Por que minha unidade externa não está aparecendo?

Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas





Quando seu armazenamento digital exige maior capacidade, você tem opções para acomodar seus requisitos de armazenamento:



  • Aumente o armazenamento instalando uma unidade interna maior
  • Adicionar um segundo disco rígido
  • Exclua muitos arquivos para liberar armazenamento – talvez descarregando aplicativos e dados em unidades flash
  • Compre um novo computador com maior capacidade de armazenamento
  • Compre uma unidade externa para aumentar a capacidade

O caminho mais fácil e menos doloroso é provavelmente a aquisição de uma unidade externa. Essa opção oferece uma maneira simples de aumentar significativamente os limites de armazenamento, no menor tempo possível.

Por que você deve instalar uma unidade externa

As unidades externas tornaram-se cada vez mais populares para muitos proprietários de computadores nos últimos anos, por vários motivos:

  • Eles são mais acessíveis – os preços por TB caíram constantemente à medida que a tecnologia melhora e a concorrência aumenta
  • Confiabilidade – juntamente com os avanços na tecnologia, vem maior estabilidade e confiabilidade em elementos de hardware e software de unidades externas
  • Segurança – é tão fácil automatizar o backup de seus arquivos críticos de unidades primárias para uma unidade externa
  • Facilidade de uso – com a simplicidade plug-and-play, você aumentou significativamente sua capacidade de armazenamento, geralmente com apenas alguns minutos de configuração necessários
  • Armazenamento em rede – conecte sua unidade externa a um computador principal em sua casa e acesse software ou arquivos de qualquer dispositivo em sua casa, fornecendo um método simplificado de compartilhamento de arquivos
  • Portabilidade – desconecte sua unidade externa e armazene-a em um local seguro como defesa de backup ou leve-a com você para trabalhar em projetos de outros computadores ou redes
  • Desempenho – as unidades externas estão disponíveis hoje em formato de disco rígido tradicional, bem como em modelos mais leves e rápidos de unidades de estado sólido (SSD). Embora as unidades SSD ainda sejam mais caras, elas compensam isso em desempenho e confiabilidade (sem peças mecânicas)

Com todos os benefícios potenciais de usar uma unidade externa em seu arsenal técnico, pode haver desafios ao introduzi-la em seu ambiente:



  • As unidades externas podem falhar, da mesma forma que qualquer outro dispositivo elétrico/mecânico
  • A conectividade é fundamental para obter o melhor desempenho de sua unidade externa. A maioria se conecta via porta USB, mas existem outros métodos, como conexões USB-C em alguns computadores.
  • Embora muitos fabricantes forneçam discos rígidos externos, eles são fornecidos em vários estados de prontidão. Muitas vezes, você precisa formatar a unidade para corresponder ao seu sistema operacional, embora instruções detalhadas sejam normalmente fornecidas para preparar a unidade para uso.
  • Seu sistema operacional pode não reconhecer inicialmente a unidade externa, exigindo software ou outros downloads para colocá-lo em funcionamento com sucesso

Por mais simples que os principais produtores de discos externos façam para instalar e usar seus produtos mesmo para o consumidor médio, pode haver momentos em que seu disco externo não esteja aparecendo. Isso pode ser um problema de inicialização ou pode acontecer depois de você ter usado a unidade com sucesso por um período considerável.

Quando sua unidade externa não está sendo reconhecida pelo computador, há várias etapas que você pode seguir para diagnosticar o problema.

Solucionando problemas de sua unidade externa

Quando sua unidade externa não está aparecendo, as etapas básicas estão em ordem para ajudar a determinar a causa:



