Seu computador é composto por muitos componentes. Um deles é familiar no qual você pode armazenar seus dados – a unidade de disco rígido (HDD ou apenas disco rígido).
O sistema operacional, os aplicativos e seus arquivos pessoais devem ter um espaço não volátil para residir ou persistência quando a energia é desligada. Quando esse contêiner de armazenamento estiver funcionando conforme o esperado, sua máquina inicializará corretamente e seus dados estarão prontamente disponíveis.
Provavelmente é fácil ignorar o disco rígido do seu computador – isto é, até que algo dê errado.
Como essa unidade de armazenamento é um dos componentes mais vitais da máquina, você pode estar se perguntando: como faço para impedir que meu disco rígido falhe?
As ações necessárias variam, dependendo do que está causando os problemas. Algumas são soluções fáceis, enquanto outras podem ser um incômodo para resolver.
Embora os vírus normalmente não causem danos físicos aos discos rígidos – embora seja possível – eles e outras formas de malware são conhecidos por causar muita corrupção de dados.
Qualquer código malicioso precisa ser carregado na memória e encontrar seu caminho em vários lugares (e difíceis de encontrar) em seu disco rígido. Os vírus geralmente se mascaram como outra coisa, na tentativa de permanecer ocultos.
Se você suspeitar que seu computador tem um vírus, você pode executar imediatamente um software antivírus para localizar e limpar o disco rígido, a menos que a situação tenha ficado tão ruim que você não consiga fazer muita coisa em seu sistema.
Lembre-se de que este artigo não pretende ser um procedimento passo a passo abrangente sobre como limpar invasões de malware. Em vez disso, o foco aqui está nas possíveis causas de falhas no disco rígido e em algumas soluções gerais.
Você pode começar com a proteção antivírus integrada no Windows 10, embora existam muitas soluções no mercado. Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Windows Defender e selecione o aplicativo.
A partir daí, escolha Proteção contra vírus e ameaças e clique no botão Verificar agora.
Além de entrar em guerra com malware indesejado em sua máquina, o melhor caminho é evitar esse código em primeiro lugar. Você pode minimizar as chances com uma combinação de software antivírus, um firewall ativo e boas práticas.
Na barra de tarefas, procure por Este PC e selecione o aplicativo, clique com o botão direito do mouse na unidade desejada e escolha propriedades. A partir daí, selecione o menu Ferramentas e, em seguida, o botão Verificar.
O disco rígido salva arquivos em uma série de discos magnéticos giratórios. Ele usa um braço atuador que move as cabeças para leitura e escrita. Em suma, há muitas partes móveis. Isso pode equivaler a vários pontos de falha.
Às vezes, o hardware vem com defeito de fábrica ou simplesmente se desgasta com o tempo. Em ambos os casos, você provavelmente precisará entrar em contato com o fabricante ou simplesmente substituir o disco rígido.
Você pode ajudar a prolongar a vida útil do armazenamento do seu computador fazendo coisas como fechar o sistema operacional Windows corretamente, usar um protetor contra surtos e garantir que haja bastante ventilação no computador para evitar superaquecimento.
Cada dispositivo em um computador Windows, incluindo discos rígidos, requer software – conhecido como drivers de dispositivo – para se comunicar com o sistema operacional. Esses drivers precisam ser mantidos atualizados ou o dispositivo pode apresentar um comportamento errático ou deixar de funcionar completamente.
Com o tempo, você atualizará o Windows e adicionará/removerá vários hardwares. À medida que as variáveis mudam em seu computador, os tipos de drivers de dispositivo necessários também mudam.
O Windows pode tentar procurar os drivers corretos. Para fazer isso, acesse o Gerenciador de dispositivos procurando por ele na caixa de pesquisa da barra de tarefas.
Clique com o botão direito do mouse no dispositivo que você procura e selecione Atualizar driver.
A partir daqui, você verá duas opções. Selecione o primeiro: Procure automaticamente por software de driver atualizado.
O Windows nem sempre encontra o driver correto, portanto, a próxima opção seria tentar localizar um por conta própria.
Para encontrar o driver certo, primeiro você precisará do modelo exato do dispositivo (e talvez outros detalhes, como um número de série). Depois de localizar o driver, baixe e descompacte-o em um local facilmente encontrado mais tarde.
Você pode seguir as etapas anteriores, mas desta vez, selecione a segunda opção: Procurar software de driver no meu computador. Isso permitirá que você faça uma busca detalhada até a localização do driver recente que você obteve.
Ainda assim, você pode escolher um caminho mais fácil daqui para frente. Existem softwares, como o Driver Support, que podem automatizar a tarefa de manter os drivers atualizados. Isso não apenas removerá o fardo de encontrar o driver atual que você procura, mas também manterá todos os outros dispositivos atualizados.
Embora você não possa necessariamente prever quando um hardware específico falhará, há coisas que você pode fazer para ajudar a minimizá-lo ou pelo menos se recuperar dele.
Como com qualquer coisa, a manutenção regular do seu disco rígido pode prolongar sua vida útil e evitar a perda de dados. Considere a lista a seguir, embora não exaustiva.
Mesmo com as sugestões deste artigo, seu disco rígido (tradicional), com todas as suas partes móveis, ainda pode estar sobrecarregado. Você pode aliviar parte da carga de trabalho investindo em um disco rígido USB externo ou até mesmo em pen drives (mais baratos).
Ambos são baseados na tecnologia SSD (solid-state drive). Eles são basicamente chips de memória e não têm partes móveis. O armazenamento SSD também é muito mais rápido do que seus equivalentes em disco rígido (HDD).
Não há necessidade de fazê-lo sozinho. Uma vez instalado e totalmente registrado, o Suporte ao Driver fará um inventário de seu computador para todos os dispositivos suportados, atualizando qualquer hardware com drivers ausentes ou desatualizados.
Em vez de gastar seus esforços em manter os drivers atualizados, use esse tempo economizado para fazer backup de seus dados.