Se você chegou a este guia, é provável que arquivos importantes tenham desaparecido em seu disco rígido externo. Pode ser um projeto importante para o trabalho ou uma pasta cheia de fotos de bebês, mas quando os arquivos desaparecem e você não sabe por que ou para onde foram, é incrivelmente frustrante. Nem sempre está claro por que eles se foram, mas pode haver luz no fim do túnel
A má notícia: você acabou de conectar seu disco rígido externo para imprimir algumas fotos de suas férias há alguns anos. Ou talvez o prazo esteja se aproximando e você precise dos dados do projeto da unidade externa agora. De qualquer forma, você conecta a unidade e procura seus arquivos, mas eles desaparecem.
A boa notícia: eles ainda podem estar lá! Não entrar em pânico. Abaixo, você encontrará algumas etapas para diagnosticar o problema e soluções para cada cenário. Se os arquivos armazenados em um Disco Rígido Externo não estiverem aparecendo, existem etapas que você pode seguir para recuperá-los – antes de contratar um especialista em recuperação de dados.
A primeira coisa que você precisa fazer é um pouco de investigação. Existem vários sintomas e várias soluções possíveis. Confira nossa lista abaixo para ver qual cenário mais se aproxima do seu problema e tente a solução que o acompanha.
Primeiro, verifique se o problema está relacionado à conexão física ou ao dispositivo que está sendo reconhecido pelo Windows.
Se a resposta para #1 for Não, tente a Solução 1. Se a resposta para #2 for Não, tente a Solução 1 ou a Solução 3.
Se a unidade estiver conectada corretamente e sendo reconhecida, essas são algumas outras opções a serem investigadas.
Se a resposta à pergunta nº 1 for Não, tente a Solução 2. Se a resposta à pergunta nº 2 for Sim, tente a Solução 2 ou a Solução 4.
Antes de fazer qualquer outra coisa, desconecte a unidade e reconecte-a:
Funcionou? Não se preocupe se isso não aconteceu. Temos mais opções.
Uma causa provável de arquivos que não aparecem em um HDD externo é que seus drivers não estão atualizados. Isso pode acontecer se você conectar a unidade a um computador ao qual ela nunca foi conectada antes ou se você executou atualizações em sua máquina desde a última vez que a unidade foi conectada.
Se seus drivers estão desatualizados, você tem algumas opções.
Opção 1: acesse o site do fabricante, localize os drivers para seu dispositivo e SO/versão específicos e instale manualmente os novos drivers.
Opção 2:
É possível que os arquivos na unidade ou algum aspecto do sistema de arquivos tenham dados corrompidos ou um erro. Nesse caso, as ferramentas normais de navegação de arquivos não funcionarão, mas o Windows inclui ferramentas especializadas para corrigir problemas no disco rígido. Para usar essas ferramentas, você precisa usar a linha de comando do Windows.
É possível que alguns ou todos os arquivos em sua unidade estejam ocultos por meio de um recurso do Windows que permite definir determinados arquivos para não serem visíveis por padrão.
Se você tiver arquivos ocultos em sua unidade, eles agora estarão visíveis.
Felizmente, uma das soluções fornecidas acima funcionou, mas se não funcionou, você provavelmente ainda pode recuperar seus arquivos, mas pode ser um pouco mais trabalhoso. Se nada acima funcionou, os problemas mais prováveis são uma infecção por vírus ou malware ou danos físicos à unidade.
Se você estiver enfrentando outros tipos de comportamento indesejado, como desempenho lento, interrupções de conectividade ou pop-ups, é provável que você tenha malware ou vírus em seu sistema. Mesmo que essa não seja a causa direta de não conseguir acessar seus arquivos, você deseja lidar com isso o mais rápido possível.
É possível que a unidade física tenha sido danificada por uma queda ou por uma queda repentina de energia enquanto a unidade estava em uso. Se for esse o caso, existem ferramentas comerciais disponíveis para ajudá-lo a recuperar os arquivos ou você pode entrar em contato com um profissional de recuperação de dados.
Usar um disco rígido externo para armazenar ou fazer backup de arquivos importantes é um ótimo começo para manter seus arquivos seguros. Você precisa ter cuidado para garantir que a unidade não esteja danificada e certifique-se de que não seja seu único backup. Para garantir que você nunca perca dados ou memórias importantes, você deve sempre manter duas cópias de qualquer arquivo importante, seja em um disco rígido externo ou na nuvem. Se você não tinha essa segunda cópia antes de hoje, espero que este guia tenha ajudado você a recuperar seus arquivos importantes e a acordar do pesadelo dos arquivos perdidos.