Seu PC com Windows pode usar vários tipos de dispositivos de entrada – mouse, tela sensível ao toque, touchpad e teclado.
O teclado existe há tanto tempo quanto os computadores pessoais. Era a forma inicial como as pessoas interagiam com suas máquinas. Você certamente precisará de um se quiser digitar um relatório, fazer seus próprios impostos ou escrever um blog (como este) – além de várias outras tarefas.
Dispositivos Plug-n-Play (PnP) já existem há algum tempo. A maioria dos hardwares, como teclados, aproveitam esse recurso.
Portanto, conectar um mouse sem fio normalmente é tão simples quanto conectar o receptor USB que o acompanha em um slot USB disponível e permitir que o Windows configure tudo.
Dito isto, se o teclado sem fio exigir software ou drivers especiais, você desejará instalá-los primeiro - depois basta conectar o dispositivo depois.
Às vezes, ações que deveriam ser simples simplesmente não acabam assim – as coisas tendem a dar errado.
Se o teclado sem fio não funcionar após o Windows configurá-lo - ou não for detectado - há algumas coisas que você pode fazer para solucionar o problema.
Remova e conecte novamente o receptor USB
O receptor que conecta o teclado sem fio ao computador se assemelha a um pequeno pen drive.
Se você conectou isso, mas o Windows parece não reconhecê-lo (mesmo depois de instalar qualquer software que acompanha o teclado), tente uma ressincronização rápida.
Teste removê-lo e conectá-lo novamente. Você também pode testar conectá-lo a outra porta USB.
Se nada ainda ocorrer, verifique o próprio teclado em busca de um botão (normalmente na parte traseira) que force uma sincronização com o receptor.
Verifique as baterias no teclado
Nenhum dispositivo tem a chance de funcionar sem alguma forma de energia - seu teclado sem fio não é exceção. Se o seu teclado usa baterias padrão, remova-as e reinsira-as. Se isso não ajudar, substitua-os por um conjunto diferente ou mais recente.
Alguns teclados usam baterias recarregáveis embutidas. Se o seu dispositivo se enquadra nesta categoria, pode ser necessário carregar totalmente a bateria antes de usar.
Remova o teclado do Windows e tente novamente
Se o receptor do teclado foi detectado e instalado no Windows - mas ainda não funciona - você pode removê-lo do Gerenciador de dispositivos, reinicializar a máquina e testar a configuração novamente.
Vá para o Gerenciador de dispositivos usando a caixa de pesquisa na barra de tarefas.
Encontre o teclado (ou seu dispositivo USB), clique com o botão direito do mouse e escolha Desinstalar dispositivo.
Reinicie a máquina e execute as etapas para sincronizá-la novamente.
Teste o teclado em outro computador
Se tudo mais falhar, tente testar o dispositivo sem fio em uma máquina diferente. Se o problema persistir no sujeito de teste, provavelmente é hora de entrar em contato com o fabricante para obter suporte.
Se o teclado funcionar na caixa de teste, há outra coisa importante que você pode verificar na máquina que não funciona - continue lendo para obter mais informações sobre isso.
Cada dispositivo em seu computador requer software que se comunique entre o hardware e o sistema operacional. Embora esse software, chamado drivers de dispositivo, seja necessário para que o hardware funcione corretamente, ele também pode ser a causa dos problemas que o cercam.
Os motivos para isso podem ser drivers mal escritos, drivers incorretos sendo usados, drivers ausentes ou drivers que precisam ser atualizados para continuar trabalhando com o sistema operacional Windows (atualizado).
Há mais de uma maneira de atualizar os drivers. Uma abordagem direta é permitir que o Windows tente localizar o driver correto - e instalá-lo.
Volte para o Gerenciador de dispositivos usando a caixa de pesquisa da barra de tarefas.
Clique com o botão direito do mouse no dispositivo que deseja atualizar e selecione Atualizar driver.
Duas seleções surgirão. Selecione o primeiro – Procure automaticamente por software de driver atualizado.
Procurar e instalar drivers manualmente
O Windows nem sempre encontra os drivers melhores ou mais recentes.
Nesse caso, você mesmo pode procurar o driver. Você desejará o modelo exato do hardware (e talvez outros detalhes, como um número de série) antes de tentar encontrar o correto. Se você encontrar o driver mais recente, faça o download e descompacte-o em um local fácil de encontrar mais tarde.
Em seguida, volte para o Gerenciador de dispositivos (consulte as etapas anteriores) e escolha a segunda opção - Procurar no meu computador pelo software do driver. Vá até o local em que você salvou o arquivo e selecione-o.
Automatizar atualizações de drivers de dispositivos
As etapas anteriores envolviam entrar no Gerenciador de Dispositivos e escolher se confiaria no Windows para encontrar o driver certo ou procurar um por conta própria.
Há, no entanto, uma terceira opção.
Você pode usar software, como o Driver Support, para automatizar a tarefa de procurar e instalar os drivers mais recentes para seu hardware. Essa abordagem não apenas mantém seu hardware atualizado, mas também sem exigir seus esforços.
O suporte ao driver pode ajudar a manter seus dispositivos funcionando
Manter todos os drivers de dispositivo em seu computador atualizados pode se tornar muito demorado. Considere transferir esse fardo para o Suporte ao Driver.
Uma vez instalado, o Driver Support fará um inventário do seu computador para todos os dispositivos suportados. O serviço totalmente registrado atualizará qualquer driver ausente ou desatualizado.
Desde 1996, o Driver Support é confiável para manter seus dispositivos funcionando sem problemas.