Com o Windows 10, a Microsoft trabalhou muito para aumentar a segurança de seu sistema operacional . O Windows 10 tem mais recursos integrados proteções de segurança para ajudar a protegê-lo contra ataques de vírus, phishing e malware. É por isso que esta atualização do Windows 10 de maio de 2019 é a versão mais segura do Windows em comparação com as anteriores. Além disso, as atualizações diárias da Microsoft incluem novos recursos e melhorias de segurança que ajudam você a se manter atualizado e seguro e a manter o seu sistema atualizado. Mas, do uso diário, também temos que cuidar de algumas coisas para tornar o Windows 10 mais seguro, confiável e otimizado.
Agora você pode pensar que só precisa usar software antivírus e tudo está protegido. No entanto, os programas antivírus não são perfeitos, especialmente o Windows Defender da Microsoft. Se você está apenas contando com um aplicativo antivírus para protegê-lo de ameaças, está se colocando em perigo. Aqui nós coletamos alguns Dicas de segurança do Windows 10 Para tornar seu computador mais seguro e otimizado.
Conteúdo da postagem: -
Abaixo estão as soluções de segurança essenciais que você deve conhecer e seguir para proteger seu computador com Windows 10.
Esta é a primeira coisa que você deve ter para ativar o recurso de proteção do sistema em seu computador Windows. Normalmente, por padrão, o Windows 10 desativa o recurso de proteção do sistema. Se algo acontecer e causar um problema com o Windows, você não poderá 'desfazê-lo'. Portanto, antes de fazer qualquer outra coisa, você deve ativar a proteção do sistema e Crie o ponto de restauração assim que a instalação do Windows estiver pronta, dê a ela o nome de instalação Limpa. Em seguida, você pode continuar instalando drivers e aplicativos. No caso de um dos drivers causar problemas no sistema, você pode sempre voltar ao ponto de restauração da instalação Limpa.
Quando falamos sobre vírus de segurança e malware, é a primeira coisa que vem à nossa mente. Você tem certeza de que estará totalmente protegido contra vírus, malware ou qualquer outra ameaça? Se você estiver conectado à Internet, há 99% de chances de efeito de malware de vírus em seu computador com Windows. Mesmo se você fizer tudo com cuidado, deve ter um programa antivírus em seu computador. Pode ser um programa antivírus grátis ou um aplicativo pago. Mas é um programa obrigatório.
Seu computador pode estar infectado e danificado por uma vulnerabilidade de dia zero em seu navegador ou suas extensões, como Adobe Flash. Esse problema não é extremamente comum, mas às vezes acontece.
Se você disser que mantém seu navegador de internet atualizado, seu computador pode estar infectado por uma falha de segurança não corrigida, bastando visitar uma página da web. Portanto, um programa antivírus é uma camada importante que pode ser usada para ajudar a proteger seu computador contra tais vulnerabilidades.
Você pode encontrar facilmente muitos programas antivírus gratuitos, bem como aplicativos premium de segurança da Internet na Internet.
UAC significa Controle de conta de usuário , um recurso do Windows que ajuda a evitar que vírus ou programas maliciosos alterem seu sistema sem permissão. É semelhante a um programa antivírus ou um aplicativo de firewall que fornece uma camada importante de proteção para proteger seu computador contra ameaças.
A Microsoft integrou esse recurso no Windows Vista ao apresentar este sistema operacional E agora está presente no Windows 10 com muitas melhorias. Naquele momento, era um recurso irritante. Porém, com o tempo, percebi que não me incomoda muito.
Na verdade, esse recurso o ajudará muito a proteger seu computador de programas maliciosos. Isso restringirá qualquer programa que pareça suspeito de modificar seu sistema e solicitará sua permissão. Você pode optar por permitir a execução de um programa ou não.
Você pode gerenciar o UAC de Painel de controle -> Contas de usuário -> Contas de usuário -> Alterar configurações de controle de conta de usuário
Ao executar a instalação do Windows 10 Por padrão, o Windows 10 solicita que você criar e usar uma conta da Microsoft mesmo se você estiver apenas planejando usar apenas os serviços locais do sistema operacional. Do ponto de vista da segurança, não usar uma conta da Microsoft pode ajudá-lo a manter todas as suas informações e atividades quase totalmente locais em seu computador.
Existem vantagens significativas com o uso de uma conta da Microsoft do ponto de vista da funcionalidade. Obter seu e-mail do Outlook ou arquivos de sua conta do OneDrive são tarefas que se tornam fáceis, pois essa funcionalidade pode ser totalmente integrada à sua experiência de sistema operacional.
No entanto, do ponto de vista da segurança, ao usar uma conta da Microsoft, você está fornecendo os programas e serviços no back-end, uma maneira de ter uma visão geral de tudo o que você está fazendo no dia a dia. Então, a conveniência tem um preço, e às vezes pode ser muito alto.
