Os futuros iPhones, Apple Watches e MacBook Pros poderão ser os smartphones, relógios e laptops mais finos do setor, mas também serão maiores?
O novo iPad Pro baseado em M4 foi apenas o começo. Apresentando um perfil fino medindo apenas 5,1 mm, é o dispositivo mais fino que a Apple criou até agora, no que pode ser um sinal do que acontecerá nos próximos anos.
Mark Gurman escreveu na última edição de seu boletim informativo Power On para Bloomberg que o novo tablet marca o “início de uma nova classe de dispositivos Apple”.
iPhones, Apple Watches e MacBook Pros que serão lançados no futuro devem ser categorizados como “os produtos mais finos e leves em suas categorias em toda a indústria de tecnologia”, Gurman aprendeu com suas fontes da Apple.
A informação informou recentemente que um novo modelo do iPhone 17 chegando em 2025, codinome D23 internamente, será “significativamente mais fino” graças a uma “grande reformulação” semelhante ao iPhone X em 2017. Gurman confirmou esse vazamento com suas próprias fontes, profundamente enraizadas na Apple.
Obviamente estou especulando, mas parece que a Apple será capaz de reduzir significativamente os futuros telefones, relógios e tablets graças aos seguintes fatores:
Um dispositivo maior tem mais espaço dentro do gabinete para componentes.
No caso da Apple, isso não se traduz automaticamente em baterias maiores e mais duradouras. A Apple projeta seus dispositivos tendo em mente casos de uso muito específicos, que determinam quanto tempo suas baterias vão durar.
Um bom exemplo é o iPad. Foi lançado em 2010, mas todos os modelos lançados até hoje apresentam a mesma duração de bateria. Os iPads são projetados tendo em mente uma bateria com duração de 10 horas porque há muito espaço interno para baterias.
Com iPhones, nem tanto. Houve vários tamanhos de iPhone ao longo dos anos, todos com tempos de execução diferentes. O mesmo se aplica aos Apple Watches e MacBook Pros. Se a Apple quiser reduzir seus relógios e laptops, uma maneira de fazê-lo seria torná-los maiores sem usar baterias mais duradouras.
Para constar, Gurman diz que iPhones, MacBook Pros e Apple Watches mais finos não comprometerão a vida útil da bateria ou novos recursos. De qualquer forma, espalhar os componentes internos existentes por uma área maior ajudaria a reduzir a espessura.
Para esse fim, o analista da Apple, Ming-Chi Kuo, previu em Médio hoje que o Apple Watch deste ano será mais fino e terá uma tela maior do que os modelos anteriores.
De acordo com Kuo, a linha Apple Watch Series 10 será mais fina e aumentará o tamanho da caixa de 41 mm para 45 mm e de 45 mm para 49 mm, tornando os dispositivos comparáveis em tamanho ao Apple Watch Ultra com sua caixa de 49 mm. Outros analistas disseram que este ano iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max podem aumentar suas telas de 6,1 polegadas a cerca de 6,3 polegadas na diagonal e de 6,7 a 6,9 polegadas.