Slot de mídia do telefone Android não está lendo

Na era dos dispositivos inteligentes, os telefones celulares são usados ​​para muito mais do que apenas fazer e receber chamadas.



Você provavelmente recebe notícias, esportes e previsão do tempo no telefone. Provavelmente existem vários aplicativos instalados, incluindo jogos. Então, é claro, não vamos esquecer os recursos da câmera encontrados na maioria dos smartphones hoje.

Com todos os aplicativos, dados e imagens armazenados, não é de admirar que seja necessário muito espaço. Quando o armazenamento padrão do seu telefone Android não for suficiente, talvez seja necessário adicionar mais – na forma de um cartão micro SD.

Depois de colocar seu novo cartão SD no telefone, você pode encontrar um problema em que o telefone não utiliza o espaço extra ou até reconhece que o cartão foi adicionado. Neste ponto, você pode estar se perguntando, por que meu telefone não está lendo meu cartão SD?.



Solucionando problemas de armazenamento SD do seu telefone

É sempre melhor começar com as soluções mais rápidas primeiro. Uma etapa popular para praticamente qualquer dispositivo é redefini-lo e ver se o mesmo comportamento ocorre. Se isso acontecer, você pode querer verificar fisicamente o cartão SD – remova e adicione-o novamente ao dispositivo.

Se nenhum deles produzir resultados positivos, você pode ler mais sugestões.

Cartão SD danificado ou sujo

Você pode ter parado de se perguntar por que o cartão não lê e simplesmente passa a se perguntar: como faço para corrigir meu cartão SD de não ler?.



Uma possibilidade é que os conectores do cartão SD estejam sujos. Você pode tirar o cartão do seu telefone e verificá-lo fisicamente. Você deve procurar sujeira, manchas ou qualquer outra coisa endurecida nos conectores metálicos. Um pano macio com um pouco de álcool pode ser o suficiente para remover o acúmulo.

Você também deve considerar que o cartão ou mesmo o slot SD do seu dispositivo está com defeito. Você pode testar isso removendo o cartão e testando-o em outro dispositivo ou computador. Se funcionar lá, pode ser o slot do telefone. Caso contrário, o cartão pode ser danificado.



Se você verificou o cartão SD no seu computador e não funcionou, não assuma que é o cartão ainda. Os computadores Windows normalmente precisarão instalar drivers quando os dispositivos forem conectados inicialmente. Às vezes, os drivers escolhidos pelo Windows (se o sistema operacional reconhecer o dispositivo) podem não ser os ideais.

Consulte a seção de drivers de dispositivo mais abaixo no artigo para obter mais informações sobre esse assunto.



Problemas de compatibilidade

Nem todos os cartões SD (ou micro SD) são iguais. Na verdade, existem vários formatos disponíveis – SD, SDHC, SDXC e SDUC. Esses formatos, do primeiro ao último listados, aumentam progressivamente a capacidade máxima de armazenamento, hoje variando de 2 GB a 128 TB.



Deve-se mencionar que os cartões SD também variam em velocidade, representada por classificações de classe. Essas classes de velocidade têm taxas de transferência de 2mb/s a cerca de 90mb/s.

O acima mencionado – formato e velocidade – pode ter muito a ver com o fato de o seu cartão micro SD funcionar ou não no seu dispositivo Android. É melhor verificar o manual do seu telefone ou o site do fabricante para confirmar os tipos corretos de cartões.



Além disso, tenha cuidado ao comprar cartões micro SD falsificados. Estes são vendidos por vendedores de má reputação (principalmente online) e podem anunciar declarações falsas, como velocidade e quantidade de espaço de armazenamento suportado. Por vários motivos, um cartão SD falso pode não funcionar com seu telefone.

Cartão SD não formatado para o seu telefone

Cada forma de unidade de armazenamento deve ser formatada corretamente para funcionar com qualquer dispositivo. Seu telefone Android não é exceção, embora esses cartões geralmente sejam pré-formatados para uso geral ou específico.

