Resolvido: Windows 10 de alto uso da CPU do indexador de pesquisa do Microsoft!

Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas





Experiência dos usuários do Windows 10, PC Laptop congela continuamente, não respondendo a cliques na inicialização. E verificando no Taskmanager há um processo chamado indexador de pesquisa do Microsoft Windows que está consumindo a enorme quantidade de RAM ou CPU. Quase isso 100% de uso da CPU por SearchIndexer.exe . Nesta postagem, discutimos o que é SearchIndexer.exe e como consertar o alto uso da CPU do indexador de pesquisa do Microsoft Windows no Windows 10.



Conteúdo da postagem: -

O que é SearchIndexer.exe?

Searchindexer.exe é um built-in Serviço Windows que lida com a indexação de seus documentos, arquivos, pasta etc para o Windows Search. Basicamente, ele aciona o mecanismo de pesquisa de arquivos do Windows, que ajuda no funcionamento de recursos do Windows, como a pesquisa do menu Iniciar, pesquisa do Explorador de arquivos, etc.

E alto uso da CPU do indexador de pesquisa do Microsoft Windows, ocorre principalmente se você reconstruiu recentemente o índice de pesquisa ou excluiu acidentalmente a pasta de dados do índice. Novamente, às vezes, arquivos de sistema corrompidos, a infecção por malware por vírus também causa esse problema. Seja qual for o motivo, aqui estão algumas soluções que você pode aplicar para reduzir o uso da CPU: conserte o Windows 10 do indexador de pesquisa do Microsoft Windows.



Corrigir alto uso da CPU do indexador de pesquisa do Windows 10

A primeira executa uma verificação completa do sistema em busca de infecção por malware de vírus com o aplicativo antivírus atualizado mais recente.

Execute o otimizador de sistema como Ccleaner para limpar lixo do sistema, cache, arquivos de despejo de memória, etc. Além disso, execute o limpador de registro para limpar e corrigir erros de registro corrompidos.

Reinicie o Windows Search Service

  • Pressione a tecla Windows + R, digite services.msc e clique em ok para abrir o console de serviços do Windows.
  • Aqui, role para baixo e clique duas vezes no serviço de pesquisa do Windows para obter suas propriedades.
  • Verifique se o serviço está funcionando ou não, caso não esteja, basta iniciar o serviço e alterar o tipo de inicialização automática.

Se o estado do serviço estiver em execução, Alterar o tipo de inicialização, desativar e Parar o serviço, clique em aplicar ok para salvar as alterações. Reinicie o Windows e abra novamente as propriedades de pesquisa do Windows Open nos serviços do Windows. Desta vez, altere o tipo de inicialização automática (início atrasado) e inicie o serviço próximo ao status do serviço. Clique em aplicar e ok para salvar as alterações e verificar se o uso da CPU consumido por searchindexer.exe caiu.



reinicie o serviço de pesquisa do Windows

Execute o solucionador de problemas de pesquisa e indexação

Execute o solucionador de problemas de pesquisa e indexação Build in e deixe o Windows verificar e corrigir o próprio problema.

  • Se você for um usuário do Windows 10, simplesmente digite solucionar problemas na pesquisa do menu Iniciar e pressione a tecla Enter.
  • Em seguida, role para baixo, selecione pesquisa e indexação e execute o solucionador de problemas.

execute o solucionador de problemas de pesquisa e índice



Ou os usuários do Windows 8.1 e 7 abrem o painel de controle Solução de problemas -> Exibir tudo -> execute o Solucionador de problemas para pesquisa e indexação.

Ao perguntar quais problemas você percebeu, selecione Arquivos não aparecem nos resultados da pesquisa e clique em Avançar. e deixe o Windows verificar e corrigir se a pesquisa e a indexação estão causando algum problema que resulte em alto uso de CPU ou 100% de uso de memória.



