Os sistemas operacionais não são feitos para durar para sempre. O Windows 7 não é exceção – independentemente de quão popular tenha sido. Embora a Microsoft seja considerada líder do setor em seu ciclo de vida de suporte, chega a hora de seguir em frente.
Atualmente, o Windows 7 SP1 está em seu ciclo de vida estendido.
À medida que o suporte estendido se aproxima, você pode se perguntar se o Windows 7 pode ser atualizado?
Durante o suporte principal, o Windows é totalmente compatível. Quando um produto entra em uma fase de suporte estendida, no entanto, normalmente apenas os patches de segurança são lançados.
Isso não significa que você não pode atualizar itens como aplicativos ou drivers de dispositivo - embora os fabricantes possam ter suporte limitado para sistemas operacionais mais antigos.
Se você insistir em continuar com o Windows 7 após o término de todo o suporte, esteja avisado de que há riscos.
Verificação de saída O que acontecerá quando o Windows 7 terminar
A Microsoft deixará de emitir patches de segurança. Isso o deixará vulnerável a ameaças mais recentes que surgirem após o término do suporte. Problemas com aplicativos e outros problemas também deixarão de ser suportados pela Microsoft.
Há uma exceção em relação às atualizações de segurança, mas isso é apenas para clientes do Windows 7 Professional e Enterprise – e tem um custo.
Embora você possa atualizar tecnicamente do Windows 7 para o Windows 8.1, não há muito incentivo para isso.
Isso é, a menos que você já tenha comprado o Windows 8 e se sinta compelido a obter o valor do seu dinheiro (embora ainda discutível).
Em vez disso, a janela 10 é uma escolha melhor
Ele representa os recursos e aprimoramentos mais recentes. Embora os verdadeiros fãs do Windows 7 possam não torcer pela interface mais recente, ainda está mais próximo do que (digamos) o Windows 8.
Na superfície, uma instalação de atualização parece ser o caminho mais conveniente a seguir. Afinal, seus programas, configurações e outros arquivos ainda devem estar lá quando a atualização for concluída.
Dito isso, você pode encontrar problemas com a atualização de uma versão do Windows para outra, mesmo com as melhorias no Windows 10.
Pode haver problemas de compatibilidade com aplicativos mais antigos. Dispositivos que costumavam funcionar no Windows 7 podem parar de funcionar corretamente – ou todos juntos.
Nesses casos, talvez seja necessário reinstalar os aplicativos (ou corrigi-los para funcionar com o sistema operacional mais recente). Existe um verificador de compatibilidade que deve detectar problemas antes da atualização, mas dificilmente é perfeito.
Drivers de dispositivo mais recentes podem precisar ser encontrados e instalados. Embora o Windows possa procurar por você, não espere que isso seja perfeito.
Alguns podem insistir que a única atualização boa é uma instalação limpa – que reformata a(s) unidade(s) e não carrega nada. Isso pode dar mais trabalho, mas normalmente evita as armadilhas quando algo dá errado com uma instalação de atualização.
Em ambos os casos, você desejará fazer backup de seus dados.
Drivers de dispositivo já foram mencionados como um possível ponto problemático. Cada dispositivo físico em um computador Windows requer um driver de software.
Esses drivers devem ser mantidos atualizados, independentemente da versão do Windows. Às vezes, eles podem se corromper, desaparecer ou exigir versões mais recentes – principalmente após a atualização/atualização do Windows.
Embora você possa deixar o Windows 7 procurar um driver, é provável que você acabe fazendo a pesquisa sozinho. Antes de começar, você precisará acessar o site do fabricante e procurar um driver.
Vá armado com pelo menos o modelo exato do dispositivo – se não o número de série também.
Se você encontrar o driver correto, faça o download e descompacte-o em um local que você se lembre. Depois, clique no botão Iniciar. Escolha Painel de controle e, em seguida, Gerenciador de dispositivos.
É aqui que você encontrará uma lista de dispositivos. Clique com o botão direito do mouse no dispositivo desejado e escolha Atualizar driver.
Das duas opções que aparecem, selecione Procurar no meu computador pelo driver baixado.
Aprofunde-se no caminho do driver e deixe o Windows fazer o resto.
As etapas são semelhantes, embora a caixa de pesquisa na barra de tarefas facilite a localização das coisas. É aqui que você pode pesquisar e escolher Gerenciador de dispositivos.
Depois, clique com o botão direito do mouse e escolha Atualizar driver.
Escolhas familiares aparecerão.
Embora se acredite que o Windows 10 seja melhor na busca de um driver, não prenda a respiração. Você pode acabar procurando manualmente por um.
Independentemente da versão do Windows, existe uma solução mais fácil. O software, como o Driver Support, pode aliviar a dificuldade de encontrar e manter os drivers atualizados.
A abordagem automatizada faz sentido, principalmente se a lista de drivers aumentar repentinamente. Isso tende a acontecer após grandes atualizações no seu sistema operacional.
Na era do software como serviço (SaaS), ciclos de vida e atualizações completas devem se tornar coisa do passado. Você pode esperar que as versões futuras do Windows sejam pouco mais do que atualizações enviadas para o seu computador – com você mal percebendo.
A necessidade de atualizações de aplicativos e drivers provavelmente ainda estará lá, mas pelo menos haverá uma coisa a menos para se preocupar.
Desde 1996, o Driver Support é confiável para aliviar a dor de manter os dispositivos funcionando. Pelo menos seus drivers serão atualizados – mesmo que seu Windows 7 não seja.