O tipo de formatação adequado depende do tamanho de memória disponível do cartão e do dispositivo que o utiliza. Os telefones Android normalmente usam os formatos de arquivo FAT32 (até 32 GB) ou exFAT (64 GB e superior). O primeiro é o formato mais antigo, portanto, provavelmente mais compatível com vários telefones e dispositivos.

Se o seu telefone Android não estiver reconhecendo a formatação atual, você pode fazer com que o telefone tente formatá-lo ou deixar o Windows fazê-lo. Você também pode baixar software especializado para formatar micro SDs para telefones.

Para permitir que o Windows 10 tente formatá-lo - supondo que você tenha um slot para cartão SD em seu computador - clique com o botão direito do mouse no botão de menu do Windows e escolha File Explorer.

Em seguida, selecione Este PC, clique com o botão direito do mouse na unidade do cartão SD e escolha Formatar.

Isso trará opções de como formatar o cartão. Para placas/dispositivos mais antigos, você pode escolher FAT32.

Para cartões SD mais recentes suportados pelo seu dispositivo, você pode, alternativamente, selecionar o formato maior, exFAT. De qualquer forma, sempre certifique-se de saber o formato de arquivo correto a ser usado. Além disso, verifique se você não possui nada no cartão que precise ser recuperado/backup antes de formatá-lo, pois ele apaga todos os dados existentes.

Outras possibilidades

Se nada mencionado até agora ajudou, você sempre pode tentar um cartão SD diferente (talvez mais antigo) e ver se ele se sai melhor. Experimente diferentes aplicativos em seu telefone para ver se eles podem ser salvos no cartão SD. Você também pode querer garantir que seu dispositivo Android esteja atualizado para os patches de SO mais recentes.

Além disso, talvez seja hora de entrar em contato com um profissional ou o fabricante do telefone ou do cartão SD.

Certifique-se de que os drivers de dispositivo estejam atualizados

Foi mencionado que os dispositivos conectados ou conectados ao seu PC precisam de software (ou drivers) para executá-los. Este software permite que o hardware e o sistema operacional se comuniquem.

Se esses drivers estiverem ausentes, desatualizados ou corrompidos, o hardware que depende deles pode funcionar mal, se não parar de funcionar completamente. Você pode deixar o Windows tentar encontrar o melhor driver, mas, como mencionado, o sistema operacional nem sempre encontra um melhor.

Atualize manualmente os drivers você mesmo

Você pode baixar os drivers mais recentes para um dispositivo acessando o site do fabricante. Antes de fazer isso, certifique-se de ter muitas informações sobre o dispositivo, como o modelo exato e outros detalhes. Se você encontrar o driver correto, baixe-o e descompacte-o em um local facilmente encontrado mais tarde.

Depois de baixar os drivers, vá para o Gerenciador de dispositivos. Você pode encontrar isso na caixa de pesquisa da barra de tarefas.

Encontre o dispositivo (como o cartão SD), clique com o botão direito do mouse e escolha Atualizar dispositivo.

Você deve ver duas opções para atualizar o driver. Escolha o segundo para Procurar software de driver no meu computador. Em seguida, faça uma busca detalhada e encontre o driver mais recente que você baixou do site do fabricante.

O suporte ao driver mantém seus drivers atualizados

Outro caminho que você pode seguir requer menos trabalho de sua parte.

Softwares, como o Driver Support, podem automatizar a tarefa de manter os drivers de dispositivos atualizados. O software/serviço de suporte ao driver fará um inventário do seu computador para todos os tipos de dispositivos suportados e, em seguida, atualizará os drivers ausentes ou desatualizados.

Você pode gastar menos tempo se preocupando com os drivers e mais tempo pensando no que colocará no novo cartão SD.

O suporte ao driver é confiável desde 1996 para ajudar a manter os drivers de dispositivo atualizados.

Top