A manhã de quinta-feira foi testemunha de notícias interessantes para quem se sente intrigado com o iPhone e o iPad segurança pesquisar.
Hacker talentoso e pesquisador de segurança @padrão_f_ acessou o X (antigo Twitter) esta manhã compartilhar o que parece ser um desvio de PPL que funciona no iOS 16.3.1.
A conquista veio com o slogan “depois de meses de trabalho duro”, que sem dúvida fala das complexidades de encontrar e utilizar esse tipo de coisa.
Se você tem acompanhado as notícias do jailbreak recentemente, então sabe a única coisa que mantém um iOS e iPadOS 16 fuga de presos de ser desenvolvido para aparelhos A12 e mais recentes é a falta de um bypass PPL disponível.
Conforme discutido em uma postagem compartilhado para /r/jailbreak Manhã de quinta-feira, @padrão_f_’ O trabalho de certamente parece implicar um desvio de PPL para iOS e iPadOS 16. Isso foi corroborado por hackers e desenvolvedores @tihmstar perguntando se @padrão_f_ planejava liberar o bypass PPL para que pudesse ser feito um jailbreak, no qual @padrão_f_ respondeu prontamente: “nenhum plano ainda”.
Parece improvável que este desvio do PPL veja a luz do dia, no entanto, a linguagem escolhida, incluindo o uso da palavra “ainda” em vez de um “não” direto, deixa alguma margem de manobra para interpretação e talvez até esperança. Mas não recomendamos ter muitas esperanças.
A última vez que vimos um desvio de PPL para iOS e iPadOS 16 foi CVE-2023-41981 de volta em setembro quando o iOS e iPadOS 17 foram lançados pela primeira vez, mas mesmo esse desvio de PPL não foi divulgado.
Atualmente, a única exploração pública conhecida do kernel para iOS e iPadOS 16 é o descritor de arquivo do kernel ( kfd ) para iOS e iPadOS 16.0-16.5 e 16.6 beta 1. Um desvio de PPL, se lançado, potencialmente tornaria o kfd uma exploração para jailbreak. Atualmente, sem um desvio de PPL, o kfd é usado para hacks e complementos, como os empregados por acima , Picasso , e PuroKFD .
A falta de qualquer jailbreak para dispositivos arm64e mais recentes rodando iOS e iPadOS 16 e mais recentes fez com que muitas pessoas abandonassem completamente o jailbreak, enquanto muitos outros que amam hackear iPhone migraram para Loja Troll em vez disso, assinar permanentemente aplicativos hackeados.
Será realmente interessante ver se algo se materializará a partir disto, mas o nosso melhor palpite não é. Aqueles que desejam fazer o jailbreak de dispositivos iOS e iPadOS 16.0+ mais recentes provavelmente precisarão continuar esperando.