  • Se sua unidade estiver conectada via porta USB, tente mover o cabo para uma porta diferente. As portas USB podem ficar ruins, portanto, mover a unidade para uma porta diferente é um primeiro passo rápido e fácil para resolver o problema.
  • Não conecte sua unidade externa a um hub USB. Esses dispositivos são muito convenientes para fornecer conexões USB extras para dispositivos como impressoras, mouses e teclados, mas podem causar estragos em sua unidade externa. Se sua unidade externa não for reconhecida, verifique se ela está conectada diretamente à sua própria porta USB.
  • Verifique o cabo – os cabos são a causa provável de muitos problemas no computador. Use um cabo USB de alta qualidade, de preferência aquele que acompanha a unidade, se o fornecedor o tiver incluído.
  • Siga todas as instruções fornecidas com a unidade em relação à formatação da unidade para o seu sistema operacional. Muitos problemas se originam simplesmente por não ler e seguir as instruções de instalação e inicialização.
  • Consulte o site do fornecedor ou o suporte por telefone para obter assistência se a unidade for nova. Pode haver novos downloads de software ou instruções atualizadas para usar a unidade externa em seu sistema operacional específico.
  • Tente conectar a unidade a outro computador. Se funcionar com esse computador, você pelo menos sabe que a unidade em si não é o problema.

Se todos os procedimentos de hardware e instalação forem aprovados na inspeção, o problema com o disco rígido externo não aparecendo pode ser um problema de software, seja no sistema operacional ou no software da unidade. Isso pode até ser um problema com os drivers do sistema para sua unidade externa.

Verifique o software do seu sistema operacional Windows

É sempre uma boa ideia manter seu sistema Windows atualizado com as atualizações mais recentes da Microsoft. Felizmente, a gigante do software tornou isso um processo relativamente simples:

Clique no botão Iniciar do Windows, clique no ícone Configurações e escolha Atualização e segurança:



Em seguida, clique na opção Windows Update e selecione Verificar atualizações:



O Windows analisará seu sistema em busca de programas, drivers ou componentes do sistema operacional desatualizados ou ausentes e sugerirá que você baixe e instale as versões mais recentes disponíveis. O Windows Update orientará você no processo de download e instalação de quaisquer componentes identificados como necessários para o seu sistema.

Isso parece ótimo, mas o problema é que o fabricante do seu disco rígido pode ter drivers atualizados que ainda não foram registrados no Windows Update. Se for esse o caso da sua unidade externa, você pode ter passado por esse processo sem resolver o problema.



Atualize seus drivers

Quando seu sistema operacional estiver atualizado, tente novamente sua unidade externa. Se sua unidade externa ainda não estiver aparecendo, você pode ter problemas de driver com a própria unidade que o Windows Update não conseguiu resolver.

Sua próxima etapa é usar a Internet para se conectar ao site de suporte do fornecedor da unidade externa. Você precisará saber o modelo exato da unidade externa e a versão do Windows em execução no seu computador (WIN7, WIN10, 32 ou 64 bits etc.).



A maioria dos fornecedores oferece o recurso em seus sites para selecionar o modelo da unidade e o sistema operacional e, em seguida, baixar o driver que se aplica ao seu sistema. Certifique-se de anotar o nome do arquivo de driver e onde você o salva quando baixado. Em seguida, siga estas etapas para instalar o driver.

Na caixa Executar do Windows, digite devmgmt.mcs e pressione Enter para iniciar o gerenciador de dispositivos:

Quando o Gerenciador de Dispositivos for iniciado, procure o Universal Serial Bus Controller e clique na seta para expandir a lista:

A lista expandida aparecerá. Selecione a porta USB à qual sua unidade externa está conectada, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Atualizar driver

O Windows perguntará se você deseja pesquisar na Internet o driver apropriado ou se deseja instalar o driver de um local conhecido em seu computador. Como você sabe o nome do driver que baixou e onde o salvou, escolha a opção de navegar em seu computador e aponte a instalação para o arquivo do driver baixado.

O Windows informará quando a instalação for concluída com êxito:

Agora você está pronto para tentar acessar sua unidade externa novamente. Felizmente, sua unidade agora está reconhecida e pronta para uso.

Faça-o de maneira fácil

Existe uma maneira muito mais fácil de atualizar seus drivers – não apenas para sua unidade externa, mas para todo o seu sistema. Ao se registrar no Driver Support, você pode transformar a manutenção do driver em um processo automatizado que aumenta a segurança e mantém seu sistema funcionando sem problemas com as atualizações mais recentes que se aplicam ao seu sistema e dispositivos.

Onde o Windows Update tenta manter seu sistema atualizado, esse processo só tem acesso aos drivers que os fornecedores forneceram e registraram no serviço. Isso pode não incluir os drivers necessários para sua configuração ou para sua unidade externa.

Top