Uma senha fraca é um problema sério que você deve evitar. Senhas fracas - como “123456”, “senha”, “abcd1234” - são fáceis de adivinhar, bem como de usar método de ataque de força bruta para ignorar.
Além disso, você não deve reutilizar senhas. Se você usar a mesma senha fraca para todas as contas, isso pode colocá-lo em perigo. Por exemplo, se um site foi hackeado - seu nome de usuário, senha, endereço de e-mail e outras informações são conhecidos. Os hackers podem usar essas informações em outros sites, tentando obter acesso às suas contas. Essa é a razão pela qual você não deve usar a mesma senha para todas as contas. Se você usar uma senha para cada conta, não precisa se preocupar em caso de vazamento.
As senhas se tornam mais difíceis de decifrar quanto mais longas são e quanto mais tipos diferentes de caracteres incluem. Você deve usar pelo menos 8 caracteres e incluir letras maiúsculas e minúsculas junto com números e símbolos.
Se você se preocupa em lembrar suas senhas, pode usar um gerenciador de senhas que o ajudará a lembrar de todas elas. Além disso, você pode tentar o gerenciador de senhas integrado no Mozilla Firefox ou Google Chrome.
A coisa mais importante para proteger o seu Windows 10 é verificar regularmente as últimas atualizações de segurança e patches disponíveis para o seu sistema operacional Windows e instalá-los. O Windows 10 está configurado para verificar e instalar atualizações automaticamente, mas você também pode verificar e instalar manualmente as atualizações disponíveis do Windows.
Para fazer isso, clique no menu iniciar do Windows 10> Configurações> Clique aqui em Atualizar e segurança> Agora clique em Verificar atualizações. O Windows verificará as últimas atualizações disponíveis e as instilará.
É uma etapa muito importante instalar a correção de segurança e estabilidade mais recente para o seu sistema operacional.
É importante ter não apenas o sistema operacional Windows atualizado, mas também o software que você está usando. Portanto, certifique-se de ter as atualizações e patches de segurança mais recentes para seus principais programas e aplicativos. Hackers mal-intencionados tentam explorar softwares populares, como Java, Adobe Flash, Adobe Shockwave, Adobe Acrobat Reader, Quicktime ou navegadores da web populares como Chrome, Mozilla Firefox ou Internet Explorer, sempre certifique-se de ter os patches disponíveis mais recentes instalados.
Portanto, é muito importante instalar essas atualizações o mais rápido possível depois que as empresas de software as lançam.
Com isso, você deve habilitar o Windows Update e deixá-lo baixar e instalar as atualizações automaticamente. Ou, pelo menos, deixe-o notificá-lo caso haja atualizações disponíveis para que você possa baixá-las e instalá-las.
Quanto a outros programas, você deve verificar se há novas atualizações e instalá-las manualmente. No entanto, alguns programas têm um recurso de “atualização automática”, como Google Chrome ou Mozilla Firefox. Basta habilitá-lo e você sempre usará a versão mais recente, sem se preocupar com falhas de segurança.
Com recurso de rastreamento de localização do Windows Aonde quer que você vá, o Windows 10 sabe que você está lá. Este recurso está ativado por padrão em computadores com Windows 10. Algumas pessoas não se importam com isso porque ajuda o sistema operacional a fornecer informações relevantes, como o clima local, quais restaurantes existem nas proximidades e assim por diante. Mas se você não quiser que o Windows 10 rastreie sua localização, pode dizer para ele parar.
Para desligar o Rastreamento de Localização no Windows 10 Primeiro abra o aplicativo Configurações e vá para Privacidade> Localização. Clique em Alterar e, na tela exibida, mova o controle deslizante de Ativado para Desativado. Isso desativa todo o rastreamento de localização para cada usuário no PC.
Além disso, você também pode desligá-lo usuário por usuário - então, se houver várias pessoas com contas diferentes usando o mesmo dispositivo, cada uma delas poderá ativar ou desativar o rastreamento de localização. Para ativar ou desativar o rastreamento de localização para qualquer conta única, faça login na conta, volte para a mesma tela e, em vez de clicar em Alterar, vá até o controle deslizante abaixo da palavra “Localização” e mova-o para Ativado ou Desativado.
Finalmente, isso não precisa ser tudo ou nada - você pode desligar o rastreamento de localização em uma base de aplicativo por aplicativo. Se você deseja que sua localização seja usada apenas para alguns aplicativos e não para outros, certifique-se de que o rastreamento de localização esteja ativado e, em seguida, role para baixo até a seção “Escolher aplicativos que podem usar sua localização”. Você verá uma lista de todos os aplicativos que podem usar sua localização. Mova o controle deslizante para Ativado para os aplicativos que você deseja permitir que usem sua localização - por exemplo, Tempo ou Notícias - e para Desligado, para os aplicativos que você não deseja.
