Resolvido: Windows 10 alto uso da CPU após a atualização!
Você notou que o sistema fica lento, congela após a atualização do Windows 10 versão 1909? A CPU mostra uso extremamente alto (99% ou 100%), mesmo nada sendo executado em segundo plano? Esse problema pode afetar os usuários de desktop e laptop, pois poucos outros relatam travamentos do Windows 10, que não responde, arquivo, pasta ou aplicativos não abrem na inicialização. A razão pode ser diferente de causar Alto uso da CPU do Windows 10 , de uma atualização do Windows com erros, corrupção de arquivo do sistema, drivers incompatíveis, entrada de registro corrompida, infecção por malware por vírus e muito mais.
O uso da CPU do Windows 10 100 é realmente irritante, especialmente se você não fizer nada. Aqui nesta postagem, listamos algumas dicas simples que ajudam a corrigir o alto uso da CPU e 100% de uso do disco no Windows 10.
Conteúdo da postagem: -
Alto uso da CPU do Windows 10
Em primeiro lugar, reinicie o seu PC, o que ajuda se algum programa ou serviço travar em execução e consumir recursos do sistema, que também corrige se houver alguma falha temporária que cause o uso de 100 CPU.
Desconecte todos os dispositivos externos, como impressora, scanner, conector de áudio e verifique se o uso da CPU volta ao normal.
Também podem ser alguns processos maliciosos em execução em segundo plano e fazendo o Windows pensar que é necessário utilizar muito a CPU. Uma verificação rápida de vírus com o defensor ou com o Malwarebytes pode ser útil.
Abra o gerenciador de tarefas usando o atalho do teclado, ctrl + shift + Esc, clique com o botão direito nos programas que estão consumindo muita memória e CPU e clique em “Finalizar tarefa” para fechar os programas ou aplicativos selecionados.
Dica Profissional: Se devido a este problema o sistema congela continuamente, não permitiu realizar qualquer solução que cause janelas de inicialização modo de segurança e aplique as soluções abaixo.
Se você notar que o Google Chrome está causando alto uso da CPU, aplique as soluções listadas aqui .
Desativar programas de inicialização desnecessários
Sempre que você inicia seu PC com Windows, alguns dos programas são iniciados automaticamente sem o seu conhecimento. Por exemplo, antivírus, atualizador de Java, downloaders, etc. Novamente, muitos aplicativos de inicialização podem, sem dúvida, levar ao uso desnecessário de recursos do sistema e desempenho lento do PC. E desabilitar esses programas desnecessários na inicialização definitivamente ajudará você a economizar muito RAM / disco e uso de CPU.
Para desativar programas de inicialização
Abra o gerenciador de tarefas pressionando Ctrl + Alt + Del tecla no teclado.
Em seguida, a guia Mover para inicialização exibirá a lista de todos os programas que são executados automaticamente com a inicialização do PC.
Clique com o botão direito nos aplicativos que não precisam ser executados na inicialização e selecione “Desativar”.
Desinstalar programas indesejados
Desinstale tantos aplicativos pré-instalados indesejados quantos você puder. Não importa se você trabalha em algum software ou não. Mas, se for instalado no seu PC, certamente usará espaço e recursos do sistema.
Para desinstalar programas indesejados no Windows 10
Pressione a tecla Windows + R e digite appwiz.cpl e pressione a tecla Enter.
Isso abrirá a janela Programas e recursos.
Aqui você vê todos os programas instalados em seu sistema
Clique com o botão direito no programa que deseja remover e clique em desinstalar.
Desativar aplicativos de fundo
Abra o aplicativo Configurações e clique em Privacidade,
Role para baixo para escolher aplicativos de fundo
Aqui, desative todos os aplicativos de fundo.
Também desative Obter dicas, truques e sugestões de configurações -> sistema -> no painel esquerdo toque em Notificações e ações, em seguida, role para baixo para desligar “Obter dicas, truques e sugestões ao usar o Windows”.
Execute o verificador de arquivos do sistema
Conforme discutido antes, arquivos de sistema corrompidos, ausentes também reduzem o desempenho do sistema. Executar construção em DISM e verificador de arquivos do sistema utilitário que ajuda a restaurar o arquivo de sistema ausente com o correto.
Abra o prompt de comando como administrador,
Primeiro execute o comando DISM restore health: DISM / Online / Cleanup-Image / CheckHealth
Aguarde até que 100% conclua o processo de digitalização
Uma vez feito correr sfc / scannow comando que varre o sistema em busca de arquivos corrompidos do sistema. Se for encontrado algum, o utilitário sfc os restaura automaticamente com o correto de uma pasta compactada localizada em% WinDir% System32 dllcache.
Assim que o processo de digitalização estiver 100% concluído, reinicie o PC e verifique se o uso da CPU voltou ao normal.
Desative o serviço SysMain e BITs
Verifique se algum serviço do Windows está causando o alto uso da CPU.
Pressione Windows + R, digite services.msc e clique ok,
Role para baixo e localize o serviço chamado Background Intelligent Transfer Service
Clique com o botão direito no serviço BITs e selecione as propriedades,
Aqui, altere o tipo de inicialização e desabilite Pare o serviço se ele estiver em execução.
Clique em aplicar e ok para salvar as alterações.
Faça as mesmas etapas com outros serviços, como índice de pesquisa e atualizações do Windows. E verifique se o uso da CPU caiu.
Ajuste o Windows 10 para melhor desempenho
Pesquise por desempenho e selecione Ajustar a aparência e o desempenho das janelas.
Aqui, na guia Efeitos visuais, selecione o botão Ajustar para obter o melhor desempenho.
Clique em Aplicar e ok para fechar e aplicar as alterações.
Desativar atualizações de mais de um lugar
Clique no botão Iniciar do Windows 10 e, em seguida, clique no ícone Configurações.
Clique em Update & Security e, em seguida, clique em Advanced Options.
Escolha como as atualizações são entregues link.
E na próxima tela, desabilite ou DESLIGUE a opção de receber atualizações de mais de um lugar.
Certifique-se de que os drivers instalados estejam atualizados
Como já discutimos, drivers incompatíveis podem resultar em vazamento de memória e diferentes problemas de sistema, Torne o sistema mais lento. Portanto, é importante verificar e instalar os drivers de dispositivo atualizados mais recentes em seu sistema para corrigir todos os problemas de driver
Para verificar e atualizar os drivers, abra o gerenciador de dispositivos clicando com o botão direito do mouse no menu Iniciar do Windows e selecione Gerenciador de dispositivos. Aqui você pode atualizar todos os drivers, mas os drivers mais importantes que precisam ser atualizados são
As opções de energia têm um impacto significativo no desempenho do seu PC. Se o seu computador estiver no modo de economia de energia, especialmente se você alterou as configurações do plano, isso fará com que sua CPU fique mais alta.
Abra o painel de controle,
Pesquise e selecione opções de energia,
Se você estiver em “Alto desempenho” ou “Economia de energia”, mude para “Equilibrado”.
Em seguida, clique em Alterar configurações do plano ao lado de Equilibrado.
Agora, você só precisa clicar em Restaurar configurações padrão para este plano e clicar em OK para fazer as alterações.
Desativar corretor de tempo de execução
Nota: Desativar o Runtimeborker não afetou seu computador com Windows 10. O Runtime Broker não é um processo necessário.
Pressione a tecla Windows + R, digite regedit e clique em ok para abrir o editor de registro do Windows.