Ao comprar um novo Laptop / Desktop Fico confuso entre SSD / HDD que devo comprar e como isso vai afetar o desempenho geral do laptop. Não consegue decidir SSD vs. HDD, o que é melhor para você? Aqui está a breve descrição de SSD vs HDD , vantagens e desvantagens que ajudam a decidir qual tipo é o certo para você se resumem à finalidade de uso do computador.
Unidades de estado sólido ( SSD ) e unidades de disco rígido ( HDD ) são semelhantes em suas especificações físicas, mas armazenam dados de maneira muito diferente. A diferença entre discos rígidos e drives de estado sólido está na tecnologia usada para armazenar e recuperar dados. O HDD utiliza um disco magnético como armazenamento, enquanto o SSD utiliza memória. Os HDDs são mais baratos e você pode obter mais espaço de armazenamento. Os SSDs, no entanto, são mais rápidos, mais leves, mais duráveis e usam menos energia. Suas necessidades ditarão qual unidade de armazenamento funcionará melhor para você.
Custo | Rapidez | Durabilidade | Maior capacidade | Eficiência energética | |
---|---|---|---|---|---|
HDD | Mais barato | Mais devagar | Menos durável | 10 TB | Use mais energia |
SSD | Mais caro | Mais rápido | Mais durável | 4 TB | Use menos energia |
Conteúdo da postagem: -
HDD significa unidade de disco rígido. O disco rígido é inventado por IBM (International Business Machines) em 1956. Quando foi lançado, tornou-se muito popular e tornou-se a unidade de armazenamento preferida na década de 1960. Quando foi lançado pela primeira vez, era maior em tamanho, mas às vezes quando se tornou muito popular entre as empresas de computadores, ele ficou menor em tamanho e aumentou sua capacidade. Agora, você obterá HDD em um tamanho muito pequeno com uma grande quantidade de espaço de armazenamento.
O disco rígido é um dispositivo mecânico e partes móveis tem alguma perda de fricção por causa disso, ele produzia ruído quando está funcionando. A velocidade read.write do HDD é de cerca de 40-50mbps. Portanto, se você tiver mais backup de dados, levará mais tempo para copiar para o disco rígido.
Disco rígido padrão (HDD)
Benefícios de um disco rígido padrão
As unidades de disco rígido consistem em um ou mais pratos magneticamente sensíveis, um braço atuador com uma cabeça de leitura / gravação para cada prato e um motor para girar os pratos e mover os braços. Também existe um controlador de E / S e firmware que informa ao hardware o que fazer e se comunica com o resto do sistema.
Cada prato é organizado em círculos concêntricos, chamados de trilhas. As trilhas são divididas em unidades lógicas chamadas setores. Cada número de trilha e setor resulta em um endereço exclusivo que pode ser usado para organizar e localizar dados. Os dados são gravados na área disponível mais próxima. Existe um algoritmo que processa os dados antes de serem gravados, permitindo que o firmware detecte e corrija os erros.
Os pratos giram em velocidades predefinidas (4200 rpm a 7200 rpm para computadores de consumo), essas velocidades estão relacionadas às taxas de leitura / gravação. Quanto mais alta a velocidade predefinida, mais rápido o disco rígido será capaz de ler e gravar dados.
SSD significa unidade de estado sólido, baseada em um microchip, esta é uma unidade muito rápida e segura. Esses dispositivos de armazenamento inventados na década de 1970, mas essas unidades são comparativamente caras. Quando foi inventado, algumas empresas usam SSD como RAM que é usado para acesso rápido para uso temporário. Mas quando o tamanho do SSD aumenta, as empresas os vendem como unidades de armazenamento permanente. Hoje em dia o SSD compete por HDD em todas as funções.
SSD usa memória flash em vez de peças móveis. O SSD não tem partes móveis, então não há nenhum tipo de problema de perda de dados ou problema de disco corrompido. A melhor parte do SSD é que a velocidade de leitura / gravação do SSD é 250mbps-500mbps, o que é muito mais do que drives de HDD. Mas as unidades SSD são mais caras com menos espaço de armazenamento em comparação com o HDD.
Unidade de estado sólido (SSD)
Um SSD está disponível em duas interfaces diferentes: SATA ou PCIe. O PCIe tem até 4 vezes a largura de banda teórica do SATA e é compatível com o protocolo de host NVMe.
Benefícios de uma unidade de estado sólido
Depois de entender, vamos comparar o Drive sobre arquitetura, velocidade, tipo de armazenamento, capacidade de armazenamento, desempenho, preço, etc.
