O Apple Intelligence requer hardware moderno para executar IA generativa no dispositivo e modelos de linguagem grande, então aqui está uma lista de dispositivos compatíveis
Apple Intelligence é o apelido de marketing para um conjunto de recursos generativos de IA baseados em grandes modelos de linguagem que estarão disponíveis no iPhone, iPad e Mac a partir deste outono. Alguns recursos como melhorias específicas da Siri podem chegar por meio de atualizações posteriores para iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia no final de 2024 e início de 2025.
A lista de compatibilidade de dispositivos Apple Intelligence é concisa porque os recursos de IA mais recentes exigem silício da Apple com pelo menos 8 GB de RAM e um mecanismo neural rápido,
A menos que você tenha o iPhone mais recente ou seu iPad/Mac não use silício da Apple, você não poderá usar IA generativa no iOS 18. Espera-se que todos os iPhones posteriores ao iPhone 15 Pros atendam aos requisitos de hardware para Apple Intelligence , incluindo a família iPhone 16 programada para chegar após o lançamento do iOS 18.
O Apple Intelligence será restrito ao inglês dos EUA no lançamento. O idioma da Siri e o idioma do dispositivo devem ser definidos como inglês dos EUA no aplicativo Configurações. “Alguns recursos, plataformas de software e idiomas adicionais serão lançados ao longo do próximo ano”, alerta o comunicado de imprensa do iOS 18 no Redação da Apple .
O Neural Engine é um tipo de unidade de processamento neural projetada pela Apple incorporada ao chip de silício principal da Apple. Um Motor Neural é especializado em acelerar operações específicas de redes neurais usadas em inteligência artificial e aprendizado de máquina, como convoluções e multiplicações de matrizes, sem sobrecarregar a CPU, GPU ou bateria.
Durante O talk show ao vivo da WWDC24, John Gruber, da Daring Fireball, perguntou ao chefe de IA da Apple, John Giannandrea, e ao líder de engenharia de software, Craig Federighi, se este era um esquema para vender novos iPhones.
“Portanto, esses modelos, quando você os executa em tempos de execução, são chamados de inferência, e a inferência de modelos de linguagem grande é incrivelmente cara do ponto de vista computacional”, explicou Giannandrea. A inferência permite que um modelo de aprendizado de máquina treinado tire conclusões de novos dados sem exigir exemplos do resultado desejado.
“É algo extraordinário rodar modelos com esse poder em um iPhone”, disse Federighi. Esses modelos são executados no Neural Engine. “É uma combinação de largura de banda no dispositivo, é o tamanho do Apple Neural Engine, é a potência do dispositivo para realmente fazer esses modelos com rapidez suficiente para serem úteis”, continuou Giannandrea.
O iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max rodam o chip A17 Pro da Apple, apresentando um motor neural duas vezes mais rápido, capaz de realizar 35 trilhões de operações por segundo. O M1 contém um motor neural mais antigo, por isso é capaz de executar 11 trilhões de operações por segundo, o que parece ser o mínimo para a Apple Intelligence.
O que está impedindo a Apple de oferecer às pessoas uma opção para ativar o Apple Intelligence em hardware mais antigo? “Você poderia, em teoria, rodar esses modelos em um dispositivo muito antigo, mas seria tão lento que não seria útil”, explicou.