Quando você desativa o rastreamento de localização, o Windows 10 ainda mantém um registro de seu histórico de localização anterior. Para limpar seu histórico de localização, vá até “Histórico de localização” e clique em Limpar. Mesmo se você usar o rastreamento de localização, convém limpar seu histórico regularmente; não há uma maneira automatizada de limpá-lo.
No topo das preocupações de privacidade de muitas pessoas estão os dados que estão sendo coletados sobre elas enquanto navegam na web. Essas informações criam um perfil dos interesses de uma pessoa que é usado por uma variedade de empresas para direcionar anúncios. O Windows 10 faz isso com o uso de um ID de publicidade . O ID não coleta apenas informações sobre você quando você navega na Web, mas também quando você usa aplicativos do Windows 10. Você pode desativar esse ID de publicidade, se desejar.
Para desativar o recurso de rastreamento de anúncios do Windows, abra o aplicativo Configurações do Windows 10 (clicando no botão Iniciar no canto inferior esquerdo da tela) e vá para Privacidade> Geral. Lá você verá uma lista de opções sob o título “ Alterar opções de privacidade ; ” o primeiro controla o ID de publicidade. Mova o controle deslizante de Ativado para Desativado. Você ainda receberá anúncios, mas eles serão genéricos em vez de direcionados, e seus interesses não serão rastreados.
Para ter certeza absoluta de que você não será rastreado online ao usar o Windows 10, vá para choice.microsoft.com/en-us/opt-out . Nas caixas “Anúncios personalizados neste navegador” e “Anúncios personalizados onde quer que eu use minha conta da Microsoft” (no lado direito da página), mova os controles deslizantes de Ativado para Desativado. Observe que você precisa acessar todos os navegadores que usa e verificar se o controle deslizante de “Anúncios personalizados neste navegador” está definido como “Desligado”.
Parece óbvio, mas muitos usuários baixam e instalam programas de aplicativos não confiáveis (Ex: software crackeado, ativadores) em seus computadores diariamente. Pode ser uma ação intencional ou acidental.
Portanto, tenha cuidado ao baixar e instalar um novo programa em seu computador, especialmente programas gratuitos. Não estou dizendo que todos os programas gratuitos são maliciosos. No entanto, muitos vírus ou aplicativos maliciosos são integrados a programas gratuitos. Essa é a razão pela qual você deve baixar e executar um software confiável. Além disso, encontre e baixe o software de sites oficiais ou locais confiáveis.
Por exemplo, se você deseja baixar o iTunes, deve baixá-lo em Site oficial da Apple , ou download.cnet.com . Não clique em nenhum banner ou link em sites não confiáveis para baixá-lo. Malware ou Adware talvez tenha sido integrado a ele.
Além disso, recomendo que você não abra nenhum programa executável que chegue por meio de anexos de e-mail. Em vez disso, se o e-mail vier de uma pessoa confiável, diga a ela para enviá-lo como um arquivo compactado para que você possa fazer a varredura em busca de vírus ou malware.
O Windows 10 tem um punhado de configurações de privacidade que são questionáveis, na melhor das hipóteses. Isso só é potencialmente problemático quando você está online, quando certas informações sobre você e seu PC serão compartilhadas com a Microsoft. Portanto, é melhor revisar e desativar qualquer um que você não goste antes de conectar seu laptop à rede doméstica. Para fazer essas configurações abertas,> Clique em Privacidade
Aqui você pode ativar ou desativar o Windows 10 Privacy. Recomendamos todas as opções desativadas para tornar o Windows mais seguro.
Mesmo se você definir uma senha para sua conta do Windows, os hackers ainda podem obter acesso aos seus arquivos e documentos privados. Eles podem simplesmente fazer isso inicializando em seu próprio sistema operacional Linux. Por exemplo, de um disco especial ou unidade flash USB. Para isso, você pode usar o recurso Windows 10 Bit-Locker para criptografar seu disco rígido e proteger seus arquivos.
Para habilitar o Bit Locker para sua unidade de sistema, basta abrir este PC. Clique com o botão direito em System Drive e selecione Turn on Bit Locker. Confira o guia completo sobre como habilitar a criptografia de disco Bit Locker no computador Windows.
A segurança do computador é um tópico enorme, e grandes empresas estão gastando milhões de dólares todos os anos para encontrar e consertar falhas de segurança. Portanto, nunca sabemos se existem vulnerabilidades em nosso computador. Portanto, a melhor solução é melhorar o nível de segurança do seu computador, bem como aplicar as dicas de segurança acima para garantir sua segurança. Não 100%, mas é melhor do que não fazer nada. Se tiver alguma sugestão de consulta, sinta-se à vontade para comentar abaixo. Als Read