Reduza a quantidade de dados indexados

Esta é outra melhor maneira de corrigir o alto uso da CPU por searchindexer.exe. Simplesmente reduzindo a quantidade de dados que o indexador de pesquisa está indexando por etapas seguindo as etapas abaixo.

  • Digite Opções de indexação na pesquisa do menu iniciar e pressione a tecla Enter.
  • Clique no Modificar para abrir a janela Locais indexados.
clique no botão Modificar
clique no botão Modificar
  • Em seguida, clique na seta ao lado da unidade C: para expandir suas pastas.
  • Agora você pode desmarcar algumas das caixas de seleção para remover os locais indexados.
  • Pressione o botão OK na janela Locais indexados.
  • Clique Perto na janela Opções de indexação.

Reconstruir o indexador de pesquisa do Windows

Se a redução dos locais indexados não reduzir significativamente a utilização da CPU do indexador de pesquisa, você também pode optar por reconstruir o índice. A reconstrução do índice pode resolver vários problemas de pesquisa do Windows, e isso também pode melhorar seriamente o desempenho da caixa de pesquisa do menu Iniciar.



  • Para fazer isso novamente, abra as opções de indexação do Windows,
  • Clique em modificar e desmarque todos os locais selecionados, exceto a unidade OS C: conforme mostrado abaixo.
  • Em seguida, clique em ok para voltar à janela de opções de indexação.

desmarque todos os locais selecionados

Agora vá para Opções de indexação avançadas e clique no botão Reconstruir índice. Você verá esta mensagem: A reconstrução do índice pode levar muito tempo para ser concluída. Alguns resultados de exibição e pesquisa podem estar incompletos até que a reconstrução seja concluída. aperte o Está bem botão para confirmar e reconstruir o índice.



O que ele faz é no topo da janela de opções de indexação que sua indexação irá de qualquer número para zero e começará a construir o índice novamente.

Reconstruir indexador de pesquisa do Windows

Desativar o serviço de indexador de pesquisa

Se todos os métodos acima não conseguirem corrigir o alto uso da CPU do indexador de pesquisa do Windows 10, basta desabilitar este serviço dos serviços do Windows e Desativar o recurso de pesquisa do Windows nos recursos do Windows.

  • Para fazer isso, abra os serviços do Windows pressionando windows + R, digite services.msc e pressione a tecla Enter.
  • Em seguida, role para baixo e clique duas vezes na pesquisa do Windows.
  • Aqui nas propriedades de pesquisa do Windows, altere o tipo de inicialização, desabilite e pare o serviço ao lado do status de execução.
  1. Digite recursos do Windows na pesquisa do menu Iniciar e pressione a tecla Enter.
  2. Aqui nos recursos do Windows, role para baixo e procure Windows Search.
  3. Quando você conseguir, simplesmente desmarque a caixa de seleção do Windows Search e dê OK para salvar as alterações.
  4. Reinicie o PC e verifique se não há mais searchindexer.exe em execução no gerenciador de tarefas ou CPU, disco e uso de memória voltou ao estado normal.

Execute o verificador de arquivos do sistema

Abra o prompt de comando como administrador,

Tipo sfc / scannow e pressione a tecla Enter para executar o utilitário sfc que verifica a falta de arquivos corrompidos do sistema. verificador de arquivos do sistema irá restaurá-los por conta própria de uma pasta compactada localizada em % WinDir% System32 dllcache . Após a conclusão de 100% do processo de verificação, reinicie o Windows e verifique a CPU, o uso da memória voltou ao estado normal

Estas são algumas das soluções mais aplicáveis ​​para corrigir alto uso da CPU do indexador de pesquisa do Windows 10 ou problema de 100% de uso do disco. E tenho certeza de que uma dessas soluções resolverá o problema para você. Ainda assim, tenha alguma dúvida, uma sugestão sobre este post fique à vontade para discutir nos comentários abaixo.

Leia também

Top