HDDs: Os HDDs consistem em uma cabeça e um disco giratório. Os dados são gravados pela cabeça no disco giratório
SSDs: Na arquitetura dos SSDs basicamente existem chips flash semicondutores também chamados de montagem de circuito integrado. Os dados são armazenados nesses chips semicondutores flash em vez de um disco giratório.
O HDD contém peças móveis - um eixo motorizado que contém um ou mais discos circulares planos (chamados de pratos) revestidos com uma fina camada de material magnético. cabeças de leitura e gravação são posicionadas na parte superior dos discos; tudo isso está envolto em uma caixa de metal.
O SSD não tem partes móveis; é essencialmente um chip de memória. Ele é um circuito integrado (ICs) interconectado com um conector de interface. Existem três componentes básicos - controlador, cache e capacitor.
HDDs: Como os HDDs são o drive mecânico, o fluxo de dados depende do rpm do disco. Mas se compararmos com os novos SSDs mais recentes, a velocidade dos HDDs é muito baixa.
SSDs: Como a tecnologia SSDs usa interfaces eletrônicas, a velocidade dos SSDs é muito rápida em comparação com o HDD. A velocidade é quase 6 vezes mais rápida do que os HDDs mais antigos.
HDDs: Os dados são gravados de forma sequencial nos HDDs, portanto, é necessária a DESFRAGMENTAÇÃO DO DISCO para ter um desempenho ideal. Para que os dados dispersos possam ser organizados de maneira adequada.
SSDs: Não há gravação sequencial dos Dados, portanto, não há necessidade de DESFRAGMENTAÇÃO em SSDs.
HDDs: A capacidade de armazenamento dos HDDs é basicamente o máximo. Os HDDs estão disponíveis em TBs, HBs, ZBs. Eles também são usados nos servidores para armazenar uma grande quantidade de dados.
SDDs: A capacidade de armazenamento dos SSDs é muito baixa em comparação com os HDDs. Eles estão disponíveis basicamente até determinados terabytes apenas no mercado, devido ao alto custo dos chips de silício.
HDDs: Nesse caso, a perda de dados é o maior problema. Após várias sobregravações e conforme o HDD envelhece, o risco de o disco ficar corrompido aumenta. A vida útil estimada normal dos HDDs é basicamente de cerca de 5 anos.
A outra coisa importante é que se o HDD cair da mão ou for espancado, há risco de o disco se corromper.
SSDs: Os SSDs superaram todas as limitações dos HDDs. SSDs nunca serão corrompidos devido a várias sobregravações. A vida útil dos SSDs é quase infinita. O mínimo de id de risco de perda de dados nos SSDs
HDDs: O desempenho das unidades de HDD piora devido à fragmentação; portanto, eles precisam ser desfragmentados periodicamente.
SSDs: O desempenho da unidade SSD não é afetado pela fragmentação. Portanto, a desfragmentação não é necessária.
HDDs: O preço dos discos rígidos mecânicos é baixo, pois o mecanismo não é tão caro.
SSDs: O preço do Solid State Drive é muito alto porque contém chips de silício nele e o custo dos chips de silício é muito alto.
O desempenho do PC que consiste em um SSD é muito maior do que o PC que tem um HDD. Portanto, acho que ao montar um PC, você deve escolher um SSD em vez de um HDD para obter o melhor desempenho.
Um SSD tem velocidade de acesso de 35 a 100 microssegundos, quase 100 vezes mais rápido que o HDD mecânico tradicional. Isso significa maior taxa de leitura / gravação, carregamento mais rápido de aplicativos e menor tempo de inicialização.
Como o SSD não tem peças móveis, ele pode suportar impactos ou vibrações fatais para o HDD.
O HDD precisa de mais energia porque precisa ligar o motor do eixo para girar o prato. Isso pode fazer uma diferença significativa ao usar dispositivos portáteis alimentados por bateria.
Além disso HDD's são a escolha popular para a maioria dos consumidores médios, geralmente escolhendo o HDD como a opção de armazenamento em seu novo computador simplesmente devido ao custo muito mais barato. Pelo contrário, se o orçamento não é a sua principal preocupação e velocidade, o alto desempenho é prioridade SSD drive é a escolha certa para você.
Portanto, a resposta a essa pergunta cabe a você decidir. Você deve alcançar o equilíbrio. Mas, novamente, SSD é incrível!