para baixo e localize o serviço de transferência inteligente em segundo plano
  • Clique com o botão direito nas propriedades de seleção de serviço BITs,
  • Em seguida, altere o tipo de inicialização, desative e interrompa o serviço ao lado do status do serviço.
  • Faça o mesmo com o Superfetch e o serviço de atualização do Windows.
  • Agora reinicie e verifique, tenho certeza de que você notou uma melhora no desempenho do Windows.

Desativar aplicativos de fundo

No Windows 10 Existem toneladas de aplicativos do Windows que ainda estão em execução em segundo plano, alguns aplicativos são pré-instalados e permanecem instalados por você e não precisam nem mesmo ser executados em segundo plano para comer sua RAM.

Para desativar aplicativos de execução em segundo plano no Windows 10

Vá para Configurações, seguido de Privacidade e, em seguida, aplicativos Fundos. Aqui, simplesmente desative Permitir que os aplicativos sejam executados em segundo plano e pronto.

Desativar aplicativos de fundo

Desinstalar Bloatware

Quando você compra um novo laptop, encontra vários aplicativos desnecessários instalados. Todos aqueles softwares indesejados estão sempre fazendo meu PC ficar lento. Este é um dos principais fatores que fazem com que qualquer sistema baseado em Windows comece a ficar mais lento. Eles apenas ocupariam espaços de memória desnecessariamente e tornariam outros aplicativos mais lentos. É por isso que você deve remover o bloatware para acelerar o desempenho do Windows 10.

Para remover bloatware ou aplicativos do laptop:

  • Clique no menu Iniciar Tipo de Pesquisa Painel de controle e pressione Enter.
  • Agora selecione Programas. E depois disso, Programas e Recursos.
  • Aqui, selecione os aplicativos que você não usa e selecione Desinstalar / Alterar para remover programas indesejados, faça um de cada vez.
  • Siga as instruções nas caixas de diálogo para desinstalar o software.

Desinstalar aplicativos no Windows 10

Habilitar gravação em cache para unidades de disco rígido

Você pode aumentar o desempenho do computador habilitando o disco para gravar o cache. Ele aumenta o desempenho usando a RAM para coletar e armazenar pequenos comandos de gravação em vez de armazená-los no disco rígido. Isso permite que os aplicativos sejam executados com mais rapidez, permitindo que prossigam sem esperar que as solicitações de gravação de dados sejam gravadas no disco rígido.

Para ativar ou desativar o cache de gravação de disco

  1. Clique com o botão direito em Meu computador e clique em Propriedades.
  2. Clique na guia Hardware e em Gerenciador de dispositivos.
  3. Expanda as unidades de disco.
  4. Clique com o botão direito do mouse na unidade na qual deseja ativar ou desativar o cache de gravação em disco e clique em Propriedades.
  5. Clique nas políticas< tab.
  6. Clique para selecionar ou desmarcar a caixa de seleção Habilitar para gravar cache no disco conforme apropriado.
  7. Clique OK.

Habilitar gravação em cache para unidades de disco rígido

Otimização de registro

O registro do Windows mantém um manifesto de configurações do Windows e de outros programas. Muitas vezes, os programas fazem alterações no registro durante a instalação, mas quando desinstalados não conseguem remover essas alterações. Com o tempo, milhares e milhares de modificações no registro reduzem o desempenho do sistema. Você pode usar um utilitário gratuito de terceiros como o CCleaner para limpar lixo, arquivos de erro do sistema e otimizar os erros do Registro do Windows. Recomendamos antes de realizar o limpador / otimizador de registro backup do registro do Windows .

Execute o verificador de arquivos do sistema

Além disso, Arquivos de sistema corrompidos e ausentes causam erros diferentes e tornam o sistema Windows mais lento. Especialmente após a atualização recente do Windows. Recomendamos executar o Windows Utilitário SFC que verifica arquivos de sistema danificados e ausentes, se for encontrado algum, o utilitário Restaure-os a partir de uma pasta de cache especial localizada em% WinDir% System32 dllcache.

utilitário de verificação de arquivos do sistema Windows 10

Nota: Se o recurso do Windows em execução dos resultados do utilitário SFC encontrou arquivos corrompidos, mas não foi capaz de corrigir alguns deles, execute o Ferramenta DISM, Que repara a imagem do sistema e permite que o verificador de arquivos do sistema faça seu trabalho.

Verifique os erros da unidade de disco

Além disso, às vezes, erros da unidade de disco, setores defeituosos fazem com que o sistema não responda, arquivos e pastas não abrem, etc. Recomendamos executar o utilitário CHKDSK, que verifica e corrige erros da unidade de disco. Para Execute o utilitário CHKDSK abra o prompt de comando como administrador e digite chkdsk / f / r / x E aperte Enter. Pressione Y e reinicie o Windows, aguarde 100%. Conclua o processo de digitalização e reparo.

Leia também:

Top